O Resgate

image

O Resgate é um daqueles livros da igreja que você pode achar que não têm a ver com o seu caso, afinal de contas, você nunca se afastou da igreja e, portanto, não precisa de resgate…ou precisa?
Aprenda uma coisa a respeito dos livros da Universal: a maioria serve para todo mundo rs. É claro, existe um público-alvo prioritário, mas se você — como eu — adotar como princípio básico ler todos os livros da igreja, independentemente de fazer ou não parte do público-alvo aparente, pode ter certeza de que vai se beneficiar. Foi assim com Crentes Possessos (oi? Eu não sou uma crente possessa, mas o livro fala sobre fé e me ajudou muito) e com Namoro Blindado (estou casada há um milhão de anos, mas o livro me ajudou até em questões de autoconhecimento), por exemplo.

O Resgate declaradamente inclui três públicos em seu alvo:
1 – Aqueles que estão fisicamente afastados
2 – Aqueles que não se afastaram fisicamente, mas estão perdidos dentro da igreja
3 – Aqueles que estão firmes e querem se blindar contra o afastamento

O livro ajuda a entender todo o processo de afastamento e como a pessoa pode retornar e se firmar, inclusive com explicação detalhada sobre Novo Nascimento. É uma excelente ferramenta tanto para quem está procurando ajuda quanto para quem quer se equipar para ajudar outras pessoas. O Bp. Sérgio usa uma linguagem de fácil compreensão e comparações que ajudam a fixar melhor os conceitos.

Leitura super recomendada para o Jejum de Daniel — ou para qualquer época da vida.

Para concluir, vou deixar dois trechinhos do livro:

“Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? (Ezequiel 18.31)

Note que Ele orienta a pessoa a fazer para si um coração novo e um espírito novo, ou seja, há uma parte no processo de reconstrução interior que é tarefa do próprio ser humano. Essa parte é o sacrifício de nossas vontades, pecados e hábitos que nos afastam de Deus. Por mais que em alguns momentos isso pareça difícil, não é impossível. É difícil, mas é praticável, caso contrário Ele não nos pediria para fazer. Por isso, persevere.
Em outro trecho bíblico, Deus promete:

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis.”
(Ezequiel 36.25-27)

Esta é a parte de Deus. Ele é o que nos purifica. Ele tira de nós o coração de pedra e nos dá um novo coração e um novo espírito. Se fazemos nossa parte, sacrificando nosso velho coração, Ele faz a parte dEle, colocando dentro de nós o Seu próprio Espírito e fazendo com que consigamos guardar Sua Palavra e andar em Seus estatutos. É uma parceria que funciona.

Por isso, não faz sentido o medo de não conseguir obedecer ou de não ser forte para resistir ao pecado. Você não precisará fazer isso sozinho. Como todos os milagres, o novo nascimento é um milagre operado pelo próprio Deus em parceria com o ser humano. Não é na força do seu braço, mas pelo braço forte dEle, que você conseguirá ser, finalmente, uma nova criatura.”

[…]

“4. Pensamentos: Essa é outra entrada muito larga para a enfermidade espiritual. O diabo faz você pensar o que não era para pensar (ou deixar entrar pensamentos que não deveriam entrar). Depois de tudo o que foi dito sobre pensamentos neste livro, você já sabe como fazer para não permitir que os pensamentos ruins se instalem em sua mente. Não se esqueça de fazer o checklist de Filipenses 4.8. Todos os pensamentos negativos devem ser rechaçados, mesmo as mínimas coisas negativas. Quando a pessoa descuida dos pensamentos, eles se tornam a maior porta de entrada para a enfermidade espiritual. Tome cuidado triplicado.

Se você deixar o diabo sentar no ombro e começar a falar na sua mente, ele fará a festa. Você acha que é um pensamento seu, mas é uma palavra do diabo. É só testar: se o pensamento coloca você para baixo, acusa, gera medo ou ansiedade, ele seguramente vem do diabo. Se você não vencer seus pensamentos de dúvida, vai ficar na igreja como peça decorativa, sua fé será inoperante. Quando há dúvida a pessoa fica parada, mas não há razão para ficar parado. Se algo que você fizer der errado, aprenda com o erro para ir adiante. Não fique parado olhando para o passado, culpando a si mesmo ou questionando suas atitudes para se torturar. Não dê ouvidos aos pensamentos negativos. Procure fazer com que seus pensamentos estejam 25 horas por dia em Jesus e você não dará lugar ao diabo.”

PS. Acho que você encontra este livro em qualquer igreja Universal, principalmente nas catedrais. E online no site Arca Center (impresso e epub) e na Amazon (ebook para kindle).

PS2. Para variar, como acontece em todo Jejum de Daniel, comecei a ter problemas técnicos no gerenciador do blog e hoje só consegui postar via celular, então não sei como vai sair esta postagem.

.

#JejumdeDaniel

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel, de 6 a 26 de agosto. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .