Precioso tempo

time

Algumas coisas aprendi durante a vida (fala a anciã de 32 longos anos) e gostaria de compartilhar com vocês. Claro que não vou compartilhar todas as coisas que aprendi durante a vida em um post, pois não foram tão poucas.

Pensei em fazer uma série de posts com essas informações preciosas que fizeram a diferença na minha vida. Uma delas é: o tempo é precioso. Ok, eu sei disso, você sabe disso, estamos sempre em busca de melhor utilizar nosso tempo, reclamando do pouco tempo que temos…mas não é esse o meu foco neste post. O tempo é precioso e você não desperdiça algo precioso com coisas baratas, certo?

Por muito tempo errei ao não saber estabelecer prioridades na hora de investir o meu tempo. Gastava, não investia. Você daria uma nota de cem Reais por um pedaço de carne podre? Talvez você esteja fazendo isso sem perceber, pois eu fazia.

Pense no tempo como algo realmente precioso, como dinheiro, ouro, diamantes…é muito mais do que isso, tempo é vida. Vida não tem preço e não deve ser desperdiçada.

Muitas vezes eu gastava tempo precioso discutindo com alguém que não gostava de mim e que não estava minimamente interessado em aprender o que eu queria ensinar, enquanto dava mísera e quase inexistente atenção aos meus amigos ou mesmo a desconhecidos realmente dispostos a aprender . Por que eu fazia isso? Por dar muito espaço às minhas emoções e ao ego ferido…eu queria apenas ganhar a discussão, ainda que o resultado prático fosse nulo.

Se não tenho tempo para responder ao email de um amigo, tenho de ter menos ainda para responder a provocações de desafetos. Às vezes alguém lhe provoca em um nível que fica quase impossível não revidar. Seu sangue borbulha nas veias e artérias e quase explode à flor da pele. Pense. Não sinta, simplesmente, não se deixe levar pelo calor de suas emoções. Pense. Sacrifique sua vontade de responder, ignore, mentalize um triturador de lixo e então jogue dentro dele aquela bobagem que ouviu ou leu. E esqueça.

Invista seu tempo e seus pensamentos naquilo que lhe traz coisas positivas, que lhe coloca para cima, não dê aos seus inimigos a atenção que poderia estar dedicando aos seus amigos. Quem não gosta de você, não merece sua atenção, nem merece que você mude o mínimo que seja de sua vida por ele. Quem não gosta de você não merece seu ódio, sua mágoa, sua raiva, sua indignação, nem mesmo seu desprezo, quem não gosta de você, merece seu silêncio. Merece também sua compaixão, pois – pense bem – quem não gosta de você não faz ideia do que está perdendo :-)


.