bebe.escrevendo

Eu tenho leitores que já têm o hábito de escrever, outros estão desenvolvendo, outros tinham, mas deixaram para lá, e alguns não têm, e não sabem se comunicar por escrito. Mas todos os meus leitores têm algo em comum – ainda que só descubram isso agora…rs… – a vontade de ser uma versão melhor de si mesmo.

É por isso que eles têm sacrificado sua vontade, sua preguiça e suas limitações e lutado para desenvolver o hábito de ler. Muitos me escrevem falando a respeito das mudanças que têm experimentado através da leitura. Que legal! Nem sempre consigo responder (ou demoro um século para isso…rs…) mas eu leio todos, comemoro cada vitória e conheço cada um de vocês pelo nome, viu? Nos reunimos todas as quintas (e alguns sábados) no blog da Cris e conversamos horroooores…e a cada comentário que leio, gosto mais dos meus leitores (a maioria é mulher, mas falo “leitores” para que os três ou quatro homens que me leem não se sintam excluídos…rs…) e a cada testemunho de vitórias, quero que alcancem ainda mais vitórias! Poder ajudá-los nessa caminhada é uma honra! E uma tarefa que desempenho com o maior prazer.

 Então, quero lhes propor um novo desafio. 🙂 Juntamente com o hábito de ler, que tal desenvolver o irmão dele – o hábito de escrever? Vou fazer alguns posts com dicas a respeito disso. O de hoje é bem básico, mas acredito que vá ajudar aqueles que – como eu – têm fome e sede de aprender mais e mais e mais.

 Escrever direitinho não é uma questão de receber uma iluminação divina especial, um dom que ninguém mais tem, só alguns “escolhidos”. Nããão! Escrever é só outra forma de falar! É comunicação. Exige treino para saber dominar a ferramenta, mas eu te garanto que se você se aplicar a isso, essa nova habilidade fará uma diferença enoorme na sua vida. Porque hoje são poucas as pessoas que se dedicam a isso. A maioria é muito preguiçosa e se contenta em fazer o mínimo aceitável.

Mas não você, meu amado leitor! Você é um ser humano diferente, que gosta de ler a maluquinha da Vanessa Lampert, que não se incomoda em viajar em um texto alucinadamente, até se dar conta de que leu duzentos mil parágrafos, bem feliz. Você que está descobrindo que gosta de ler! – Veja só! – Nunca imaginou que seria legal acompanhar um livro do começo ao fim! Nunca pensou que você – logo você, que se achava tão incapaz – poderia se tornar um leitor!! Na escola isso parecia tão chato, mas agora você tem controle sobre aquilo que lê e descobriu que livros são como pessoas: alguns são chatos, outros são legais, cada um tem sua própria personalidade e você está selecionando seus novos amigos de papel, e descobrindo uma realidade diferente, que jamais imaginou ser possível.

 Então, que tal um novo desafio? Que tal ir treinando, dando passinhos de bebê para desenvolver sua habilidade em se comunicar por escrito? Talvez você caia no começo, talvez escorregue aqui e ali – aprender a andar não é fácil – mas a cada novo passo, você se fortalece e vai se desenvolvendo. Daqui a pouco, ninguém te segura, meu amigo!

 Já pensou no quanto vai conseguir fazer? Em quantas pessoas vai alcançar? No quanto sua vida vai melhorar? No diferencial que vai ser profissionalmente, e em absolutamente todos os lugares? E-mails não serão mais sofrimento, as pessoas entenderão o que você diz! Suas anotações não lhe farão passar vergonha, você não se sentirá inseguro ou inferiorizado quando tiver de escrever algo para alguém – ou na frente de alguém. Uma limitação a menos na sua vida!

 Vai contar pontos quando estiver disputando aquela vaga com uma pessoa que comete erros de português ou – pior (eu considero pior, apesar de ser a maníaca da correção de texto…rsrs…) – de lógica. Porque escrever não é só saber regrinhas, não. Não é só saber se uma palavra é escrita com “x” ou com “ch”. O mais importante em escrever é se comunicar com coerência. Entender o que está dizendo. E se o que você está dizendo é o que você quer dizer. Escrever tem muito a ver com o falar. Mas tem mais a ver ainda com pensar. Sobre isso, cito Dad Squarisi: “A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática.”

 Então está tudo interligado, amiguinhos. Ler ajuda a desenvolver essa habilidade de pensar de forma ordenada, lógica e prática. Pensar ajuda a desenvolver essa habilidade de escrever também de forma ordenada, lógica e prática. Não é só juntar letrinhas e palavrinhas encadeadas. É se comunicar!

Não se sinta inibido por não saber escrever tudo maravilhosamente bem de uma hora para outra. O importante é querer e se esforçar.

 Imagine a cena: a mulher chega na sala de parto, contrações cada vez menos espaçadas, sofrimento, dor, suor, pressa. Dilatação. O médico comemora: apareceu a cabecinha! Aquela pequena bolota cheia de cabelos realmente surgiu e – com dificuldade – começa a sair. Depois que a cabeça já está do lado de fora, o restante do corpinho do bebê escorrega rapidamente. Com agilidade, o médico pega a criança, que já grita e esperneia enquanto ele a coloca no colo da mãe e corta o cordão umbilical. Então, o bebê, ainda todo sujinho, é colocado em uma mesa ao lado, para ser revirado daqui e dali, cutucado, aspirado, e todas aquelas coisas assustadoras que enfermeiras fazem com recém-nascidos. Assustado, ele desce da mesa e sai correndo, as pequenas perninhas fazendo um esforço fenomenal, digno de maratonista. Surpreso, o médico corre atrás, as enfermeiras também, mas ninguém consegue alcançá-lo. O recém-nascido peladinho avança pelos corredores do hospital, incrivelmente não escorrega, apesar da gosma que ainda cobre sua pele. Corre, corre, corre, sai pela porta do hospital, sai na calçada e ganha a rua, alucinado, quase atingindo a velocidade da luz.

 Essa história parece realista?…rs… Ninguém nasce correndo. Então não se preocupe se no começo você errar mais do que gostaria. O importante é se esforçar para se desenvolver. Não queira escrever “bonito” ou rebuscado. O tempo das construções difíceis e enroladas já passou – graças a Deus. Hoje o que se valoriza é a naturalidade. Você quer ser compreendido, seu texto tem de ser claro.

 Então, passinhos de bebê. Nem que você tenha de engatinhar primeiro. Nem que você tenha de rolar antes de engatinhar! Lá pelos quatro meses – ou antes…cada vez mais cedo, na verdade…rs… – toda a família comemora o fato do bebê conseguir levantar a cabeça, firmando o pescocinho. Isso já é uma vitória! É assim. Se desenvolvendo lenta e gradualmente. Mas se desenvolvendo.

 Vamos começar com algumas dicas básicas:

  Não tente falar difícil. Use palavras que você está acostumado a falar. Você tem de se acostumar com o ato de escrever. As letrinhas são suas amigas…rsrsrs… Seu texto sairá mais natural quanto mais próximo da sua realidade ele for. Então, se solte.  🙂

 Agora, o fato de eu ter dito para não falar difícil não quer dizer que você seja obrigado a usar palavras que todo mundo usa. Nem que você tenha de se acomodar ao vocabulário que sempre teve. De vez em quando, você encontra em um texto ou em um livro uma palavra nova. Tenha um dicionário sempre à mão para esses momentos. Se não tiver um com você, anote a palavra. E anote, de preferência, a frase inteira, para entender o contexto em que ela foi dita. É como um jogo de detetive. Quando você chegar em casa, vai procurar  a palavra no dicionário e entender o sentido do que estava escrito. E seu vocabulário ficará melhor!

 Não tenha medo de escrever. – Faça comentários, escreva um diário, abra um blog. – Tudo é válido. Eu já contei minha história aqui. Comecei escrevendo diários, lá na infância. Mas nunca é tarde para começar. Carregue um bloquinho na bolsa. Quando ler alguma coisa, pense a respeito, escreva a respeito. Não precisa ser muito, no começo. Escreva qualquer coisa. É treino – como a leitura. Não interessa até que ano do colégio você fez. Isso é passado. Ensino formal é importante para a vida da pessoa, mas os maiores gênios da humanidade eram autodidatas. Alguns se especializaram depois, mas todos foram além daquilo que se ensina nos bancos de escola. Quem não estuda fora da escola, não se destaca.

 Informação não é exclusividade de colégios e faculdades. Está à disposição. Nas livrarias, nas bibliotecas, nas bancas, na internet. Hoje em dia, na verdade a informação está em todos os lugares – ao mesmo tempo. O problema é que a maioria das pessoas opta pela informação inútil. O entretenimento vazio. Muita gente neste mundo está vivendo de circo. Informações descartáveis que só gastam seu tempo: fofocas dos famosos, o que vai acontecer na novela, a própria novela, programas de humor vazios, páginas de piadinhas no Facebook, vídeos engraçadinhos… Entenda: não há problema em entretenimento. É saudável, mas tem de ser bem dosado. É como balinha de açúcar. Não dá para passar o dia inteiro comendo jujuba.

 Por enquanto, a dica sobre ortografia é: preste atenção no que lê. Na dúvida, pesquise na internet, procure no dicionário. Faça o teste e escreva algo no Word. Depois, vá no menu Ferramentas e clique em “Ortografia e Gramática”. Leia as sugestões de alteração, porque ele pode pegar os erros mais graves. Mas leia, porque às vezes ele viaja na maionese e diz que é erro, quando não é…rsrs…na dúvida, Google e dicionário.

 No começo, dá trabalho, mas você está fazendo um investimento em você mesmo, o sacrifício vale a pena. Aplique essas dicas mesmo se achar que já sabe escrever bem e tal. Pode ser que você tenha algo a melhorar. Depois do Word, releia o texto. O que você queria comunicar? Conseguiu? Acha que está claro para pessoas que não moram dentro da sua cabeça? Ah, é, tem isso. O leitor não mora dentro da sua cabeça…rsrs…às vezes você terá de dar informações para ele que para você seriam óbvias. Então leia o que você escreveu como se você fosse outra pessoa. Se isso te deixar intimidado para continuar a escrever, deixe para a próxima etapa, então e – por enquanto – escreva loucamente, como se não houvesse amanhã…rs…  O importante é perder o medo de escrever.

 Ah, e a última dica é: NÃO ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS NA INTERNET. Isso significa que você está gritando. E atrapalha a leitura. Escrever é comunicação. Duas coisas na hora de escrever não podem ser ignoradas: a mensagem e o leitor. Ler o seu texto deve ser uma boa experiência, agradável, e que faça o leitor feliz. 🙂 E é nisso que vamos focar nos próximos posts da série “Desenvolvendo o hábito de escrever”.

12 Comments on Desenvolvendo o hábito de escrever – O nascimento.

  1. Vanessa. bom dia.

    Estou praticando firme minha escrita, essa semana tenho lido bastente, por causa da faculdade, estudando muitoo, e me peguei com uma coisa que preciso muito corrigir.
    Como me concentrar? Estou estudando empreendedorismo, mas tem vezes que tenho que ler 3 a 4 vezes o mesmo paragrafo do livro para entender, eu achei que isso era só comigo..rsrs, mas ontem na faculdade conversando com minhas colegas, elas falaram que acontece com elas também, nossaa eu imaginei que só eu era estranha.. rsrsrs… Bom como seu que a senhora é expert, gostaria de uma dica para melhorar isso em mim, tenho mania de fazer tudooo ao mesmo tempo, e do conta, mas quando é para me concentrar em uma coisa não consigo, quando paro para ler só aquele livro, me pego prestando a atenção em outra pessoa passando, a rua, ou outra coisa e o livro não entendo nada 🙁
    Quero muito melhorar, e agora eu entendo porque no começo eu falava que não gostava de ler, na verdade não consigo me concentrar em uma unica coisa e ai prefiria dizer que não gostava de ler.. Mas hoje eu gosto, só preciso melhorar para dar novos passinhoos, Beijinhoo e obrigada pelo espaço.

  2. Excelente postagem!

    Infelizmente eu ainda tenho em mim a deficiência de escrever para mim mesmo. Mas, acredito que com o tempo e esforço isso ira se tornar menos evidente.

    Quero agradeçer novamente por ter postado sobre o livro “O Verdadeiro Significado da Cruz”, me ajudou muito mesmo, minha vida espiritual cresceu em qualidade uns 300%, através do entendimento que me foi despertado ainda mais.

    Quero dedicar aos leitores do seu site e também para a sra. a musíca do Bp. Marcelo Crivella – Razão da Minha Vida.

    Até mais

  3. Oie Vanessa, gosto muito das suas resenhas, confesso que nem sabia muito sobre ‘resenhas’, mas através do blog da dona Cris conheci as suas e me apaixonei, você nos encoraja nas leituras, eu gosto, mas sou preguiçosa, eu gosto mais de escrever, desde pequena escrevia diários, e sempre foi uma forma de expressar o que sentia, limpa minha alma, atualmente tenho um blog, e com certeza vou ficar atenta as suas dicas porque quero ser uma versão melhor de mim mesma.
    Bjinhos e Parabéns pelo trabalho!

  4. Vaaann, boom dia.

    Eu viim aqui primeiro logo cedo, te agradecer.
    Ontem eu li esse post e até mandei um comentário, eu estava mesmo decidida a melhorar minha escrita, mas tem uma coisa que eu descobri ontem mesmo e quero dividir com você.
    Na hora do meu almoço aproveito para ler um livro ou ler a biblía, (por sinal aprendi com você a aproveitar os momentos para leitura), rsrs, e eu resolvi levar um papel e uma caneta caso eu quisesse anotar algo, eeeeeeee deu certo, eu estava lendo a biblia e pensei (já é a 3º que decidir fazer isso), porque não escrever o que eu entendi?!, então comecei a ler e colocar no papel o que eu ia entendendo, e sabe o resultado, toda vez que faço isso consigo gravar a leitura, consigo entender, compreender, Eu vim aqui logo cedo te mandar esse comentário porque realmente eu vi que da certo, eu fiz isso antes apenas 2 vezes e ontem no decorrer do dia, vi que aquela leitura e anotações (escrita), me fizeram bem, ainda mais por ser a palavra de Deus, mas entrou em mim, gravoou como tesouro que não soltarei, é bacana e da certo e eu amei, vou continuar praticando, hoje troxe até um caderno para fazer as anotações, é muito boom, ainda mais sendo a palavra de Deus, assim já estou a aplicar o que li Juizes 19 e 20. Revolta.. É maravilhoso e benéfico (essa palavra aprendi no blog da Vivi),…rsrs, a minha fé.

    Valeeeeeeu obrigada, estou muito feliz, eu engatinhei um pouquinho e quero maisss.. Não vejo a hora de aprender a correeer.. rsrs
    Desculpa ser tãooo longa mas estou mesmo contente comigo. hehe =)

    PS. Já consigo ler seus posts gigantes.. huhuhuhu

    Gerlane Pedroso.

    • Ai, que máximooooo, Gerlane!!!!

      Fiquei MUITO feliz ao ler esse seu comentário! Fique à vontade para compartilhar essas coisas boas comigo, que isso me incentiva a continuar ajudando vocês! 😀

      Comigo funciona assim também, tudo o que eu escrevo, gravo melhor. Aliás, tudo o que eu escrevo, entendo melhor, também. Isso é uma coisa do cérebro da gente, que registra melhor as coisas que são processadas por mais de uma área. Você leu, então processou pela área responsável pela leitura. Quando escreveu, aquelas informações passaram pela área da escrita. Aí você exercitou duas áreas do seu cérebro simultaneamente. É só acreditar e ir em frente, um passinho de cada vez, todo dia um pouquinho…quando você menos perceber, já estará correndo a maratona…rsrs…

      Vai arrebentar!

      Beijos!

  5. Olá Vanessa.

    Se a leitura me ajudou fico pensando como a escrita vai me ajudar.
    Confesso com a leitura tenho evoluido muito, agora estou no final do livro “Lua Nova”.
    Mas já na escrita eu estava pensando nisso esses dias, tenho muita dificuldade, eu esqueço se é com ss ou s, ou sei lá. hehe, isso me atrapalha porque em uma entrevista para fazer a redação fico trocando as palavras porque esqueço como escreve.. mas eu estou treinando a escrita, acabo de entrar na faculdade e vai me ajudar ainda mais, Van Conte comigo, pois eu quero ser cada dia melhor..
    Uma coisa que eu estou fazendo e percebi que ajuda até a entender o que leio, quando leio a biblia escrevo o que entendi, e leio novamente assim consigo aprender e na facu faço o mesmo, escrevo tudo!!

    Estou nessa quero aprender!!

    Beijinhoo.

  6. Olá, Vanessa!
    Adoro escrever mas tenho dificuldades com expressão e coerência na escrita. Tenho treinado há algum tempo, procuro escrever sobre aquilo que leio, deixar comentários nos blogs…mas preciso melhorar pois escrever bem é um grande anseio meu. Antes de ler seu post já tinha decidido desenvolver essa habilidade (até porque faz parte da minha nova profissão, sou professora de português), agora então com o seu incentivo…
    Além do mais estou sempre incitando meus alunos a praticarem a leitura e a escrita, mas sei que não é só estimular, preciso ser exemplo. Já leio bastante, mas tenho deficiência com o papel e a caneta (ou dedos e teclado), então o negócio agora é escrever, escrever, escrever…
    Voi praticar bastante!
    Obrigada pelas dicas sempre valiosíssimas.
    Bjos.

  7. Muito legal! eu sou dos três homens 🙂 gostei muito das dicas estarei colocando em pratica com certeza…

  8. Hummm!!! Gostei dessa nova série de posts. É bom ter um incentivo.
    Eu tinha o hábito de escrever, lá nos meus 13 – 14 anos de idade. Confesso que hoje não faço mais isso, acho que a faculdade me colaborou bastante. Era tanto livro, artigo e trabalho que não dava tempo de escrever o que eu queria ou pensava. Sempre me comuniquei melhor escrevendo do que oralmente, mesmo que só eu lesse minhas escritas. Será bom retomar este velho hábito.

    P.S.: Realmente Lane Cruz, só os fortes leem as postagens da Vanessa até o fim rsrsr 🙂

  9. Li todo o post, Vanessa! (só os fortes leem as suas postagens até o fim rs)

    Vou acompanhar as postagens da série e divulga-las na Fan Page que eu e uma amiga tomamos a frente, para incentivar a juventude a ler (www.facebook.com/jovensqueleem).

    PS: sempre uso o Word para escrever textos! rs

    Bjus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *