Como faço se não tenho sede?

water-1329553

Esses dias, vi no blog do Bispo um comentário de alguém pedindo para que ele ensinasse a ter sede. A pessoa sabia que precisava ter sede para buscar o Espírito Santo, mas não sabia como provocá-la.

Acredito que muitos confundam “sede” com “vontade”. Se você for esperar ter “vontade” de buscar o Espírito Santo, estará se baseando em emoção, e não em fé. A fé não depende do que se vê, ouve ou sente. A fé é estritamente racional. Você sabe do que precisa, então busca na intensidade de que precisa – e não de que sente.

Como ensinar alguém a ter sede? A questão a respeito da sede é que todo mundo tem, mas nem todos percebem que têm. E, quem não percebe a sede, pode ter problemas sérios por consequência da desidratação crônica. Até mesmo a morte. Eu sei o que é desidratação crônica, pois já sofri com isso por bastante tempo, justamente por não sentir sede de água. Podia passar o dia inteiro sem tomar nem um copo d’água e sequer perceber. Mas meu corpo percebia. As dores de cabeça, o cansaço, fraqueza muscular e arritmias por conta do desequilíbrio eletrolítico. A água é essencial para o organismo e sua ausência causa um monte de piripaques em todos os sistemas do nosso corpo.

Resolvi essa questão tendo água sempre por perto. Eu não posso esperar sentir sede para beber água (minha mãe já dizia isso…que quando sentimos sede, é porque nosso corpo já está sofrendo). É necessário desenvolver o hábito de pegar a água e beber. Simples, assim. Aos poucos, o corpo vai se readaptando e, aí sim, você começa a sentir sede quando não toma.

Espiritualmente, é a mesma coisa. As pessoas estão morrendo de desidratação crônica por falta do Espírito de Deus, sem saber. Elas percebem as consequências da falta da Água da Vida: relacionamentos destruídos, falta de controle emocional, depressão, ansiedade, descontrole financeiro, absolutamente todas as áreas da vida são afetadas, mas a pessoa não entende a raiz do problema. Às vezes até pensa que tem Deus, porque frequenta uma religião ou porque acha que Deus é legal, mas não percebe o quanto ainda está distante. Quem sabe até tenha um título em sua igreja, um uniforme de obreira, uma gravata de pastor. O que importa é o que tem dentro de você, e não fora.

Cedo ou tarde, a pessoa percebe que tem sede. Infelizmente, isso acontece quando alguma consequência já foi sentida e os problemas começam a se acumular. Se a criatura é daquelas que precisa esperar sentir alguma coisa para ir até Deus, talvez acabe tendo que sentir problemas para se dar conta de que precisa dEle. O ideal é buscar pela Água antes de sentir a sede, sabendo que ela já está aí, dentro de você. Porque a Água é algo de que você precisa para viver.

Sem a Água da Vida, sem o Espírito Santo, você desidrata por dentro; sua vida desidrata sem que você perceba e o resultado é a morte eterna. Saber que está caminhando para a destruição total da sua vida talvez seja razão suficiente para você ir buscar Água correndo. Mesmo que não sinta sede, saiba que a sede está dentro de você, consumindo seu corpo, sua alma e seu espírito, sem que você se dê conta. Consegue perceber a urgência? E agora? O que você vai fazer a respeito?

#JejumdeDaniel  #Dia10

 

 

 

 Amanhã de manhã tem novo post aqui.

** Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão diários e voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia o post do dia 19 para entender melhor.