Graminha de trigo

savanas

Eu comprava isso para os meus gatos na feirinha orgânica de Porto Alegre. Comprava várias bandejinhas e montava em cima de uma bandeja quadrada de madeira (já que o Tiggy queria deitar nas bandejinhas minúsculas de grama, o que as amassava e impedia que os outros comessem). Muita gente que viu as fotos do Tiggy deitadinho na grama na época me perguntou como eu fazia. Era chato porque eu comprava pronto em Porto Alegre e não conseguia ajudar quem estava em outra cidade.

Hoje me deparei com um fórum de mamães de porquinhos da índia e descobri um passo-a-passo feito por uma moça que se identifica como Panqueca. Vou colocar o PAP dela aqui e o link para vocês acompanharem o tópico inteiro, que é muito interessante. E se você tem porquinho da índia e ainda não conhece o fórum, pode te ajudar.

Bacana saber que isso serve não apenas para gatos. Aliás, se você não tem gatos, nem porquinhos-da-índia, mas se interessa por alimentação natural e saudável, essas são as graminhas utilizadas na fabricação do suco de clorofila. É para isso que os japas de Porto Alegre vendiam, aliás, e ficaram um pouco chocados quando a sem noção aqui resolveu dizer que os gatos adoravam deitar naquela grama (eu achei que eles ficariam felizes em saber).

Bem…bora para o PAP da Panqueca (não é receita de panqueca, tá? Panqueca é o nome da porquinha-da-índia da moça. Achei o máximo, já que minha gata se chama Ricota):


“Faça você mesmo: Grama para porquinho!

Olá pessoal! Vi essas dicas e resolvi seguir, e agora compartilho com vocês: GRAMA DE TRIGO!


Os porquinhos amam, além de ser super nutritiva! E o melhor, é super fácil de fazer, e você não precisará nem de solo (terra) para isso.

Você vai precisar de:

– Trigo em grãos (integral);

– Pote plástico escuro e tampa;

– Bandeja plástica ou algo similar;

– Plástico para cobrir a bandeja;

– Papel toalha;

– Água;

– Carinho!


Siga o passo-a-passo abaixo:

Compre trigo em grãos, assim:

trigo

2

Coloque um punhado de grãos de trigo de molho em água num pote escuro, e cubra. Deixe de molho por 24 horas.

3


No dia seguinte, algumas sementes já estarão até brotando. Escorra.

4

Prepare uma bandeja plástica.

Forre a bandeja com algumas folhas de papel-toalha e espalhe as sementes por cima.

5

Molhe bem e cubra com um plástico (pode ser desses de cozinha).

6

Deixe coberto com plástico por 2 a 3 dias, num lugar que receba bastante luz solar (sem pegar sol direto!), sempre observando se está úmido (é importante estar sempre úmido).

7


Mantenha úmido, as sementes vão brotando…

8


Com 3 a 4 dias, estará assim, e você pode retirar o plástico. Mantenha em local iluminado e não se esqueça de regar ou borrifar água umas 2x ao dia!

9


Com cerca de 6 dias, estará assim…

10


Mantenha em local arejado, e observe a raiz, pra ver se não há formação de mofo.

11



Com 7 dias… um “tapete” de grama lindo!

12

Você pode deixar crescer por mais uns dias, ou, se for ansioso como eu, pode dar aos seus porquinhos!

13

Eu fiz 2 bandejas dessas, coloquei uma inteira pra ver como reagiam. Gostaram muito! Mas como elas puxam a folha e vinha a raiz e tudo mais, bagunçando, resolvi cortar a grama e dar assim:
(Nota da Vanessa: isso serve apenas para porquinhos da índia, se você cortar a graminha para os gatos, perderá toda a graça e eles ignorarão solenemente. Deixe que arranquem, que deitem em cima, arrastem pela casa…ou todo o trabalho terá sido em vão, a menos que você fique segurando os toquinhos de grama até eles terminarem de comer, o que, convenhamos, não é a ideia)

14

Cortando a grama assim, dá pra deixar crescer novamente na bandeja por mais 1 ou 2 vezes. Com o tempo, como não há solo, é normal que comecem a se formar fungos nas raízes. Aí, é hora de descartar tudo e começar novamente!

Mantenha a graminha úmida mas não molhe demais, para não estragar as raízes.

Se preferir, pode plantar em vasos com terra, assim não terá o problema do mofo e poderá cortar e deixar crescer novamente por mais vezes.”

No tópico do fórum, há pessoas dizendo que plantaram alpiste (é o que a gente encontra pra vender em pet shops, em potinhos minúsculos e ridículos, que só servem mesmo para filhotes igualmente minúsculos e ridículos), outras dizendo que plantaram o trigo na terra. Clique aqui para acompanhar o tópico.

Vou fazer, preciso arranjar uma bandeja baixa do tamanho que o Tiggy gosta, para iniciar o processo. O bom é fazer duas, alternadas, para sempre ter uma graminha pronta quando a outra já estiver detonada.  Porque, sejamos sinceros, é bem fácil detonar matinho…

deitado2

…Não é?

deitado

.

30 comentários sobre “Graminha de trigo

  1. DENISE disse:

    Oi!
    Vi que vc teve dificuldade pq os gatos arrancam tudo… aqui em casa coloquei uma meia calça e as graminhas nasceram entre os furos da meia, impedindo que minha cadelinha arrancasse e espalhasse tudo…

  2. Thalita de Lima Paganelli disse:

    Olá. Sei que o post é bem antigo, mas onde vc consegue encontrar a bandeija baixa assim? Poderia indicar?
    Obrigada

  3. Aparecida disse:

    Vou plantar tenho certeza que o meu porquinho da india Shoyo vai adorar… já estou cansada de ficar procurando capim pra ele, tenho medo de pegar algum capim com veneno e fazendo assim como vc postou não corro este risco.

  4. Adorei!!! Essa graminha pode substituir o feno? Pega na minha região? Moro em Manaus, Amazonas…

    PS.: seus pigs são muito fofos

  5. Caros bom dia,
    Fiz a plantação tudo certinho, as graminhas estão verdes e bonitas, porem, a terra(base) está com mofo. O que faço?
    Posso consumir para fazer sucos ou faz mal?

    att
    Rose

  6. Adorei! Minha porquinha Charlotte agradece ! Mora em ap e temos sempre que correr atrás de grama para ela, pq feno é difícil encontrar. Já tentei fazer com alpiste e oferecer, mas ela não comeu. O trigo ela amou! Bjão

  7. Vanessa
    que matéria bacana !
    eu simplesmente amei, tudo que eu precisava.

    minhas 6 gatinhas agradecem as dicas 😉

  8. Olá Vanessa.
    Adorei sua ideia, vou fazer para meus porquinhos da índia. Não tenho mais gatos, que por sinal adoram uma graminha, só fiquei triste com uma coisa.
    Porque disse que ” só servem mesmo para filhotes igualmente minúsculos e ridículos “.
    Filhotes são legais e divertidos, e umas fofuras. Não fale assim deles =(
    O Tiggy é lindo! Parece com o que eu tinha um verdadeiro Garfield.
    Um super beijo.

    • hahahaha Não se preocupe, Erika, o “minúsculos e ridículos” tem sentido de “ridiculamente minúsculos”, colocado nesse formato apenas para fazer um jogo de palavras com os “Potes minúsculos e ridículos”. É lógico que eu acho filhotes legais, divertidos e fofos. Quem não acha? :)

      Beijos!

  9. Luiz Artur Pimentel disse:

    Minha amiga, o que você postou é sensacional, mas eu acho que voce desconhece o grandioso poder que dizem ter a grama de trigo. Averigue sobre isso e poste o resultado. A grama de trigo é o maior reequilibrador do organismo humano! Sabia?

  10. Icaro disse:

    Ensinando a fazer um gramado para o seu gato (e, a propósito, que gato mais lindo) você também acabou ensinando milhares de cervejeiros caseiros pelo Brasil a como maltear trigo (ou qualquer grão) em casa e poupar um bom dinheiro. Quero agradecer em nome de todos eles. Muitíssimo Obrigado.

  11. jose julio scatolin disse:

    Bom encontrar gente falando de gatinhos. Tambem temos 5 deles, mais 2 cachorras mais 1 coelho, todos dentro de casa. Só olham a rua pela grade da frente. Assim ficamos mais despreocupados. São nossos chodós. Fiz essa experiencia da graminha e deu resultado excelente. Todos apreciaram a novidade. Agradecemos quem teve essa brilhante idéia. Tudo para o bem dos nossos queridos bichinhos. Parabéns a todos voces.

  12. Cláudia disse:

    ei amei a ideia, meus gatos moram em apartamento e realmente sentem muita falta de um verdinho….
    e, muito linda a foto do gato deitado no meio da graminha! valeu por compatilhar.

  13. Fabiana Keller disse:

    Eu já plantei painço, também comida de passarinho e cresce bem rápido, mas sempre plantei na terra em potinhos minúsculos e ridículos mesmo…

  14. Adorei a ideia vou providenciar, porque alem de gatos, tenho uma porquinha-da-india que vai adorar !!!! Peteca vai se esbaldar na graminha saudavel…….a minha fica solta, mas tomo o maior cuidado, porque meus bichanos, na verdade so um deles, acha que pode ser um brinquedo legal entao a vigilancia e cerrada…..rs….mas os outros nao se incomodam e nem se interessam por ela, nao sei se eh porque o Chu e persa, e tem um instinto de cacador, nada que eu nao consiga controlar e amar demais essas criaturinhas, a sem falar nos cachorros…..convivem todos em harmonia………..
    Mas obrigado pela dica, quanto a Panqueca conheco essa porquinha linda……

  15. Regina disse:

    Adorei a ideia e vou fazer para os meus 7 gatinhos adotados…hehe.
    Obrigada pela excelente ideia. :)

  16. Olá!! Tewnho um gato a seis anos, meu primeiro gato. E na verdade ele nem era meu, ele era da minha vizinha e um dia eu fiz um carinho nele e ele veio na minha casa e nunca mais foi embora. Uma verdadeira historia de amor, sabe? No entanto, ele tem estado bem triste, as vezes mia muito na janela, parece entediado. Acredito que ele mie tanto na janela por sentir falta do gatinho de outra vizinha que as vezes vem brincar com ele. Será que ele sente falta de uma companhia felina??? Pensei em pegar outro gatinho para ser seu irmão, lhe fazer companhia, brincar, mas tenho medo que ele não goste. Aliás fico muito preocupada pois ele é bem ciumento comigo. Que a felicidade dele sabe, e se um irmão vai lhe deixar mais feliz, ficaria muito feliz em ter outro gatinho em casa junto comigo e com o Angel. Vc pode me dar umas dicas, me ajudar nisso um pouquinho???
    Obrigada desde já!
    ps: se puder me responder por e-mail e a gente ir conversando sobre o assunto ficaria muitíssimo grata mesmo!!!!

  17. Dai disse:

    Adorei o Tiggy ele é muito lindo.
    As minhas crianças adoram uma graminha dessas que nascem no quintal mas tenho receio de dexá-las sair meus vizinhos não gostam de animais e poem veneno, eu dou a graminha segurando os raminhos coisa de muita paciência, rsrs, agora vou testar a do trigo adorei a idéia espero que elas gostem.
    Assim que conseguir as sementes e testar aviso se deu certo.
    Bjos!!!

    • Dai, a melhor coisa que você faz é não deixá-los sair. Gatos não precisam sair e os mantendo dentro de casa você evita que corram riscos desnecessários. Aqui em casa, telei todas as janelas, ninguém sai e ninguém entra…risos…

      Tenho certeza de que os seus gatinhos irão adorar a graminha de trigo! Olha que chique, eles vão comer graminha de trigo orgânica!!! Eu gostei que cresce rapidinho, isso é uma mão na roda. Me conte o resultado, sim. As sementes você encontra na seção mais natureba do supermercado, ou em casas de produtos naturais. Achei o máximo descobrir que essa da Yoki brota!

      Beijos!!!

  18. Cass disse:

    Não tenho nada contra trigo rs, mas é que eu tenho milho aqui sempre, por ser fácil de encontrar em qq supermercado. O grão de trigo acho que só em casas de produtos naturais, né?

    • Olha, diz a lenda que se encontra grão de trigo na seção de coisas saudáveis dos grandes supermercados (mas vi quem encontrasse em mercadinhos, também). Acho que a gente só não encontrou porque não procurou ainda…risos…

  19. Será que funciona tb com milho? Vou tentar. Aqui eu sempre plantei em terra, mas minhas pestinhas peludas puxam as folhas com violência e sai a raiz suja junto, aí não deixo mais eles comerem no pote, corto e ofereço (sim, eles aceitam a graminha cortada rs).

    • Cass, pesquisei e achei esse outro link, uma moça falando que planta milho de pipoca! Mas é em terra, deve ser como você faz. http://loucadosgatos.blogspot.com/2010/07/grama-de-gato.html

      Testa e depois me diz se deu certo, deve funcionar…mas o que você tem contra o trigo?…risos… E eles aceitam a graminha cortada, atirada assim no chão???? Menina, você tem porquinhos-da-índia disfarçados de gato…hahahaha….

      O povinho aqui mastiga as folhinhas, corta bem direitinho, ninguém nunca pensou em puxar para arrancar a raiz, mas é melhor não dar ideia…risos…

  20. Aglaé Dutra disse:

    Oi Vanessa!
    que amor os porquinhos né? não sabia que eles tbm gostavam. A minha também gosta (de comer) e eu também comprava dos Hatori, na redençao…Achei uma graça o teu Ricota deitado na grama, que figura…bjo Flor!

    • Vanessa Lampert disse:

      Muito fofos, né, Aglaé? Ah, o Tiggy mandou dizer que Ricota é a menina, o amarelinho é o Tiggy (tentei colocar o nome dele de Provolone ou Cheddar, mas ninguém deixou)…risos…

      Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *