Como ler até o fim?

Eu leio rápido. Sim, eu leio muito rápido. Exige bastante da minha cabeça, mas posso ler um livro de 200 páginas em poucas horas, se hiperconcentrar. Não é uma habilidade especial de X-Men, não sou uma super-heroína…rs…minha teoria é que isso é fruto do hábito. Quanto mais você lê, mais rápido você lê. No entanto, a pergunta dessa leitora merece um texto-resposta, pois pode ajudar outras pessoas:

Ei Vanessa, como vc consegue ler tantos livros? Comecei ler amor de redenção há 3 meses e ainda não terminei.

Esta pergunta engloba aquelas que dizem que não têm tempo para ler. Ela ainda não tinha percebido que seu problema não era a falta de tempo para ler, ou alguma dificuldade com a leitura, mas o fato de ela não estar valorizando.  Quanto mais você se habitua a ler, mais rápido você lê. Mas como criar esse hábito? Pergunto: se alguém te dissesse que ao final da leitura de Amor de Redenção, você ganharia um milhão de Reais, em quanto tempo você o leria? :-)  No entanto, o que a gente ganha com a leitura vale muito mais do que um milhão de Reais, mas como não vem em cédulas, muitas vezes a gente não dá valor.

Você deve olhar como uma atividade importante, tem que valorizar. Sim, eu leio muito rápido, pela prática, mas mesmo sem ler rápido, se você lesse três folhas por dia, por exemplo, terminaria Amor de Redenção antes mesmo desses três meses. Uma pessoa normal deve levar uns cinco a dez minutos para ler isso, ou menos, sei lá. Já pensou? Se você dedicar míseros dez minutos do seu dia à leitura, logo, logo saberá o final da história :-) .

É a questão de organizar o tempo, de fazer novas escolhas. Trocar um pouco do tempo que a gente fica no Facebook ou no Twitter, ou na televisão, por exemplo, por ler nem que seja três páginas por dia (o que ainda é ridiculamente pouco…rs…). Talvez você se empolgue e leia mais…rs…mas tudo é na base da perseverança e do sacrifício, principalmente no começo. :-)

Não pense em ler rápido, mas pense em ler até o fim. O importante é ter pequenas metas. Talvez isso funcione bem para quem está iniciando o hábito. Ao invés de se cobrar ler o livro inteiro e se deixar levar pela ansiedade ao ver que a coisa nunca acaba, coloque a meta de ler no mínimo três folhas por dia. Se você se empolgar e ler mais, não tem problema. No dia seguinte, a meta volta a ser no mínimo três folhas. Não pode ler menos do que isso. Mais do que isso, pode.

Entendo arrastar a leitura de um livro chato. Existem livros com linguagem complicada, mais técnica, mais sisuda, e que ficam mesmo complicados de ler. Mas livros com linguagem mais leve (Amor de Redenção só é arrastado no começo…tendo paciência e perseverança, a leitura deslancha rapidinho), o sacrifício vai diminuindo com o passar dos dias, como um músculo atrofiado que volta a ser exercitado.

Portanto, não se deixe levar nem pela ansiedade de terminar rápido, nem pelo desânimo de não terminar a leitura. As pessoas conseguem ficar uma hora em frente à TV vendo novela, conseguem ficar uma hora e meia em frente à TV vendo futebol, isso sem contar o tempo absurdo que é jogado fora nas redes sociais…nas horas em que você está online, tem a sensação de bem-estar, mas para onde vai esse tempo? É diferente de ler artigos que tragam algo útil para a sua vida. As informações nas redes sociais são voláteis, tenha consciência disso.

Não é errado ter perfis em redes sociais, mas se você passar o tempo todo vendo a timeline no twitter e o feed de notícias do Facebook (ou jogando conversa fora no msn), não fará mais nada na vida e não construirá nada com isso. Tudo deve ser feito com equilíbrio e autocontrole. A propósito, o Davison encontrou a seguinte tirinha para ilustrar o que estou dizendo…rs…

armadilha

Cuidado com essas armadilhas da internet, que sugam seu tempo e sua energia e lhe impedem de fazer o que você realmente gostaria de estar fazendo, se tivesse consciência do quão pouco tempo nos resta, na prática, neste mundo.

.

18 comentários sobre “Como ler até o fim?

  1. Sarah Lunes disse:

    É isso mesmo Vanessa!
    Amar ler, ou ter rapidez na leitura, na grande maioria das vezes, não vêm no DNA, mais isso não quer dizer que não pode ser desenvolvido.
    É preciso um querer real e não fazer essa escolha somente pela EMOÇÃO do momento.
    Isso não leva a nada.
    Não é fazer o que tenho vontade de fazer e sim o que tem que ser feito.
    E acredite, aprendi isso com você então:OBRIGADA B-).
    Que Deus lhe abençoe muito!

  2. izabele disse:

    a senhora fez curso de leitura dinâmica? sabes se vale a pena? é que não sei se funciona…

  3. marisete moreira disse:

    Ola vanessa!
    parabens !!Eu Tenho lido sempre que posso os seus posts e também tenho aprendido muito,já li melhor que comprar sapatos,mulher v,Já doei mais de 30 exemplares da mulher V,para minhas clientes
    e amigas ,e todas adoraram, .Esse é
    o jeito que consigo evangelizar. Um abraço!!!

  4. Gabriela (Sorocaba) disse:

    Verdade, é habito mesmo, estou qse 2 semanas sem livro pra ler, estou esperando chegar o Nada a perder aqui na minha cidade agoniada. Tô ensaiando pra ir la na obreira perguntar o que tem aí que eu já não li… mais eu tenho metas, leio a biblia. Comecei pelo primeiro livro e já estou em Esdras… Ano que vem pretendo pegar capitulo por capitulo e fazer minhas resenhas… Rsrsrrsrs
    Beijos dna Vanessa !

  5. jaqueline disse:

    Ola Vanessa,amo ler livros, principalmente a biblia,confesso que nao tinha paciencia de ler os blogs,mas quando comecei a ler todos os blogs,nao consigo ficar nem um dia sem ler,principalmente o seu,beijos,jaqueline de Valparaiso,Sao Paulo

  6. valdenia disse:

    olá Vanessa!

    Hum adoro ler…não sei ,sempre gostei e concordo com a sr quanto mais leio quero ler para saber não só o final mas o enredo da história! li o livro da dona Cristiane Cardoso( Mulher V )em 2 semanas já o do Bispo(Nada a perder) consegui ler em 3 dias …

    meus parabéns! amo os posts da sr…
    beijinhos e que Deus continue a inspira-la.

  7. Lilian - Campinas disse:

    Olá Dnª Vanessa, achei muito bom este post, eu sempre gostei muito de ler, mais depois de passar pela faculdade confesso que fiquei preguiçosa, a alguns meses coloquei uma meta de ler todas as noites antes de dormir pelo menos 1 capitulo do livro, consegui finalizar o Melhor do que Comprar Sapatos e Mulher V da Dnª Cristiane, mais como somos muito acomodados, levei meses para terminar o Casamento Blindado, acompanho toda semana seus comentários no Site da Dnª Cris e desde então coloquei uma meta de ler pelo menos 1 Livro por semana, como a Srª mesmo falou eu perco as vezes horas na Tv com filmes, ao telefone com as amigas e o horário de almoço jogando conversa fora, agora começarei a investir na minha leitura até porque acompanhá-la nos seus livros não tem sido tarefa fácil…. Beijinhos

  8. Thais M. disse:

    Nossa, amei. Posso dizer que eu era como essa leitora, mas mudei muito, por questão de querer e por eu ser estudante. Sempre gostei muito de livros grandes, mas nunca me incentivei a lê-lo inteiro, até que um dia me peguei presa em um hábito muito feio, e de que eu precisaria dessa habilidade para o meu futuro, e percebi que nem tudo de bom tem a internet, inclusive redes sociais vão garantir a minha profissão. Muito bom, Vanessa! Continue assim! Beijinhos =D

  9. Franklina de Fátima Guimarães disse:

    Bom dia! está a ser muito gratificante ler estes post, porque tinha o hábito de dizer que eu não vou conseguir sem ao menos tentar, isso tem despertado a minha mente no que diz respeito o hábito de alguma coisa, para o aperfeiçoarmos.

  10. milaine disse:

    d. vanessa eu estou amando as coisas que a sra escreve,passa tanta segurança,dá vontade de acabar de ler e ir correndo praticar….um grande beijo e obrigada por me ensinar a gostar de ler…

  11. munique disse:

    Eu gosto muito de ler livros e jornais
    mais eu gosto de ler sempre com o meu dicionario ao lado, antes eu tinha preguiça de ler porque eu não entendia algumas palavras, depois que comecei a ler com o dicionario eu estou lendo até mais rapido. isso pode ser ate uma dica!
    um beijo.

  12. Carine Silva (Porto Alegre-RS) disse:

    Vanessinha…..

    tu disse tudo e mais ainda…. é bem assim mesmo…… falando de Amor e Redenção, eu li duas vezes, na segunda vez li em 6 dias…. e senti falta, rsrsrs……….
    gente eu amo ler….. por mês eu leio no minimo uns 4 livros…. se não for muito grosso, leio mais…. e é ótimo…

    e é mara mesmo dividir isso com vcs….. sou uma apaixonada por livros, amor ler, comprar livris, e dar de presente, é tudo de bom…….
    bjus Vanessinha, seu blog é demais….

    Ca

  13. Renata mendes disse:

    Olá vanessa gosto muito dos seus posts…. Sempre gostei de ler, mas confesso que havia abandonado o hábito da leitura, desde quando o blog de cristiane mudou e os posts de vcs começaram a aparecer mais conheci seu trabalho,seus posts. Posso dizer que eles tem me ajudado muito .. Ah! Li o livro nada a perder em 3 horas ! Quero ler outros….. Por favor me tire uma dúvida, o que é resenha? Aguardo resposta beijinhos

  14. Gerlane Pedroso disse:

    Olá Vanessa,

    Bom você nem me conhece, mas conheci mais sobre a senhora no blog da Cris e me interessei como você escreve bastante e como lê rapido, então eu comecei a acompanhar seu blog também, vi um post que a senhora fala que com a leitura nasce novos neuronios, (acho que é isso). Muitas vezes eu não conseguia ler seus post até o final, me cansava porque era grande. Mas a cada resenha fui me interessando mais eu tenho bastante livros, mas nem lia.. Eu disse lia..
    Eu comecei a ler mesmo sem vontade e fui insistindo.. Hoje pela primeira vez li um livro em menos de 2 semanas por sinal (NADA A PERDER), eu aprendi a gostar de ler e vejo que meu falar, minhas palavras são melhores, eu nunca gostei de português, me arrependo de não ter estudado corretamente nesta materia, mas a minha leitura hoje é melhor, eu leio tudo, agora onde vou faço questão de ler, as palavras estão sempre a nossa frente e eu não me importava, e agora bom eu gosto muito de ler e agradeço por a senhora sempre ensinar que devemos perserverar, eu ainda escrevo algumas coisas erradas ainda gaguejo um pouquinho na leitura em voz alta, mas pode ter certeza, eu aprendi a ler com mais gosto, eu vi isso como um exercicio e é mesmo. Desculpa escrever tanto, mas tenho que te agradecer. Seus posts me ajudou a melhorar meu interior, sei que parece nada a ver, porque é apenas a leitura, mas agora tenho mais vontade até de ler a biblia com mais sede, mais amor.. Eu entendi muita coisas, e amei.. Obrigadaaa..
    Beijinhooo com muito carinho..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *