Categoria: Vida

Pureza dos olhos

Se comer desse fruto, os seus olhos se abrirão…

Esta foi a promessa da serpente para Eva. Até então, os olhos humanos eram puros. Olhos que não conheciam o mal. Mas aquela proposta indecente, que chegou a Eva pelos ouvidos, contaminou seus olhos. Ela olhou para a mesma árvore de todos os dias, mas agora, o que viu foi diferente…

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gênesis 3.6-7)

O diabo distorceu a visão do ser humano. Toda a propaganda que ele fez daquele fruto se provou falsa. Os olhos foram abertos sim, mas para o mal e o engano, e não para a verdade. O fruto, que parecia tão desejável para dar entendimento, trouxe a infecção dos maus olhos, que, até hoje, atrapalha o entendimento humano. Principalmente, para as coisas de Deus. 

Muitos são os que começam bem na fé, têm a pureza no olhar para com as coisas sagradas… No primeiro amor, trabalham com sinceridade. Mas, aos poucos, permitem que palavras da serpente semeiem a malícia, distorcendo toda a realidade ao seu redor.

Enganados pelo mal, acham que seus olhos foram abertos, mas a infecção maligna se prepara para lançar a sua vida nas trevas.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 

(Mateus 6.22-23)

Decidir limpar os olhos, e se submeter ao tratamento da obediência à verdade, sacrificando toda malícia, é necessário para restaurar os bons olhos e voltar à pureza da fé.

Aproveite a oportunidade que o Espírito Santo dá a você hoje para, por meio de uma decisão, trazer seu corpo, sua alma e toda a sua vida de volta à luz…

De volta ao paraíso.

 

PS. Este texto é do vídeo “Pureza dos olhos”, e fala de um erro que é muito comum e que nem sempre as pessoas percebem que estão cometendo. Porque depois de infectadas, têm muito a impressão de que o que elas estão vendo é a verdade. Mas não é.

PS2. Resolvi colocar no blog alguns textos dos vídeos, porque são assuntos importantes, em que gostaria que vocês meditassem, e sei lá se todo mundo viu os vídeos. Se não viu, aconselho que veja. O link está logo abaixo:

*Texto escrito para o vídeo “Pureza dos olhos”, da Caminhada da Fé de 14.11.2023. Clique aqui para assistir.

Será que é possível?

Estava meditando na passagem de Ezequiel 37.1-6. O profeta narra o momento em que Deus o coloca no meio de um vale cheio de ossos.

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e Ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.”

Perceba a imagem. Havia muitos ossos naquele vale, ele diz que eram “mui numerosos sobre a face do vale”, ou seja, praticamente um “mar de ossos”. E, segundo o relato, não estavam apenas secos, mas sequíssimos. A julgar pelo restante do livro, Ezequiel não me parece ser uma pessoa muito dramática, que usa superlativos à toa. Ele só diria que os ossos estavam sequíssimos se realmente estivessem assim. Já deveriam estar rachados, esfarelando, em uma situação além de qualquer esperança. Estavam prestes a virar pó. Então, diante daquela situação irreversível, Deus pergunta:

“E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, Tu o sabes.”

Olha que coisa linda. Ezequiel já conhece tanto a Deus que nem se arrisca a dizer “é impossível”. Ele sabe que Deus é surpreendente. Quando Deus faz uma pergunta cuja resposta (humanamente falando) seria: “é impossível”, a pessoa que conhece Deus de verdade e que está olhando as coisas sob o ponto de vista certo só poderia responder: Senhor Deus, só o Senhor sabe. Só Ele sabe o que é possível e como é possível.

Só Deus tem autoridade para dizer se algo é ou não possível. O gerente do banco não tem autoridade para isso, o amigo não tem autoridade para isso, o especialista x ou y não tem autoridade para isso, o advogado não tem autoridade para isso, o juiz não tem autoridade para isso, o médico não tem autoridade para isso. Seus pensamentos negativos não têm autoridade para dizer que algo é impossível, que não tem jeito ou que você não vai conseguir. Ninguém pode dizer que algo é impossível, nem o profeta se atreveu!

A resposta de Ezequiel é a resposta de alguém que está na dependência de Deus. É a resposta de quem sabe que Ele trabalha em outra dimensão, que a realidade, quando está nas mãos dEle, pode ser dobrada ou desdobrada do jeito que Ele quiser. Quando a gente confia em Deus, sabe que pode esperar dEle o impossível.

“Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que Eu sou o Senhor.”
Ezequiel 37.1-6

Então essa era a diferença de Ezequiel: Deus já tinha colocado nele o Espírito. Por isso ele conhecia Deus, sabia quem Deus era e sabia o que esperar dEle. Ao ver uma situação aparentemente impossível e ser confrontado com aquela pergunta: “filho do homem, porventura viverão estes ossos?” a única resposta que Ezequiel poderia dar era a que ele, de fato, deu: Senhor Deus, TU o sabes.

Não sei você, mas eu nunca mais vou ver uma situação aparentemente impossível da mesma forma. E nunca mais vou responder a uma dúvida com medo. Diante de um “será que vou conseguir?” direciono a resposta a Deus: “Senhor Deus, TU o sabes“. E que Ele dê a resposta diretamente ao problema, para que eu possa profetizar a Palavra que traz à existência o impossível.

 

 

 

PS. Este post foi publicado originalmente em 2018! Mas a Palavra de Deus é atemporal. E diante do propósito do vale de ossos secos, me lembrei desta palavra que Deus me revelou e que tem me acompanhado desde então. Às vezes tudo o que a gente precisa é lembrar do que Deus já nos disse.