Categoria: Resenhas de livros

A Terra vai pegar fogo

No livro “A Terra vai pegar fogo” (editora Unipro), o Bp Renato Cardoso faz um alerta sobre os últimos dias e uma análise do que estamos vivendo, à luz do Apocalipse. Conteúdo necessário para quem não quer ser pego de surpresa pelos eventos finais, que estão mais próximos do que a maioria gostaria.

Na minha opinião, o título ficou PERFEITO! A capa também. E o subtítulo. Atraem a atenção de forma crua e objetiva. Eu leio mais ou menos assim: “oi, acabou a frescura, vai vir um monte de desgraça por aí e todo mundo vai morrer. Mas tem como escapar, se você quiser. Se não quiser, o problema é seu”. E, no final das contas, é assim que as coisas são mesmo. Suba na arca se quiser, porque o tempo está acabando.

E, depois de dois anos de muito trabalho e pesquisa, o livro sai em um momento mais do que adequado, porque a epidemia do Coronavírus se espalhando pelo mundo faz qualquer um pensar no Apocalipse. A cada ano que passa as coisas parecem que pioram, mais desastres (naturais e artificiais), mais tensão política e social. As pessoas estão piores, perfeitamente encaixadas na descrição bíblica do povo dos últimos dias:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

2 Timóteo 3.1-5

Estamos vivendo os últimos dias. O livro nos traz não só um alerta, mas nos ajuda a manter o foco no que realmente importa nesses dias em que o espírito do engano e da mentira tem reinado no mundo. Cada capítulo do livro fala de um capítulo do Apocalipse, sempre trazendo algo que podemos aplicar em nossa vida para manter a nossa Salvação.

O conteúdo traz desde questões práticas para aplicarmos em nosso dia a dia e fortalecer nossa fé, até informações seculares sobre os indícios do que virá, que já podem ser vistos no mundo hoje, com todo o aparato apocalíptico sendo montado para a hora certa. Passando por questões bíblicas importantes, como o porquê do Apocalipse, o caráter dos salvos e o caráter de Deus.

Tenha em mente que este não é um livro de informações ou de estudo teológico/religioso maçante. É um conteúdo essencialmente espiritual, feito para quem quer, como disse Jesus (em Lucas 21.36), “ser digno de evitar todas essas coisas”.

A pessoa bem feliz porque a Terra vai pegar fogo 😄.



..
.

PS1. Eu cheguei a ver o manuscrito desse livro antes de entrar de licença, ele ainda era um filhotinho de livro quando tive que me afastar. Agora já está aí, grande e bonito, enviando convite para a formatura. 😢 😍

PS2. Comprei o meu na tenda da esplanada do Templo de Salomão, não sei se já chegou às igrejas (pergunte a algum pastor aí), mas sei que tem para vender no Arca Center. E para quem está em SP, o autor vai fazer uma “manhã de autógrafos” neste domingo (8/03), das 8h às 9h15, na esplanada do Templo.

O Resgate

image

O Resgate é um daqueles livros da igreja que você pode achar que não têm a ver com o seu caso, afinal de contas, você nunca se afastou da igreja e, portanto, não precisa de resgate…ou precisa?
Aprenda uma coisa a respeito dos livros da Universal: a maioria serve para todo mundo rs. É claro, existe um público-alvo prioritário, mas se você — como eu — adotar como princípio básico ler todos os livros da igreja, independentemente de fazer ou não parte do público-alvo aparente, pode ter certeza de que vai se beneficiar. Foi assim com Crentes Possessos (oi? Eu não sou uma crente possessa, mas o livro fala sobre fé e me ajudou muito) e com Namoro Blindado (estou casada há um milhão de anos, mas o livro me ajudou até em questões de autoconhecimento), por exemplo.

O Resgate declaradamente inclui três públicos em seu alvo:
1 – Aqueles que estão fisicamente afastados
2 – Aqueles que não se afastaram fisicamente, mas estão perdidos dentro da igreja
3 – Aqueles que estão firmes e querem se blindar contra o afastamento

O livro ajuda a entender todo o processo de afastamento e como a pessoa pode retornar e se firmar, inclusive com explicação detalhada sobre Novo Nascimento. É uma excelente ferramenta tanto para quem está procurando ajuda quanto para quem quer se equipar para ajudar outras pessoas. O Bp. Sérgio usa uma linguagem de fácil compreensão e comparações que ajudam a fixar melhor os conceitos.

Leitura super recomendada para o Jejum de Daniel — ou para qualquer época da vida.

Para concluir, vou deixar dois trechinhos do livro:

“Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? (Ezequiel 18.31)

Note que Ele orienta a pessoa a fazer para si um coração novo e um espírito novo, ou seja, há uma parte no processo de reconstrução interior que é tarefa do próprio ser humano. Essa parte é o sacrifício de nossas vontades, pecados e hábitos que nos afastam de Deus. Por mais que em alguns momentos isso pareça difícil, não é impossível. É difícil, mas é praticável, caso contrário Ele não nos pediria para fazer. Por isso, persevere.
Em outro trecho bíblico, Deus promete:

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis.”
(Ezequiel 36.25-27)

Esta é a parte de Deus. Ele é o que nos purifica. Ele tira de nós o coração de pedra e nos dá um novo coração e um novo espírito. Se fazemos nossa parte, sacrificando nosso velho coração, Ele faz a parte dEle, colocando dentro de nós o Seu próprio Espírito e fazendo com que consigamos guardar Sua Palavra e andar em Seus estatutos. É uma parceria que funciona.

Por isso, não faz sentido o medo de não conseguir obedecer ou de não ser forte para resistir ao pecado. Você não precisará fazer isso sozinho. Como todos os milagres, o novo nascimento é um milagre operado pelo próprio Deus em parceria com o ser humano. Não é na força do seu braço, mas pelo braço forte dEle, que você conseguirá ser, finalmente, uma nova criatura.”

[…]

“4. Pensamentos: Essa é outra entrada muito larga para a enfermidade espiritual. O diabo faz você pensar o que não era para pensar (ou deixar entrar pensamentos que não deveriam entrar). Depois de tudo o que foi dito sobre pensamentos neste livro, você já sabe como fazer para não permitir que os pensamentos ruins se instalem em sua mente. Não se esqueça de fazer o checklist de Filipenses 4.8. Todos os pensamentos negativos devem ser rechaçados, mesmo as mínimas coisas negativas. Quando a pessoa descuida dos pensamentos, eles se tornam a maior porta de entrada para a enfermidade espiritual. Tome cuidado triplicado.

Se você deixar o diabo sentar no ombro e começar a falar na sua mente, ele fará a festa. Você acha que é um pensamento seu, mas é uma palavra do diabo. É só testar: se o pensamento coloca você para baixo, acusa, gera medo ou ansiedade, ele seguramente vem do diabo. Se você não vencer seus pensamentos de dúvida, vai ficar na igreja como peça decorativa, sua fé será inoperante. Quando há dúvida a pessoa fica parada, mas não há razão para ficar parado. Se algo que você fizer der errado, aprenda com o erro para ir adiante. Não fique parado olhando para o passado, culpando a si mesmo ou questionando suas atitudes para se torturar. Não dê ouvidos aos pensamentos negativos. Procure fazer com que seus pensamentos estejam 25 horas por dia em Jesus e você não dará lugar ao diabo.”

 

 

PS. Acho que você encontra este livro em qualquer igreja Universal, principalmente nas catedrais. E online no site Arca Center (impresso e epub) e na Amazon (ebook para kindle, tanto para ler no e-reader quanto no aplicativo, em qualquer aparelho).

PS2. Para variar, como acontece em todo Jejum de Daniel, comecei a ter problemas técnicos no gerenciador do blog e hoje só consegui postar via celular, então não sei como vai sair esta postagem.

.

#JejumdeDaniel

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel, de 6 a 26 de agosto. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: https://www.vanessalampert.com/?cat=709 .