writing

Conversando na sexta-feira com uma linda moça a respeito de escrever, ela me disse que tem muita facilidade em se comunicar, mas quando escreve, tem uma certa dificuldade em se expressar de maneira clara – ou pelo menos acha que tem. Escreve, muda de ideia, apaga, tenta escrever de outro jeito, escolhe as palavras, e não consegue manter uma naturalidade.

Eu sou assim falando pessoalmente…rs…demora alguns encontros até que eu consiga encontrar a naturalidade. A raiz disso é a insegurança. Minha cabeça funciona muito rápido, então quando converso, ou falo muito pausadamente, tentando encontrar as palavras certas para expressar o que estou pensando (o que às vezes irrita um interlocutor mais ágil), ou desembesto a falar e gesticular, e tenho total consciência disso, então acho que todo mundo está me vendo como uma maluca – porque, na realidade, é assim que me sinto, é o julgamento que faço de mim mesma, então acho que todo mundo está fazendo.

Então, quando você escreve e fica se policiando, achando que não está sendo suficientemente claro, talvez esteja projetando nos outros o que você mesmo pensa a seu respeito. Acredita que não consegue se expressar por escrito, então nunca consegue se expressar por escrito, pois o seu cérebro sempre vai lhe boicotar, para cumprir a sua expectativa. (Ou seja, se eu continuar achando que pareço uma maluca ao conversar com desconhecidos, meu cérebro sempre me fará parecer uma maluca ao conversar com desconhecidos, para cumprir minhas expectativas…desconfio que depois de racionalizar isso, minhas conversas com desconhecidos nunca mais serão as mesmas 😀 )

No entanto, estou convencida de que qualquer pessoa que queira e se esforce, conseguirá se comunicar por escrito. Isso exige uma área do cérebro que todo mundo tem. Coloque na sua cabeça que você está aprendendo a escrever, que você está adquirindo mais facilidade nisso, pegue um texto bacana, que tenha gostado de ler e tente copiar aquele estilo, até desenvolver o seu próprio.

E escreva. Escreva, escreva, escreva. Sem cobranças, sem pretensões. Apenas escreva. Escrever é treino, é hábito, é prática. Quanto mais você escrever, mais escreverá. Você tem de ver o ato de escrever como parte de você, tão parte de você quanto o ato de falar (Vanessas, vejam isso ao contrário: o ato de falar com desconhecidos é tão parte de vocês quanto o ato de escrever), são apenas duas formas diferentes de comunicação.

Escrever é simplesmente traduzir para a linguagem escrita o que já está dentro de você. A única coisa que pode atrapalhar isso é  a tal insegurança, que age como uma interferência em seu canal de comunicação. Então agora que a identificamos, vamos jogá-la fora!

Mas – você diz – e se eu não sei realmente escrever? Cometo erros ortográficos, não sei diferenciar sujeito de predicado, não entendo nada de linguagem escrita, nem terminei o ensino médio! Isso não é uma sentença de morte. Esse tipo de coisa nem sempre se aprende na escola (e a julgar pelos erros que vejo de pessoas já formadas, a escola tem ensinado língua portuguesa muito mal). Você tem a internet, com muitos textos de professores de língua portuguesa para tirar suas dúvidas, existem livros também com essa finalidade (eu recomendo a série “Guia Prático do Português Correto”, do Claudio Moreno, editora L&PM).

No entanto, uma das coisas mais importantes para se escrever corretamente é: ler. E prestar atenção no que se lê. Assim, se você ler: “começou” com cedilha, jamais escreverá “comessou”  com dois “ésses”. É natural, seu cérebro ficará condicionado à grafia correta das palavras, em vez de tentar transpor para a língua escrita o que ouve da linguagem oral.



PS: No próximo texto, retomarei esse assunto. 🙂

10 Comments on Sobre escrever, insegurança e comunicação

  1. Vanessaaa!
    Sabe que eu sempre tive mais facilidade de comunicar-me por escrito. Quando era criança e tinha que contar alguma coisa para minha mãe, ou algo que me deixasse chateada, lá ia eu escrever uma cartinha. Nos últimos meses tenho buscado aprender a me comunicar de forma “falada”, e descobri que é muito complicado (rsrsrsr) raramente consigo expressar meu pensamento exato falando como consigo por escrito.
    Beijos.

  2. Olá Vanessa!
    Eu AMO escrever, mas depois que terminei a 8º série, tinha colocado na cabeça que só sirvo para escrever diários – que pra mim é normal já que escrevo desde bem nova.
    Quando eu conheci as regras de redação, eu me senti muito presa, e pior é quando eles me dão um tema!!! Eu odeio escrever dentro de uma planejamento, me sinto muito presa… mas eu mesma amo meus textos de diário, hoje escrevo sobre as minhas experiências com DEUS, o que Ele fala comigo e é muito edificante.
    Agora só preciso jogar fora esse pensamento de que odeio redações escolares…
    beijos, Lorena!

  3. Eu tenho dificuldade de me expressar de forma escrita.Mas desde que comecei a ler os suas resenhas isso vem mudando.Além de ser bem escrito o que me chamam atenção são os conteúdos.Obrigado,vanessa,por me ajudar por meio de seus textos.

  4. Eu sempre explico para a minha filha que a melhor maneira de se aprender uma língua na sua totalidade é lendo muito. Na nossa língua portuguesa, tão cheia de minúcias, é a forma mais adequada, principalmente no que diz respeito ao vastíssimo vocabulário que possui.
    Bjs

  5. Eu me identifico com esse texto porque tenho essa insegurança para escrever uma redação por exemplo,da um BRANCO total não sei o que acontece comigo,parece ate que vou assinar uma sentença de morte.È HORRIVEL.BJOS

  6. Identifiquei-me muito quando você disse “Eu sou assim falando pessoalmente…rs…demora alguns encontros até que eu consiga encontrar a naturalidade.”
    Ao encontrar uma pessoa com quem conversava apenas por chats ou e-mails, fico com a sensação de que ela está imaginando “cadê aquela garota extrovertida e tagarela do computador?”. Brinco que ao falar, existe uma falha de comunicação entre meu cérebro e minha boca… rs

  7. Toda vez que termino de ler seus textos eu fico sem palavras para expressar o quanto me fez bem, o quanto aprendi – estranho né?
    Estou sempre por aqui, mas é difícil comentar, vou mudar esse hábito :$ rs.
    Obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *