O hábito que você precisa eliminar

803734374_62533_2195451179576890467

Nosso cérebro é naturalmente capaz de modificar hábitos, comportamentos e pensamentos. Mas ele funciona em modo de economia de energia, então mesmo sendo capaz de mudar, ele vai fazer você acreditar que não pode mudar, pois não quer gastar mais energia. É disso que o gremlin se aproveita. Ele já hipnotizou você para acreditar que os pensamentos dele a seu respeito e a respeito do mundo são verdadeiros.

Esses pensamentos foram plantados nos seus sentimentos. Por exemplo, você acha que é inútil porque, em algum momento, algo fez com que você se sentisse inútil. Alguém pode ter dito alguma coisa ou você sentiu isso por conta de alguma situação, não importa. O que importa é que essa conclusão foi sugerida pelo gremlin por causa de um sentimento (que, provavelmente, veio de algo causado por ele, também. Pensando bem, o inútil é o gremlin e quer apenas projetar o que ele é em você). Por isso, todos os pensamentos gremlinianos devem ser ignorados e substituídos por pensamentos saudáveis.

Eu sei que dá muuuita vontade de ficar respondendo aos pensamentos, respondendo às perguntas dos gremlins, pensando sobre esses pensamentos… Mas isso tem um nome bem feio: ruminação. A ruminação não funciona porque é um processo de pensamento circular, você fica dando voltas e voltas dentro do pensamento gremliniano, repassando os acontecimentos, com o foco no quanto você se sente mal ou na crença de que nunca vai conseguir melhorar. Você precisa sair desse padrão de pensamento e não ficar dando voltinhas em cada pensamento criado dentro desse padrão.

Ruminar é o que fazem as vaquinhas, os coelhos, os camelos, as ovelhas, cabras e outros bichinhos ruminantes. Simplificando, ruminar é mastigar, engolir, vomitar o alimento novamente até a boca, mastigar mais um pouquinho aquele vômito e, então, engolir novamente (bleargh!). Toda vez que se deparar com a vontade de ruminar um pensamento gremliniano, se lembre dessa descrição. Melhor cuspir, né?

Cuspir o pensamento é sacrificar a sua vontade de ruminar. Abrir mão até do seu direito de ficar pensando naquele troço que aconteceu ou no sentimento negativo. Você sabe o que é pensamento negativo e sentimento negativo. Nesse primeiro momento, o exercício que vai ter que fazer é, assim que identificar o pensamento/sentimento negativo, jogá-lo fora, imediatamente. Como tudo, no começo parece difícil fazer isso, mas com a prática vai ficando cada vez mais fácil.

Por mais que você sinta que ele é seu ou que é verdade, lembre-se, você foi hipnotizado pelo gremlin, não dá para confiar em suas sensações. Para se libertar dessa hipnose, precisa decidir vê-los como eles, de fato são: falsos e sem a menor importância. Sei que agora não parece, mas confie em mim. Eu já estive aí onde você está e sei do que estou falando. Saia da posição de vítima da situação e decida reagir. Para mudar sua forma de pensar, comece mudando sua maneira de encarar isso. Se sentir a pior das criaturas é uma escolha. Dizer ao gremlin que a sua cabeça não é casa da mãe joana, também é uma escolha. 

Além desse exercício de cuspir o pensamento gremliniano para evitar ruminações, quero que acrescente mais uma coisinha: uma vitamina diária. Todos os dias, pela manhã, você vai pegar uma vitamina de pensamento do Alto e colocar dentro da sua cabeça. Existem várias, dou duas sugestões:

“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

1 Pedro 5:7

Puxa…Deus está cuidando de mim! Se vier algum pensamento que diga algo como: “ninguém liga para mim”, “Estou com medo do que pode acontecer”, você cospe o pensamento e repete: “Deus está cuidando de mim”. A qualquer sombra de pensamento automático negativo que aparecer, repita a operação.

“Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?”

Isaías 51:12

Se Deus é o que me consola, não preciso ter medo de nada! Quando vier algum medo, você cospe o medo e se lembra de que Deus disse que você não precisaria temer. Porque Ele é o que o consola e ajuda.

Pode escrever em algum lugar e carregar consigo. Fique pensando (conscientemente) nessa palavra durante o dia. Lembre-se de que a Verdade é o melhor antídoto contra pensamentos falsificados. Essa vitamina é um super antioxidante capaz de desintoxicar a sua mente. Medite nela no mínimo três vezes ao dia.

Agora que seus dias de vaquinha ruminante chegaram ao fim, amanhã falaremos sobre a dieta anti-gremlin.

.

Para quem está chegando agora e quer entender melhor a referência ao gremlin, leia:

Dando crédito à voz do gremlin

O estado de drama e as lentes verdes do gremlin

PS: Nada contra os bichinhos ruminantes, como vocês sabem, eu gosto de todos os bichinhos, inclusive dos ruminantes. Eles foram feitos para ruminar as coisinhas que comem. A gente, não.