Dia: 20 de outubro de 2012

Horário de verão!

Não esqueçam, hoje o tempo vai passar mais rápido. De 0h à 1h, o dia simplesmente não existirá…pulem para 1h direto. É o HORÁRIO DE VERÃO (sim, estou gritando…hahaha), finalmente!
Sei que tem gente que não gosta, mas eu gosto muito! O dia fica claro por mais tempo! 🙂 Gente feliz gosta de LUZ…rsrsrs…

moonclock

Não esqueçam, hoje o tempo vai passar mais rápido. De 0h à 1h, o dia simplesmente não existirá…pulem para 1h direto. É o HORÁRIO DE VERÃO (sim, estou gritando…hahaha), finalmente!

Sei que tem gente que não gosta, mas eu gosto muito! O dia fica claro por mais tempo! 🙂 Gente feliz gosta de LUZ…rsrsrs…

Se você não gosta porque está escuro quando sai cedo, pense que quando começa a ficar realmente escuro, já está no fim do horário de verão. Já que você não pode mudar a coisa toda, procure ver o lado positivo…quando você sai do trabalho, o dia ainda existe! A coisa mais triste é trabalhar o dia todo e sair do escritório quando já está escuro…

Em Porto Alegre o sol só se punha às 21h no horário de verão…hahaha…aqui em São Paulo é quase isso. Céus, isso é fantástico! Mais tempo de iluminação natural para tirar fotos, maior impressão de que você está aproveitando o dia, e no final de semana, então…perfeito!

A única coisa ruim do horário de verão é quando você começa a se acostumar com ele, ele acaba…rsrsrs…então, aproveitemos!

Dicas para donos de gatos

porta

Uma dúvida que muitos donos de gatos, que querem fazer as coisas direitinho têm é: O que um gato precisa para ficar em casa?

Castração, redes de proteção instaladas nas janelas…procure por “redes de proteção” no Google, seguido do nome de sua cidade, ou procure nas páginas amarelas da boa e velha lista telefônica…rs… Você vai precisar tirar a medida das suas janelas para fazer um orçamento. Tele todas as janelas, é um sacrifício necessário para garantir a segurança do seu gatinho sem noção.

A maioria das empresas parcela o pagamento. É um investimento necessário. Castração e redes de proteção saem, juntos, muito mais barato do que tratamento veterinário para recuperar um gato atropelado ou que caiu da janela do apartamento, vai por mim. Sem contar que muitas vezes os gatos acidentados ficam com sequelas sérias.

Não pense que por você morar em casa, em uma rua tranquila, em uma cidade tranquila, pode dispensar as redes de proteção. Isso não é inteligente.  Se acontecer algo com seu gato por ele estar na rua ou por ter acesso à rua, ou por morar em apartamento sem telas nas janelas, você é responsável. Se você ainda não leu, por favor leia com extrema atenção o seguinte texto deste blog: Sobre gatos (clique para ler).

Fora isso, algo importante é o enriquecimento ambiental.  Gatos não exigem grande coisa, não, mas você não pode esperar que ele fique quietinho dentro de uma casa extremamente sem graça. E você tem um gato, algumas concessões são necessárias. Por exemplo, você tem de ter uma caixa de areia na área de serviço, correto? Não vai deixar seu gato sair para fazer cocô na casa do vizinho e depois reclamar que o desalmado colocou veneno. Assim, você é cúmplice, pior do que o vizinho.

Você tem um gato, gatos precisam arranhar coisas, se você não tiver algo arranhável, não reclame de ele escolher seu sofá. Se for comprar um arranhador (ou fazer um), escolha um modelo mais pesado e alto o suficiente para um gato adulto arranhá-lo em pé (ou quase).

Mas alguns gatos ignoram solenemente o arranhador que seus donos compram…rs… Conheço gente que colocou um toco de árvore dentro de casa e o gato achou mais legal do que o arranhador…rs…  Eu tive um gato que não deu bola para o poste que compramos (mas também, o poste era ridiculamente pequeno, coberto por carpete…eu também ignoraria), mas adorava picotar caixas de ovo (aquelas de papelão).

Ah, caixas de papelão fazem a alegria de quase todos os gatos (existem exceções…no mundo dos gatos, ser exceção é a regra). Eu fiz uma pirâmide com rolos de papelão, sabe, aqueles que sustentam os rolos de toalhas de papel? Pois é, colei com um pouquinho de cola branca comum. Meus gatos gostam de caçar ratinhos de brinquedo que eu coloco lá dentro. Mas nas primeiras semanas, ignoraram solenemente.

Tome cuidado com os brinquedos que fizer. Pedaços pequenos podem ser engolidos, tintas podem dar intoxicação…pense em gatos como se você pensasse em crianças de dois anos, porque eles são tão sem-noção quanto. Ainda vou escrever sobre isso. Cientificamente comprovado, amigos, o córtex pré-frontal, parte do cérebro que dá noção de perigo, de prioridade e de consequência, nos gatos é ínfima. Ocupa 25% do cérebro humano, 7% do cérebro do cachorro e míseros 3% do cérebro do gato.

Problemas no córtex pré-frontal em humanos são a causa de TDAH, o Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.  Eles são extremamente inteligentes (na verdade, todos os animais são inteligentes, o problema deles é que são 100% emocionais e instintivos, a inteligência não é lá muito utilizada), mas completamente desatentos e sem noção de consequência.

Por isso seja responsável com seu gato, como seria com uma criança humana de dois anos de idade. Não deixe sacolas plásticas ao alcance deles, pois mesmo um gato que nunca se interessou por elas pode comê-las (eu perdi um por causa disso). Cuidado com fio dental, linhas de costura…enfim, acho que você entendeu.

Sobre brinquedinhos, você tem de testar. Isso varia de gato para gato. Alguns gatos gostam de bolinhas, outros não se importam com elas. Tive um que gostava daquelas bolinhas de borracha que pulam alto, sabe? Que a gente compra em maquininhas usando uma moeda de um Real. Sei lá, testa, compra e joga para ele. Mas não faça ela pular, que ele pode se assustar. Jogue para que ela role para o outro lado da sala.

O Tiggy só gosta de ratinho branco. E é um tipo específico de ratinho, não é qualquer um…rsrsrs…e esse ratinho está em falta no mercado, então tenho procurado substitutos, mas é difícil ele aceitar. Já a Ricota brinca com qualquer coisa, mas prefere bolinhas de pano. 🙂 E tem a brincadeira de “perseguindo o fiozinho”.

Eu tenho uma cordinha da espessura de um barbante, mas bem durinha, que tirei de um elástico de cabelo. Ela não é elástico, ficava enrolada no elástico. Vou encontrar um inteiro, comprar e tirar uma foto para mostrar, pois não encontrei no Google. Enfim, seguro em uma ponta da cordinha e corro pela casa, com o Tiggy correndo atrás…rs…ou passo a cordinha na frente dele, para ele pegar. Mas tem que deixar pegar de vez em quando, ou a brincadeira perde a graça.

Essa do fiozinho praticamente todos os gatos gostam, por isso tem de esconder os que eles podem comer quando você não estiver por perto. Eles se empolgam com a brincadeira e engolem os barbantes, fiozinhos, etc. Esse que eu uso não preciso esconder, pois é uma cordinha mais rija e bem longa, não dá para cortar com dentinhos (especialidade da Ricota), nem engolir.

Ah, e cuidado com papéis importantes. A maioria dos gatos gosta de picar papel, então não reclame se chegar em casa e sua conta de luz estiver em pedaços. Quem mandou deixar atirada em qualquer lugar? Seu gato está apenas sendo gato. 🙂

Dê acesso à sua casa. Ok, você não é obrigado a deixar o gato dormir contigo na cama, então feche a porta do seu quarto, mas dê a ele um lugar para dormir. Pessoas acostumadas com cachorro, uma novidade: gato não é cachorro! Não adianta fazer (ou comprar) uma caminha bonitinha, deixar na sala e achar que seu gato vai dormir apenas nela. É da natureza do felino dormir em lugares diferentes, e ele sempre vai preferir lugares mais altos, pois se sente mais seguro.

A propósito: gatos sobem nas coisas. Não adianta tentar “ensinar” seu gato a não subir no sofá. Você não quer que ele suba, porque “ele enche o sofá de pelos”? Então limpe seu sofá com mais frequência. 🙂 Use e abuse de seu aspirador de pó e tire os pelos do tecido do sofá utilizando uma luva de borracha, tira tudo! A luva de borracha (a de látex também funciona) é uma das grandes invenções da humanidade.

E acima de tudo: aprenda a conhecer a personalidade de seu gatinho. Gatos, assim como as pessoas, têm uma personalidade. Cada indivíduo é único e muito especial.