couple-168191_640

Falei no post anterior sobre o livro Casamento Blindado 2.0 e estava pensando no quanto o fato de não saber o que é o verdadeiro amor prejudica a vida espiritual das pessoas. Cansei de ver crentes (e outros nem tão crentes) por aí dizendo que Jesus pregava o amor no sentido de que ele pregaria encobrimento de erros ou que tinha peninha das pessoas. Quando ouvem que Deus é amor, por exemplo, já esperam que Ele seja puro sentimento e se confundem ao ver tanto mal no mundo, sem entender como um deus-sentimento poderia permitir tanta coisa ruim (sim, porque um deus-sentimento jamais conseguiria dar liberdade de escolha às pessoas, ele brincaria de marionetes com todo mundo, em nome do “amor”).

Outras ficam com sentimento de culpa por se entregarem para Deus por interesse próprio, querendo resolver seus problemas e se livrar da velha vida, em vez de buscá-LO por amor, como se fosse possível amar a Deus sobre todas as coisas e com toda a nossa força antes de saber algo sobre Ele. Infelizmente, ninguém chega a Deus morrendo de amores por Ele. E Ele já sabia que seria assim, tanto que sua relação com o homem sempre começa com Ele oferecendo alguma coisa que supra a necessidade humana. Quando se apresentou à Moisés, deu-lhe poder para operar alguns sinais que fariam o povo crer no que ele dizia. Do mesmo modo, o primeiro contato de Jesus com o povo sempre era por meio de algum milagre.

E é claro que Ele Se incomoda quando o relacionamento não evolui e a pessoa, na fase em que deveria estar se interessando por quem Ele é, ainda está focada apenas naquilo que Ele pode dar, sempre mais atraída (ou distraída) por outras coisas e pessoas. Em vários pontos da Bíblia Ele deixa isso claro. Porém, também faz questão de Se revelar, dizendo Quem Ele é e como Ele é, para que a pessoa consiga conhecê-lo e aprender mais a respeito dEle. Ou seja, já temos todos os recursos disponíveis para buscá-LO e conhecê-LO: a fé, a Bíblia, o Espírito Santo (que está conosco mesmo antes de estar dentro de nós) e a nossa inteligência. Basta só colocar esses recursos para trabalhar em conjunto.

O Amor Inteligente abre os nossos olhos para o que é o amor de verdade e conseguimos diferenciá-lo do amor pirata, falsificado e vazio, que o mundo nos apresenta nos filmes, novelas e livros. O falso amor é puro sentimento descontrolado e instável. Completamente diferente do amor capaz de manter um casamento feliz, uma família estruturada e o relacionamento com Deus. Porque enquanto a pessoa acha que amor é só sentimento e espera ter esse amor por Deus, a vida dela fica bem complicada. Como amar quem não conhecemos? Ninguém chega morrendo de amores por Ele. A gente se entrega a Ele porque cansou de sofrer e quer uma nova vida. O amor vem depois. Aliás, sobre o que é o amor como amar:

“O primeiro passo é saber que a única maneira de se amar uma pessoa é conhecer mais a respeito dela. Muitos pensam, erroneamente, que amor é um sentimento. Amor produz sentimentos bons, sim, mas não é um sentimento em si […] Amar não é sentir. Amar é conhecer a outra pessoa, admirar o que você conhece dela e olhar seus defeitos positivamente. Se nos dedicarmos, podemos aprender a amar praticamente qualquer pessoa ou coisa” (Casamento Blindado 2.0, p 14).

Conhecer para aprender a admirar o que você conhece de Deus é o primeiro passo para amá-LO como Ele merece. Mas atenção: conhecer o Deus VERDADEIRO e não a imitação barata que o mundo ou as religiões nos oferecem. Não o deus vingativo, punitivo e mimado; não o deus permissivo e que não está nem aí com ninguém; não o deus sentimental com o coração para fora do peito e cara de coitado que alguns penduram na parede; aliás, não um deus pendurável na parede. Se realmente se dispuser a conhecer Deus por quem Ele é, apague da sua mente a imagem daquele deus distante e esquisito e se prepare para conhecer Alguém tão extraordinário como você nunca imaginou que fosse possível.

 

.

#JejumdeDaniel #Dia15

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel, de 14 de agosto a 3 de setembro. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: https://www.vanessalampert.com/?cat=709 .