A interface da Revista Paradoxo foi toda remodelada, e os arquivos de minha extinta coluna (ainda a ressuscitarei…se o Mark não tiver me colocado em seu caderninho preto ad infinitum…risos…) Sala de Estar foram para o brejo… mas alguns posts são de utilidade pública, como a série em que contei minha saga para aprender a dirigir…e nesse período de férias do Lampertop, acho que vale a pena agendá-los para serem publicados, assim quem não leu, pode acompanhar…e quem está passando pelo mesmo drama, quem sabe se anime 🙂   Em tempo: já tenho a CNH definitiva há uns três anos e dizem as boas línguas que sou excelente motorista 🙂

Aprendendo a dirigir

Da necessidade de lidar com coisas novas

por Vanessa Lampert
de Porto Alegre

O máximo que eu sabia era girar a chave e ligar o carro. As aulas teóricas no curso de formação de condutores, vulgo auto-escola, foram uma festa. Como gosto de estudar, prestei atenção em cada uma delas e fiz um montão de exercícios. Passei no exame teórico mesmo com uma gripe horrenda e uma dor de cabeça pavorosa. Não via a hora de pegar um carro e aprender a dirigir. Mas nada é assim tão fácil.

Peguei um instrutor estressado, o que já foi, por si só, ruim. Estava nervosa e apavorada, confesso. Veja bem, eu tenho noção das coisas. Estava na direção de uma máquina pesadíssima, que pode colidir com qualquer coisa e matar, ferir, arrancar pedaço de quem atravessar seu caminho (ou estiver dentro dela).  Com esse primeiro instrutor, mesmo me esforçando para prestar atenção, fazia o contrário do que ele acabara de dizer.  Passamos três vezes pelo mesmo cruzamento e eu não percebi, fizemos conversão à esquerda e à direita quinze mil vezes e eu simplesmente me esquecia a ordem dos passos.

Como é mesmo? Liga o pisca, se tiver que parar, pisa devagar no freio, depois na embreagem até o fim. Coloca em primeira, solta a embreagem pouquinho, pisa no acelerador, solta a embreagem até o meio e vai. Só não pode esquecer de girar o volante e desligar o pisca. Solta o resto da embreagem e vai até os 20 Km/h para então pisar na embreagem até o fim e colocar na segunda marcha. Aí solta a embreagem e não se esqueça de colocar o pé esquerdo apoiado ao lado, jamais em cima da embreagem, ou perde ponto. Quando não precisar parar, dá para fazer uma conversão sem usar freio nem embreagem, em segunda marcha. Ele não passou comigo a terceira, a quarta, etc, etc…deve ter me achado burrinha demais para passar todas essas marchas de uma só vez. Muito provavelmente o Tico e o Teco colidiriam frontalmente. Sem contar que entrava à esquerda quando ele dizia direita e dava o pisca para a direita quando queria ir para a esquerda.

Pois bem, coloquei a culpa no carro e troquei o Celta pelo Palio. Para a minha surpresa, cada instrutor vinha grudado ao carro e agora tenho um novo instrutor. Ele não é exatamente simpático, acho que é proibido aos instrutores ter senso de humor, mas ao menos não é estressado e parece ser paciente. E, o melhor de tudo: usa óculos escuros o tempo inteiro, o que me impede de ver se ele está fazendo caretas oculares (sim, porque é possível notar se o cara está de saco cheio ou te achando uma imbecil apenas pelo olhar) e me dá mais segurança.

Justamente quando decorei o esqueminha dos pedais (embora minha coordenação motora não colabore muito) começamos aula de baliza. Não sei por que raios sempre achei que baliza era ficar desviando de cones. Não é. Baliza é entrar e sair de uma garagem feita de canos verticais, basicamente. E você não pode um monte de coisa. Várias coisas reprovam e a possibilidade de passar me parece praticamente nula, mesmo assim resolvi ir em frente e descobrir se eu realmente conseguia fazer aquele troço estranho.

Primeiro, você liga o carro e dá sinal para a esquerda. Aí gira todo o volante para a esquerda e logo já dá sinal para a direita. Ok, parece fácil. O problema é que para girar o volante totalmente para a esquerda é necessário aplicar uma força descomunal. Me senti como uma escrava magrela, fracote e faminta, remando em plena tempestade, na galé. Carregando praticamente sozinha um navio de trocentas toneladas. Mais ou menos isso. Depois, quando você acha que acabou, tem que girar todo o volante para a direita. Rema, rema, rema, rema…

Olha no retrovisor, cuidado para não bater na baliza. Olha para trás. Quando a segunda baliza estiver perto da terceira risca do vidro, pára. Sinceramente, não me lembro do resto. Tenho problemas gravíssimos com esquemas não-escritos. Para eu decorar e entender, tem que ser tudo por escrito. Meu maior problema neste curso é me sentir um cérebro imenso e confuso, que não sabia que tinha braços e pernas. Todas as minhas dificuldades se concentram na tal da coordenação motora. Foi por isso que desisti de aprender a tocar piano (geralmente a mão esquerda acompanhava a direita, como se fossem coladas). Aprendi a escrever com as duas mãos e usar os dois lados do cérebro, mas não ao mesmo tempo.

Pessoas incrivelmente idiotas aprendem a dirigir, não é necessário inteligência. Pessoas extremamente inteligentes também aprendem a dirigir, não é necessário ignorância. Pessoas com deficiências físicas aprendem a dirigir, não é necessário ter dois braços e duas pernas funcionando perfeitamente. O problema é que sempre que somos confrontados com situações jamais vividas anteriormente, o interruptor “medo” é acionado instantaneamente. É ele quem nos paralisa, para evitar o desconhecido, ele descordena absolutamente tudo o que for necessário para que lidemos com a tal situação nova. E lutar contra ele, no escuro, para apertar novamente o botão que nos coloca no controle de nossas emoções e movimentos, é a parte mais complicada.

A grande vantagem dos desafios, seja aprender a cozinhar, dirigir, mexer no computador, falar outras línguas, até arranjar um novo emprego, iniciar um novo relacionamento, morar em uma nova cidade, morar sozinho, casar, ter um filho, trocar a primeira lâmpada ou mesmo a primeira fralda, é que quando, finalmente, você consegue acertar (mesmo que depois de uma série de erros), descobre que é capaz e renova a auto-estima. O chato é todo aquele processo cansativo necessário para chegar ao ápice, que é descobrir que aquele monstruoso leão de sete cabeças, na verdade, era um inocente e inofensivo gatinho. De uma cabeça só.

[09/11/2005]

(UPDATE: Quer ver a continuação disso?  Clique aqui para acessar o post com os links da saga completa)


Mauricéia –  Salvador  –  10/11/2005 ~ 10:49
Eu na época que fiz auto-escola sabia fazer baliza, depois fiquei mto tempo sem dirigir e como tudo é treino nessa vida, esqueci como se faz as tais, agora tenho uma tática, só estaciono em esquina e em final ou início de garagem, pra que sofrer, não é mesmo? até pq meu carro não tem direção hidráulica, ai tem q suar. Beijos.

Hipácia –  Johannesburg  –  10/11/2005 ~ 14:59
Sempre fui de achar jogos eletrônicos uma grande bobagem, e de me gabar de não perder tempo com isso – enquanto minhas irmãs são capazes de passar horas seguidas em frente ao computador finalizando jogos com milhares de fases, que depois viram filmes de ação no cinema. No entanto, uma das primeiras perguntas que minha instrutora me fez, na primeira aula de direção, foi exatamente se eu tinha o hábito jogar. Não demorou muito para comprovar a razão que ela apresentou: ela disse que as pessoas que jogavam video-game tinham mais facilidade em memorizar e executar as seqüencias de ações necessárias para dirigir. Não fui exatamente mal nas aulas, e consegui obter minha carta na segunda tentativa – da primeira vez realizei o percurso inteiro sem trocar de marcha (pulei essa etapa, perdi uma vida), mas até hoje sinto que meu raciocínio é um pouco mais lento do que o ideal, em trânsito. :^(

mariana –  araçatuba sp  –  01/12/2005 ~ 17:32
oi tudo bem ,estou vivendo este dilema estou apredendo a dirigir e me acho um asno tudo q vc passou eu também estou passando e lendo a matéria me senti melhor por saber q ñ sou a única q tem dificuldades para aprender a dirigir

Emilia –  Umuarama/PR  –  06/12/2005 ~ 11:59
Finalmente encontro pessoas como eu, que sofrem pra aprender a dirigir. Sinto-me mais humana agora, achava que eu tinha algum problema…

Vanusa –  Betim  –  25/12/2005 ~ 19:14
Passei na legislação e estou com muitos estimulos para começar a dirigir! Li e gostei muito do seu texto, bem articulado, humorado e sincero. Aprendi muito. ¡Besitos!

elis –  Vila Velha(ES)  –  06/02/2006 ~ 11:10
Parabéns vc expressou exatamente o que estou sentindo,fico feliz em saber que não sou a única e afinal pasou na prova de trânsito? Abraço de Elis.

cristina –  cuiaba  –  13/02/2006 ~ 15:31
muuuiiiito legal! Comecei o processo de apreender a dirigir, estou em panico sinto-me incapaz a cada aula que faço, conheco molequinhos de 14 anos que só de olharem já sabem dirigir isso me deixa frustrada e o pior tenho carro a 02 meses e fica mais parado que andando. Imagina voce sair de casa pegar onibus entupido, pagar passagem, acordar cedo, enfrentar o sol de Cuiabá,e o carro parado!!!, não sei se é pior pagar a prestação do financiamento sem usufruir do bem ou ouvir comentarios do tipo voce ainda não conseguiu?!!! Olha só Deus para me ajudar mas eu creio que vou ainda sair para onde eu quiser com meu carro e ainda vou ajudar quem não apreendeu. Eu sei que essa fase vai passar!

Tristinha –  Brasilia  –  08/03/2006 ~ 19:39
Hoje fiz meu exame de direção e reprovei.Chorei muito e quase tudo que você escreveu é exatamente o que sinto ou senti.Não sei se um dia serei apta mas vou tentar renovar minhas forças e fazer de novo. Me senti a pior pessoa desse mundo depois do dia de hoje. Obrigado pelo seu texto.

Ana paula –  belo horizonte  –  11/03/2006 ~ 19:11
Estou numa situação muito parecida com a que você descreveu ,não estou conseguindo entender baliza e nem dar ré estou apavorada,nunca dirigi já fiz 20 aulas

JU –  BH  –  13/03/2006 ~ 13:07
Olá… hoje foi minha primeira aula de direção. Tenho 24 anos e nunca havia sentado no banco do motorista. O cara já me colocou pra subir e descer morro, passar perto de escola… fiquei apavorada e cutuquei a internet pra ver se encontrava algum texto que me confortaria. Encontrei o seu. Depois de ler os dois últimos parágrafos, até fiquei mais animada. Acho que amanha estarei mais confiante. Valeu!!

Rô Nunes –  Curitiba  –  27/04/2006 ~ 17:22
Sabe qdo vc se identifica por completo com aquilo q está lendo? Foi assim, qdo li o seu, Vanessa. Até o detalhe do piano, igualzinho! E os esquemas não escritos, então? São as mesmas dificuldades que encontro. Vou para a 7ªaula e me sinto como um bebê sem a mãe. Credo! Mas,eu vou superar, principalmente depois que eu li seu texto, eu tenho certeza de que vou! Um abraço e obrigada por ajudar a tanta gente, sem saber.

.

31 Comments on Aprendendo a dirigir

  1. Meu Deus!!
    Estou vivendo exatanmente igual. Não consigo aprender de forma alguma. Paguei aulas extras e o instrutor péssimo só piorou. Não sei mais o que fazer.

  2. Não consigo dirigir na linha reta. Vou para cima dos carros no lado direito. Não tenho coordenação motora. O que fazer?

  3. Realizei meu grande sonho tirar a carteira hoje nao sei se sei dirigir parece que a auto escola a gente aprende nada certo meu marido disse vc nao aprendeu nada
    Fico triste talvez seja incapaz mesmo as mulheres todas sao inteligentes Eu burra deve ser quero vender meu carro urgente ter um carro parado na garagem para que muito triste com minha incapacidade

    • Oi,Rita.Espero que você tenha conseguido dirigir.Eu estou na riso.Você é capaz como tantas outras pessoas…É só i segura…Trabalhe muito isso,confie em DEUS é lute pelo seu sonho.

  4. Que texto maravilhoso! Me identifiquei muito! Estou precisando ter mais coragem, está sendo difícil! Mas ter fé que irei conseguir!

  5. “Sem contar que entrava à esquerda quando ele dizia direita e dava o pisca para a direita quando queria ir para a esquerda.”

    É isso o que está acontecendo comigo, fiz pouquíssimas aulas e a instrutora já em uma das primeiras aulas estava dizendo que na prova prática ninguém iria me dizer o que fazer, e agora já disse que não vai mais me dizer nada pois tenho que fazer sozinha

    Estou pensando em trocar para alguém mais paciente, não consigo relaxar com a instrutora atual.

  6. sou habilitada a 10 anos e tenho muito medo de dirigir, paguei 20 aulas com um instrutor bem bacana o CLEYTON da auto escola pilotando bem,ele me joga em grandes avenidas, br e marginal , nao vou negar que ainda nao perdi totalmente o medo, porem to mais confiante,meu marido que nao tem muita paciencia ,me chamou para dar uma volta e ir no restaurante buscar feijoada,pensou que eu nao uria, enganou se peguei o carro e fomos, estacionei atras de outro carro , ele disse e agora p vc sair, coloca a re e acelera, falei negativo,so vou usar a embreagem,ele falou vc n consegue,falei consigo sim,fiz td bonitinho ele me deu os parabens e falou agora e so praticar td dia q vc vai ficar cada vez melhor,vcs n fazem ideia d como e bom ouvir isso do marido que dirigi mt,pra muitos isso e nada ,mas para eu ,foi maravilhoso

  7. Esse foi o meu dilema anos atrás… Não me considero burra, mas quando comecei as aulas práticas me vi como uma completa idiota. Tinha 19 anos e a sensação era de que estava torcendo o meu cérebro para aprender. Não conseguia dirigir direito, cada aula era pior que a outra, e no final das contas sempre me sentia a pior aluna do mundo. Tinha consciência que seria reprovada no exame, mas mesmo assim eu o fiz. Aproximando o dia da prova, uma professora da autoescola me orientou a escrever cada passo do teste, e eu o fiz por uma trocentas vezes. Confiei em Deus pela fé e fiz esse exercício escrevendo. Resultado: passei de primeira e o esforço que fiz para aprender me tornou uma boa motorista. Se tivesse lido esse post tempos atrás não teria me sentido tão mal… Espero que muitas mulheres o leiam, e quem sabe não vejam o meu singelo comentário. Gosto muito desse blog! Deus abençoe!

    • Que bom ler isso, Gabriela bom saber que se tormou uma boa motorista, espero em Deus conseguir tbm pq ta difícil vontade de desistir.

  8. Olá, Vanessa!

    Hoje voltei da aula de direção me sentindo um lixo, pior ainda: a maior burra do planeta. Tive a sensação que acabara de descobrir que tinha alguma deficiência. Chorei muito e estou decidida a desistir. As cobranças do instrutor e a dificuldade em obedecê-las me fizeram sentir incapaz.
    Procurei na internet algo que retratasse o que eu estava sentindo e me deparei com o seu texto. Tudo o que vc expressou de forma muito humorada me tocou bastante pois retrata a minha situação: sou estudiosa, gosto muito de ler e sempre planejei tudo o que vou fazer ou falar. Sou professora metódica e me considero de inteligencia razoável. Mas após as “caretas” do instrutor, os suspiros de impaciência, as reclamações, demonstram que EU NÃO VOU CONSEGUIR.
    Diante de tanta cobrança, a certeza que eu tenho que nunca vou conseguir passar no exame.
    Outra coisa, tantas cobranças, expressões de desagrado produzem um efeito totalmente negativo em mim: não consigo seguir as orientações, faço tudo errado e minha mente simplesmente não funciona.
    Fiquei muito feliz em ler o seu texto mas estou decidida a abandonar as aulas.

    Um grande abraço!

    Verane de Cassia

      • Desculpa me meter, mas sou exatamente assim, estou tentando aprender, mas não está funcionando; eu simplesmente não decoro o passo- a passo; e, pra piorar, a instrutora, que era gente boa no princípio, está se tornando meu pior pesadelo (eu tive um instrutor antes dela que também era péssimo!)
        Nada me tira da mente que eu tenho dificuldade de aprendizagem e estou em tempo de desistir.-

      • Gente incrível como me identifiquei também .sou estudiosa, gosto de ler e me considero uma pessoa que aprende com facilidade. Já fiz 16 aulas e ainda tenho muita dificuldade principalmente no controle da embreagem e nem fiz balisa. Fiz aula com outro instrutor sem ser o meu. O cara me desestruturou, eu não conseguia fazer nada certo. Depois disso desanimei e pensei até em desistir. Não sei o que acontece comigo, mas parece que quando entro no carro fico com demência sei fazer o certo, mas faço errado.

  9. Vanessa gostei muito da sua história. Estou nessa saga de auto escola tbm. Nas duas primeiras aulas era um instrutor sem paciência. Me senti péssima, uma inútil. Sério nunca fui de ter baixa auto-estima assim, mas nesse dia… Meu Deus… liguei pra minha mãe aos prantos… dizendo que não ia conseguir. Confesso sou péssima de coordenação motora, até no vídeo game. Mas puxa nunca tinha dirigido na vida… completamente sem noção. Coloquei na cabeça que não iria dar conta… afetou muito meu desempenho. Mas graças a Deus troquei de carro… e acompanhado um novo instrutor. Mais paciente. E troquei meu pensamento. Meu trabalho exige tanta atenção e concentração quanto dirigir… e faço bem feito. “NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO CONSIGO APRENDER DIRIGIR”, pensei. Já fiz 16 aulas… eu sinto que melhorei muito… pra quem não tinha nenhuma noção… Mas minha coordenação não é 100%… ainda fico com medo dos pedais kkkkkkkk e tbm tenho dificuldade nas curvas… pra piorar a situação não estou tendo muita noção de espaço… =/ Há dias que sou muito boa na aula… e dias que nem tanto… Mas como você disse… virou questão de HONRA. Tenho fé que Deus vai me ajudar… e sua história tbm me motivou mais… Obrigada…. bjs

  10. Olá Vanessa,

    O q vc descreveu é exatamente o que eu estou passando na auto escola da minha cidade. As suas dúvidas e seus medos são os meus. Também questionei: se pessoas com pouca (ou até sem nenhuma instrução) conseguem aprender a dirigir pq q eu, que sou instruída, tenho cultura e informação não consigo vencer esse desafio? Será que a idade tem influência nessa questão de aprendizagem pois tenho 54 anos? Será? Será? Não quero acreditar que a idade é fator limitador … Aprender a dirigir é algo que sempre quis mas somente a pouco tempo consegui adquirir um carro que só n está parado na garagem pq meu filho o dirige. O mais difícil por enquanto na minha aprendizagem é a falta de concentração, é fazer as conversões pq ora ao virar uma esquina vou muito pra dentro, quase subo na calçada e qdo tento desviar de algum carro fico com medo pensando q vai bater e as vezes invado a pista contrária. São tantas informações, tendo a necessidade de fazer quase que tudo ao mesmo tempo que eu fico tonta, nervosa, e aí mal consigo prestar atenção no que o instrutor diz. Ao fazer a sétima aula, durante uma conversão, passei com o carro muito rente à calçada e a calota arrastou e amassou um pouquinho. O instrutor, que já estava irritado comigo por causa da falta de atenção e de paradas bruscas mandou eu parar o carro imediatamente, desceu olhou a calota arranhada e amassada (só um pouquinho), ficou furioso e disse que a auto escola iria cobrar dele prejuízo. Fiquei arrasadíssima, meu emocional ficou abalado, me senti a mais burra das burras. Não quis mais fazer aula naquele dia, falei com ele que iria pagar o prejuízo, insisti pra me mandar a conta. No dia seguinte fui à auto escola e pedi para cancelar as aulas daquela semana. A minha vontade foi desistir mas meus amigos e meu filho estão me incentivando a continuar. Ainda n voltei a fazer as aulas que restam mas esta semana que está se iniciando voltarei. Com medo mas voltarei se Deus quiser. Tenho de voltar. Preciso vencer essa batalha, esse “monstro” …Ai meu Deus!!!

    • Gilcéa, não desista! Leia todos os textos da saga neste link, para ver como terminou minha história, que não foi nada fácil: https://www.vanessalampert.com/?p=1571

      Eu desisti, depois voltei e coloquei na cabeça que não desistiria até conseguir ser uma excelente motorista. Era uma questão de honra! E se eu, distraída e desastrada como eu era, consegui, você certamente conseguirá! A idade não influencia nessa questão, o que manda é a sua cabeça. Faça com que seja uma questão de honra. Nem que tenha que mudar de instrutor ou até de auto escola, nem que tenha que fazer infinitas aulas práticas…só não desista. Aí você não dá chance para o fracasso. E vai descobrir que o monstro é apenas um bichinho esquisito, você é muito maior e mais forte do que ele.

      Beijos!!

  11. Foi assim que mim senti ao fazer a auto escola, meu estrutor era completamente sem paciência e bruto,só de pensa em fazer algo erado mim dava pânico, pois ele gritava o pior é que isso mim refletiu muito após passa no DETRAN ,na realidade na auto escola eles só te ensinam a passa na prova
    e não a dirigi ,ainda estou apanhando muito ao dirigi ,mais com fé em Deus e muita força de vontade vou consegui perde esse medo. Obrigada

  12. Tirei minha carta a 5 anos, fiz aulas p/ habilitados e a um mês comprei um carro. Nesse meio tempo não dirigi mais.
    Estou dirigindo o carro desde o 1º dia. Confesso que já cometi muitos erros no transito, mas penso assim:
    Que o erro que cometi ontem, vou tentar não cometer hj. E assim estou melhorando e aprendendo a cada dia.
    Mas não é facil. Se não tiver persistência, vc desiste no 1º erro.
    Mas é na insistencia que vamos aperfeiçoando e ficamos cada vez mais craques.

    Espero ter ajudado.

  13. Eu estou passando pelo mesmo problema mas já tenho carteira e não dirijo pois faço coisas erradas.Meu esposo só me critica.Mas sei que ainda vou dirigir muito bem.

  14. comecei fazer aulas praticas mais estou com pouca coordenaçao motora dos pedais e pisca estou na 7setima aula e estou com um otimo professor o sr. claiton da cfc da centauro e um otimo estrutor pasciencioso estou aos poucos conseguindo e creioque vc conseguira ,pois nessa vida tudo e possivel pensamento positivo a chama forte do vou vencer vou conseguir ,pois mesmo se nao passar faremos de novo pq o cair ; o errar e humano mais DEUS E FIEL VENCER E PRECISO E SO PROSSEGUIR DEUS ESTA CONTIGO E POR ISSO QUE TE DIGO VC VAI CONSEGUIR;

  15. Ai Meu Deus eu to com Medo!!!kkkk em Agosto sou Eu, já to vendo que vou rir muito e pagar muito mico! tá me ajudando Muito vanessa, muito bommmmm, Ameiiii!!!!!!
    bjãooo

  16. Estou ainda nas aulas teóricas, sou bastante curiosa e presto atenção nas dicas importantes em sala de aula, porém o maior medo e preocupação, é quanto a começar a aprender realmente a dirigir. E hoje apesar de todo medo, fui com o meu marido para um lugar tranquilo, precisava pelo menos tentar entender como ligar o carro, conhecer os pedais e sair com o carro, confesso que tremi as pernas, as mãos gelaram, mas mesmo assim fui… Não é nada fácil, são muitas informações em um único tempo… atenção, concentração, domínio nos pés, mãos, marchas, retrovisores, e o maior problema para mim é a minha coordenação motora. Fiquei triste porque ouvi o meu esposo falar que até mesmo uma criança de 8 anos, seria capaz de ligar o carro e sair reto. Confesso que ouvir isso desanimou, porém pensar em desistir jamis. Pensamento positivo e acreditar que sou capaz, e que um dia eu chego lá.
    “Não existe medo que não se enfrente, não existe dificuldade que não se supere.”

    • Ao ler “até mesmo uma criança de 8 anos seria capaz de ligar o carro e sair reto”, lembrei que aos 8 anos eu ainda não tinha conseguido me livrar das rodinhas da bicicleta…hahahaha…todos os meus coleguinhas já sabiam andar de bicicleta e eu lá, com rodinhas de apoio…rs…

      Cada um tem seu ritmo, geralmente os homens têm maior facilidade em aprender essas coisas. No começo parecia que eu nunca iria conseguir aprender, essa descoordenação que você descreveu…aff…era um terror. Mas pode ter certeza de que vai conseguir. Hoje todo mundo elogia meu jeito de dirigir e já faço no automático as coisas que no começo eram um suplício para mim. Avise na autoescola que você quer um instrutor bem paciente. Se pegar um impaciente, não hesite em pedir para trocar. Mas fique tranquila e faça quantas aulas forem necessárias para você desenvolver segurança.

      E seu marido não passou no teste para instrutor de direção…hahahaha…mas não fique chateada com ele, no fundo, no fundo, ele quis te ajudar, só não fazia ideia de como conseguir isso…rs…

      Beijos!

  17. Poxa, amei seu comentário, me estimulou a continuar, fiz a segunda aula prática hoje, vim para casa me sentindo tão pequena, snifff!Obrigada, me você me fez dar boas risadas!!!

    • Sil, vai fundo! Em determinado momento eu achei que não fosse conseguir, mas hoje tenho minha carteira definitiva nas mãos e recebo vários elogios por ser ótima motorista! Quem diria, não?…rs… Mas coloquei na minha cabeça que eu iria até o fim, mesmo que tivesse que fazer quinhentas aulas práticas. Não precisou de tanto…hehehe…

      Tenha perseverança! Depois me conte o resultado!

      Beijos.

  18. querida amiga Vanessa,adorei sua história porque se identifica muito com a minha.Após lê-la fiquei mais encorajada a seguir meu objetivo que é de passar custe o que custar,mas desta vez com mais confiança e tranquilidade,porque sei que não sou a única a ter medo,ansiedade,nervosismo e de tudo um pouco.Um grande Bjuuuu!!! e obrigadaaa!!!!

    • NOSSA , AINDA NEM ME MATRICULEI NA AULA DE VOLANTE , MAIS É EXATAMENTE ASSIM QUE ESTOU ME SENTINDO ,O MEDO TOMOU CONTA DE MIM POR INTEIRA , IMAGINE QUANDO EU ESTIVER LÁ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *