Minuto da editoração

Para complementar a questão do livro que se desmontou, segue abaixo a foto e a explicação, por alto, de duas formas muito comuns de montagem de livros, utilizando duas versões absurdamente diferentes do mesmo livro:

lombada2

 

Foto da lombada: o livro de baixo é o que comprei, se desmontando após dois dias de uso. Perceba que as folhas, desalinhadas, estão coladas com uma cola escurecida (ressecada, na verdade), com aparência de velha. Na verdade, de baixa qualidade. Por isso, com poucos dias de uso, as folhas já estavam caindo. Já o livro de cima, o que a editora me enviou após ver minha reclamação no Twitter, é formado por 7 caderninhos costurados ao meio e colados na lombada com uma cola mais clarinha – de melhor qualidade.

 

O processo de montagem que envolve cola e costura é mais sofisticado e mais seguro para o leitor, pois o livro dura mais. No entanto, há livros que são apenas colados e duram bastante – desde que a cola seja de boa qualidade e a impressão esteja longe do meio do livro (lombada interna), o que não obriga o leitor a forçar a abertura para ler – e preserva o livro mesmo com o passar dos anos.

 

 

 

Use sua mente9

 

Na segunda foto, da folha central de um dos cadernos, é possível ver claramente a costura.

E também é possível ver o outro livro se desmontando. Atualmente, qualquer virar de páginas já o faz perder uma folha. Quando digo que está “se desmontando”, estou sendo literal.

Ainda que a editora quisesse fazer uma versão mais barata (por ser menor, embora não seja muito menor),  nada justifica tal falta de qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

.

Um comentário sobre “Minuto da editoração

  1. Viviane disse:

    Ainda bem que temos (gratuitamente) essas informações que a senhora nos passou.
    Isso evita de longe, dores de cabeça ao comprar o livro. Tanto a explicação sobre a diferença entre cadernos costurados e colados e folhas coladas, quanto a reclamação no Twitter.
    Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *