O protetor solar é seu amigo

gord_icm1104509_f1_3
Nunca mais me esquecerei de usar o protetor solar, nem subestimarei seus poderes após conhecer essa história. Este homem tem apenas 69 anos, seu diagnóstico é “dermatoheliosis unilateral”. Por ser caminhoneiro, o lado esquerdo de seu rosto ficou mais exposto aos raios UVA do que o direito…o resultado foi um fotoenvelhecimento mais acentuado do lado que recebeu mais sol.
O relato de caso (em inglês) está no seguinte link: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1104059
Eu tenho um bem legal da Neutrogena que não fica melecado, excelente para peles super oleosas como a minha. Lembram do post “Embalagem e conteúdo”, que escrevi aqui? Naquela foto eu estava indo me encontrar com minha primeira insolação, que me rendeu rugas horizontais instantâneas na testa, que me acompanham desde os 13 anos…e tenho certeza de que minha pele só agora está mostrando o restante dos danos daquele episódio e de tantos outros. Ok, não preciso usar chapéu e mangas compridas todas as vezes em que me expuser ao sol, como já cheguei a fazer no final da adolescência, mas é melhor começar a levar a coisa mais a sério.
.

3 comentários sobre “O protetor solar é seu amigo

  1. Daniela disse:

    Oi Vanessa,

    Eu não tinha experiência com base, então só posso dizer que não sinto uma vontade incontrolável de lavar o rosto depois de passar a normateint. E até consigo deixá-la até o final do dia.

    A mesma dermato indicou o hidratante calmance, para usar junto com o clareador à noite. Não é oleoso, mas não uso durante o dia, então não sei como ele se comportaria junto com o protetor e a base. Eu uso protetor no rosto desde os 30 anos, mas só usava isso e batom (e uns creminhos à noite, para acne). Agora uso isso e mais a base.

  2. Daniela disse:

    A minha pele também é muito oleosa, e agora eu finalmente achei o protetor solar ideal para mim, é o heliocare gel 90. É caaaaro, mas vale muito a pena. A dermato também diz para eu usar base por cima, porque tenho tendência a melasma e ela diz que nenhum protetor sozinho é suficiente, tem que ter alguma barreira física também. (ela indicou a da vichy (normateint). Eu nunca gostei de usar base, pó, etc, mas acabei me adaptando a essa dupla.

    • Já eu, não saio de casa sem base e pó…rs…(e rímel e lápis preto e alguma coisa para preencher as sobrancelhas…) Você está gostando do normateint?

      Esqueci de colocar o nome do filtro solar que uso: Neutrogena Ultra Sheer Face Toque seco FPS 70. Não lembro quanto custou, acho que uns cinquenta pila. Esse heliocare gel 90 eu nunca usei, mas fiquei curiosa :-) Vale a pena sim, Daniela, porque daqui a alguns anos, se a gente não se cuidar, vai gastar muito mais tentando consertar o que muitas vezes é “inconsertável”. Chato é aquele período de adaptação a novas rotinas, não se esquecer de jeito nenhum de colocar o filtro solar, base, pó…mas depois que se torna um hábito, é tudo muito mais fácil. Agora só falta eu conseguir encontrar um bom hidratante que não faça minha pele parecer uma refinaria ao final do dia…risos…

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *