Sobre a apostila da Flávia Pina

Muita gente tem me perguntado se tenho a apostila da Flávia e diariamente recebo muitas visitas no blog vindas de pesquisas no Google procurando por “Apostilas Flávia Pina”, hoje tinha uma com a keyword “Você  gostou da apostila da Flávia Pina”…risos…

Outras keywords relacionadas a biscuit e esculturas, para vocês se divertirem comigo (chegaram aqui no blog procurando por):

apostila flavia pina

flavia pina

mumia de biscuit

flavia pina os olhos noivinhos

flavia pina massa

flavia pina curso

alguem tem a apostila da flavia pina?

alguem ja fez curso com a flavia pina

como fazer corpinho de noivinho em isopor

dvd escultura humana de biscuit

fotos de esculturas de massa epoxi

como eu faço para não enferrujar o biscuit

curso de biscuit em porto alegre 2009

corpo noivinhos flávia pina isopor

como planejar um atelie

videos escultura em biscuit

você gostou da apostila da flavia pina

dica para base biscuit não deformar

flavia pina – apostilas

apostila biscuit flavia pina

youtube porcelana fria figura humana

isopor escultura bloco

CURSOS FLAVIA PINA

fotos do curso da flavia pina

biscuit flavia pina

estruturas em isopor para noivinhos biscuit

band aid em biscuit

curso de esculturas com polymer clay

formanda em biscuit youtube

”corpo noivinha esculpido em izopor”

como fasso basse de biscuit

passo a passo enfermeira de biscut

polvo e bleia de biscuit

apostilas flavia pina

Apostila de Flávia Pina

alguem comprou a apostila de biscuit da flavia pina?

fazer casal de pombos biscuit

dicas para massa não esfarelar biscuit

modelando rostos humanos em cerâmica plástica

insetos esculpidos em isopor

massa de poliacetato de vinila

curso de como fazer figuras em plastilina

tem como consertar massa de biscuit q ficou dura

flavia pinna biscuit curso

dicas modelagem plastilina

COMO FAZER FIGURAS HUMANAS COM BISCUIT

Massa biscuit resistente

enfermeira em biscut com mala

Se alguém realmente quiser alguma dessas respostas, me deixe um comentário e eu responderei, à medida do possível – [EXCETO aquelas perguntas que já fora respondidas por esse texto. Por exemplo…muita gente não lê até o final, ou não presta atenção, não clica nos links do texto e me pergunta como faz para comprar a apostila. Eu não sou a Flávia Pina, só tive aulas com ela, não faço intermediação de venda de apostila e não vou escanear minha apostila e te mandar por email pois respeito o trabalho duro da Flávia, jamais faria isso, acho errado. Para adquirir a apostila 1, siga as instruções do seguinte link: http://noivinho.com.br/cursoflaviapinaapostila1.html , para adquirir a apostila 2, siga as instruções do seguinte link: http://noivinho.com.br/cursoflaviapinaapostila2.html , para adquirir a apostila 3, siga as instruções do seguinte link: http://noivinho.com.br/cursoflaviapinaapostila3.html. Nesses links tem o email de contato através do qual vocês conseguirão tirar dúvidas a respeito da agenda de cursos. ]Muita gente ainda está em dúvida sobre comprar ou não a apostila em que ela ensina os vestidos de noiva, por causa do preço.

Pessoal, ACORDA!! A mulher é simplesmente a MELHOR escultora de noivinhos personalizados em biscuit, e você acha que não vale o investimento? Então vou dizer: comprem ONTEM essa apostila. Recebi a minha e quase chorei quando vi…sério, não é exagero. Mandei um e-mail para ela agradecendo porque o material é realmente muito bom! Eu fiz o curso da Flávia em janeiro, e recomendo a todo mundo, porque ela não esconde nada e sabe ensinar muito bem. Sentei na primeira fileira, prestei atenção em tudo, fiz anotações (meu caderno do curso é praticamente uma apostila paralela…risos…) e depois, em casa, treinei, treinei, treinei, adaptando as técnicas ao que me é mais confortável (o que significa, a grosso modo, que eu compliquei quase tudo…risos…) e finalmente consegui o resultado que queria. Me esforcei 2008 inteiro (literalmente, pois comecei desde o dia primeiro de janeiro) para aprender a fazer um trabalho perfeito com aquela massa irritante (porque o Biscuit sabe ser fofo, mas também sabe ser chato, insuportável e rebelde), em vão. No entanto, em menos de um mês após o curso da Flávia, consegui o resultado que queria.

Sejamos francos: tem muito monstrinho no mercado. Tem gente vendendo noivinhos personalizados tão monstruosos que dá medo. Temos lutado para profissionalizar o mercado, e em breve lançaremos um site reunindo o pessoal que está empenhado nesse caminho. Tem muita gente boa vendendo por um preço abaixo do que realmente vale, para competir com os péssimos profissionais, que vendem um casalzinho a “cem real”. Essas pessoas acabam pegando muito mais encomendas do que conseguiriam cumprir (porque a gente costuma aceitar encomenda com MUITA antecedência, receber a metade adiantado e a outra metade meses depois) e ou perdem a saúde para conseguir cumprir os prazos e não morrer de fome, ou atrasam, falham com os clientes e ajudam a manchar a reputação de quem trabalha com isso.

Tem gente que não sabe fazer, mas coloca na cabeça que sabe e vende, feliz da vida, seus monstrinhos personalizados, ainda apontando o dedo para a Flávia Pina, dizendo que ela cobra mais do que deveria, porque não é assim tão difícil de fazer (como se houvesse apenas uma técnica ou como se o trabalho dessa pessoa pudesse se comparar ao da Flávia). E tem a Flávia Pina, que faz o melhor trabalho em nosso meio (eu já vi as esculturas pessoalmente, e são super delicadas e perfeitas) e não tem medo de cobrar o que ele vale. E para quem conhece o mercado de esculturas personalizadas no exterior, sabe que R$ 1.200 por uma peça exclusiva, reproduzindo o rosto do cliente, não é muita coisa. Lá fora, usando cerâmica plástica (Polymer Clay), que é um material relativamente mais tranquilo de se trabalhar do que o Biscuit (garanto que é mais rápido, para quem está familiarizado com o Clay, fazer um casal de 17 cm do que fazer o mesmo casal em porcelana fria), cobra-se tranquilamente o triplo disso.

O que aprendi é o seguinte: quem quiser um trabalho de qualidade, feito por um profissional de verdade, vai fazer um esforço, pois sabe valorizar não apenas a arte e o artista, mas o resultado satisfatório. Quem fica feliz com um casal de noivinhos deformado realmente ficará indignado com um preço desses, quando pode pagar R$200 por uma coisinha esquisita que o deixará contente, ainda que se estresse na hora da entrega.

Existem artistas que fazem peças maiores do que as da Flávia, então realmente esses têm condições de cobrar menos, já que é bem mais fácil detalhar rostos de 4 cm do que os de 1 cm e pouco (yes, a mulé é doida, detalha cabeças de 2 cm, rostos, obviamente, bem menores do que isso), em compensação, o resultado é bem menos delicado. Então tudo depende do que a cliente espera do resultado.

Resultado é a palavra chave, quer você seja cliente, quer seja escultor. Se você quer que seu trabalho tenha o resultado de uma Flávia Pina, não adianta ir atrás de um material que não apresente a técnica da Flávia Pina. E se ela é o melhor resultado que temos até o momento, vale MUITO a pena investir no aprendizado, já que ela tem se disposto a ensinar. Então, sim, comprem a apostila, guardem dinheiro para fazer o curso que provavelmente sairá no final do ano, em São Paulo (e eu irei novamente, já disse que ela ganhou uma stalker…risos…perseguirei Flávia Pina até os confins da Terra, porque ela é uma fofa, uma ótima professora e uma pessoa super honesta, sincera e que não tem medo de ensinar o que sabe), não tenham medo de gastar, pois o retorno é garantido, se você se esforçar para colocar em prática o que aprender.

Falta em muita gente a noção de que trabalho de escultura personalizada não é artesanato tradicional, com moldes e medidas exatas, é trabalho artístico, exige técnica, sim, mas exige também treinamento do olhar e flexibilidade, coisa que não costumamos exercitar muito em trabalhos em série. Se queremos oferecer o melhor resultado aos clientes, temos também de valorizar nosso aprendizado e nosso trabalho a ponto de não pensar duas vezes antes de aprimorá-lo com novas técnicas e atualização de conhecimento. Excelência traz excelência, confiança gera confiança. Se você confiar em seu trabalho e em seu talento a ponto de fazer um sacrifício que seja para chegar onde você espera chegar, não tem como não se tornar um profissional confiável e bem sucedido.

A primeira apostila está super bem detalhada, e não sei como tem sido para quem não fez o curso, mas para mim é um aprofundamento na técnica, revendo o que vi no curso e vendo ainda outras coisas, detalhes extras, que fazem a diferença.  Quem conseguir pegar bem a técnica da Flávia irá se sair muito bem, já que é possível fazer o grosso do trabalho em tempo decente e se concentrar melhor nos detalhes.

E uma dica: ao invés de gastar dinheiro de pouquinho em pouquinho em cursos e apostilas que não acrescentarão muita coisa ao que você já sabe, junte e faça um investimento em uma técnica completamente diferente do que você conhece, que realmente poderá fazer um “upgrade” no seu trabalho, se você se esforçar para isso. Mas seja humilde para aprender, tente fazer exatamente do jeito que ela ensina, antes de dizer “ah, mas isso eu já sei, isso eu faço de outro jeito, que é melhor”. Se seu jeito fosse melhor, seu trabalho não seria inferior ao dela, e você estaria em condições de cobrar mil Reais por um casal de esculturas sem que seus clientes tivessem um infarto. Resultado. Não se esqueça.  Busque sempre o melhor resultado, invista sempre no melhor material.

Isso vale também para os profissionais que fazem cursos, que fazem apostilas e DVDs: aprimorem seu trabalho, ou ficarão para trás. Busquem melhores resultados, procurem a excelência. Depois que você treinar a técnica que ela apresenta, se não se adaptar a uma ou outra coisa, aí sim, faça as modificações necessárias, para conseguir o resultado que você deseja, até encontrar sua própria nova técnica. Não tenha medo de mudar tudo o que você já sabe. Só assim a gente cresce.

Então é essa a resposta para quem chega aqui procurando saber se vale ou não a pena fazer o curso e comprar a apostila recém-lançada e as outras, que ela já prometeu lançar, pois são módulos. Sim, vale MUITO a pena. Muito mesmo. Na verdade, o que aprendi com a Flávia vale muito mais do que os R$ 900 do curso ou os R$120 da apostila de vestidos de noiva. Não teria mesmo como pagar tudo o que vale o conhecimento, a técnica, o crescimento que tive com esse material. Prometi para algumas pessoas que faria uma resenha da apostila, e essa ainda não é a resenha. Farei, sim, mas se você pode comprar agora, não espere a minha resenha, pois já sabe a resposta. Trabalhe, lute, não se acomode com o que você já sabe. Saiba que é possível chegar aonde você quer chegar, mas depende da sua disposição em sair da posição de conformismo, parar de reclamar e começar a agir, sabendo que outras pessoas já conseguiram.

E a você, que é cliente ou futuro cliente, ainda que os preços aumentem e grande parte dos monstrinhos desapareçam (o que não será de todo ruim, pense bem), você só tem a ganhar, pois terá um trabalho de qualidade, com durabilidade e que você não terá vergonha de expor na estante de sua casa, se assim desejar. Mas se quiser apenas um troço para colocar em cima do bolo, então existem várias opções, e espaço para todos.

A propósito, respondendo a outras keyords engraçadas: Sim, as esculturas da Flávia Pina são todas feitas em porcelana fria, popularmente conhecida como biscuit, aquela massa cuja base é poliacetato de vinila, o mesmo produto utilizado para fazer cola branca. Quem não conhece, compre um pacotinho pequeno de massa de biscuit em uma loja de artesanato e tente fazer um rosto com ele. Conseguiu? Agora deixe secar. Depois, volte para ver o que virou. Se assustou? Então você começará a entender o trabalho que temos para controlar a massa e fazer com que aquele potencial monstrinho se torne um rosto humano.

Outra coisa, não, ainda não dou cursos, nem faço apostila, nem dvd, nada do gênero. Eu sei fazer, minha técnica é fácil para mim, mas tenho consciência de que complico muita coisa, para facilitar para mim, pois é o jeito que consigo trabalhar. Vai por mim, se eu te ensinasse do jeito que faço, você desistiria na hora…risos… Por isso tenho me esforçado para encontrar caminhos mais simples, para que um dia tenha condições de ensinar. Mas por que raios você está esperando que EU aprenda a ensinar para fazer um curso, se a Flávia tem uma técnica bem mais fácil de aprender, com um resultado melhor e sabe ensiná-la muito bem?

Para quem ainda não conhece o trabalho da Flávia Pina, visitem o site:  http://noivinho.com.br E para obter informações sobre a apostila, na página:  http://noivinho.com.br/cursoflaviapinaapostila1.html

39 comentários sobre “Sobre a apostila da Flávia Pina

    • Marcia, eu não faço corpo de Biscuit, eu esculpo em isopor e depois cubro com massa. Não que não seja possível fazer corpo de biscuit, mas fica muito pesado. Minha técnica de biscuit é semelhante a técnica de escultura, então é algo que não tem como ser passado em PAP. Tem que estudar, mesmo. A apostila da Flávia Pina é a melhor dica que eu posso te dar em relação a esculpir em Biscuit.

  1. Bruna disse:

    Olá amiga vi os comentários e realmente me interesso na apostila por enqto de rosto e corpo completo enfim na escultura completa como faço p/adiquirir e qual o preço? Obrigada

  2. alzenita lima disse:

    Meu sobrinho mora no Rio de Janeiro ele poderia comprar esta apostila,na sua loja, ou na sua residenci? da maneira que vc quize, e depois ele traria para mi.Eu moro em Porto velho RO. e o mesmo sempre esta vindo aqui.

  3. andreia francisca da silva disse:

    gostaria de adquirir a apostila queria saber o valor sou estudante de artes e seu trabalho não é só um artesanato mais uma escultura parabéns.

  4. sandra disse:

    gostaria de adiquerir a apostila como fazer noivinhos no isopor ja conheço seu trabalho acho muito bonito gostaria de aprender suas tecnica quanto custa a apostila pode enviar preço ou nao

  5. maria augusta silva disse:

    fiquei apaixonada pelo que ouvi e o que mais me insentivou a comprar(proposito breve)foi que voce diz a pasiencia que neste caso indica o grau desta professora com trabalhos travilhosos. obrigada pelo encentivo

  6. marcela disse:

    queria saber o que eu faço para minha massa de biscuit nao esfarelar?comprei ela em uma loja mas esta esfarelando muito…

  7. oie, tudo bem? Li seu pst sobre as apostilas da Flávia e amei!!

    Parabéns pelos comentários de muito bom gosto.

    Gostaria de saber se vc sabe me dizer onde posso fazer um curso dela, em qual estado que ela se encontraou dá cursos.

    Obrigada!!

  8. marcos disse:

    Olá meu povo, boa tarde.
    Li o post sobre a apostila da Flávia e achei muito interessante.
    Na verdade estou perdendo os últimos fios de cabelo à procura de algum bom material sobre como confeccionar estatuetas em argila líquida.
    Acredito que sejam feitas em fôrmas, e elas contêm o seu interior ôco, com um efeito de casca de ovo.
    Meu maior problema é como desenvolver os moldes específicos para elas.
    Se alguém souber onde encontrar um curso em DVD explicativo, por favor me informem. Meu email é marcos_comercial@yahoo.com.br
    Grande abraço.

  9. Jeanete Valeria Dreyer Oliveira disse:

    Fico contente em saber que há pessoas preocupadas com a arte,concordo em tudo com vc,e gostaria de fazer parte deste site na luto contra os monstrengos que vemos por ai.Não posso dizer que sou otima,mas sim interessada e aplicada no que faço,mando pra vc meu orkut:valéria dreyer@hotmail.com,faça-me uma visita,eu adoraria,bjs.

  10. simone vanini disse:

    Oi,sabe vc falou um pouco do que acontece com os artesaos que ralam e lutam para conquistar um espaço e vem essa gente que n adianta n tem dom e força quem faz um bom trabalho modestia parte a vender quase de graça sem contar as noites sem dormir para entregar antecipadamente os biscuits e com qualidade,deixo aqui tbm minha indignaçao ,eu tbm comprei apostilas da flavia pina e olha meus bonecos estao perfeitos os meus clientes tem gostado bastante,obrigada pelo comentario fiquei aliviada em saber que tem pessoas que sofrem com a mesma indignaçao,abraços e parabens e quem sabe todas nos podemos trocar experiencias

  11. nubia mariano disse:

    olà gostaria muito de adiquiri a sua apostila,mais onde moro nâo tem o banco itau.pois eu moro na bahia na cidade de Irecê.eu adoro o trabalho dela.mim responda por favor e um FELIZ ANO NOVO
    bjssssss

  12. Oi, gostei muito do seu texto!

    Onde posso encontrar seu trabalho? Se puder me enviar algumas amostras por e-mail, seria ótimo!

    Abraços!!! =)

  13. Olá, Vanessa. Através de seu blog conheci os trabalhos de Flávia Pina. Estou há algum tempo lutando para aprender a arte da modelagem em polymer clay. Mas tiro o chapéu para quem trabalha neste nível com a porcelana fria, um material, digamos, “com vida própria”…

    Admiro seu jeito sincero e concordo com um trecho de seu post: existem muitos livros e técnicas por aí que estão popularizando a modelagem de figuras, mas não se trata de maneira alguma de uma atividade artesanal de fim-de-semana. A modelagem continua sendo uma arte, e o resultado final vai ser sempre fruto de nosso comprometimento com ela.

    Tenho lido o livro da Katherine Dewey e também os livros (antigos) do escultor Edouard Lanteri. Gosto de miniaturas, dioramas e figurines com temas medievais. Em meu site há apenas duas cestas em porcelana fria, mais para marcar espaço, mas estou na luta para ir mais além, com polymer clay, resina, pewter or whatever…

    Grande abraço.

    Claudio Malagrino

  14. Oi Vanessa,

    Gostei muito do q falou da Flavia, não fiz curso com ela, mas já comprei as 2 primeiras apostilas.. Achei a 3ª um pouco cara..kkkk mas vale a pena!!!! Não concordo q as apostilas vão te dar um suporte 100%, vai depender muito de cada pessoa , o quanto ela se dedica.Falo isso pq além de comprar a apostila, fiz minha amiga comprar tb(1ª) Acreidite se quiser, ela disse q não aprendeu nada, q é complicado exculpir…kkkkk. Já investi muito em DVDs da Ogna Rocha, q tb é uma artesã Maravilhosa!!!! a vantagem do dvd é q tem uma sequência melhor q a apostila de papel. Não estou aqui para defender quem é a melhor… Pra mim, a soma dessas 2 artistas é o q tem de melhor no mercado, por isso mesmo nunca fiz curso de noivinhos.. só comprei os dvds da ogna e as apostilas da Flavia.(lembrando q tenho o artesanato nas veias..kkk) Muitas pessoas perguntam se aprendi a fazer os vestidos com elas e digo q não , pois aprendi sozinha. A Ogna até tem dvd de vestidos , mas não adquiri esses ….
    Estou esperando a Flavia lançar uma apostila de rosto, essa com certeza vou comprar..kkk não importa o preço..kkk

    Enfim , acho q biscuit é prática!!!!! Quanto mais, melhor !!!!! Se a primeira vai ficar feia, com certeza a 20ª vai ser melhor..kkkkk
    E pra finalizar, gostaria de conhecer o seu trabalho… deixa um recadinho no meu q passo no seu..kkk
    bj e fica com Deus!!!

  15. Eulica Biscuit disse:

    Olá Vanessa,
    Quero que vc tire uma dúvida, já que vc fez curso com a Flavia Pina, a apostila de rosto vem com todos os detalhes? Dá pra aprender pela apostila?
    E com certeza irei comprar a apostila de vestidos dela. Vou esperar receber algumas encomendas e comprarei.
    Aguardo

    Bjim

    • Oi, Eulica, tem apostila de rosto? Acho que não tem, não, viu? Ou se tem, ainda não estou sabendo, vou me informar. Mas a de vestidos é imperdível, compre, sim. A que tem roupa do noivo também é maravilhosa, vale a pena.

      Beijo!!!

  16. eu li o seu comentarios sobre a Flavia Pina, eu comcordo com voce apesar de não conhecer seus trabalhos pessoalmente so por fotos, mas pude ver que são de 1º, o meu sonho e poder viver do meu trabalho mas infelismente aos 53 anos tive um acidente e não posso trabalhar fora pois as secuelas são grande e agora não vem ao caso, vivo de ajuda de terceiros, pois não consigo encostar pelo INSS pois neste pais nosso voce so consegue alguma coisa se tiver nas ultimas pois assim sobra mais para os corrupitos, e a gente que precisa fica em uma cituação de umilhação, pois e dificil voce trabalhar a vida toda e por causade 4 anos não pode aposentar ou se encostar, tenho tentado de tudo mas ainda nada pois os peritos hoje em dia que vão fazer a avaliação não tem interece em ajudar pois não e parente deles, eu sempre tive o biscuit como um passatempo so que agora esta sendo a unica coisa que estou podendo fazer, so que preciso de aperfeiçoar pois aqui na minha região os que tem são como voce falou uns monstrinhos. os meus tambem mas estou tentando buscar so pois não tenho como fazer cursos e mem comprar as apostilas pois estou dependendo de outros e as pessoas que ajudam acha que isto e jogar dinheiro fora, e dificil ficar na posição que estou, por isto eu pode ver que voce e uma pessoas bastante humana e que parece gostar de ajudar as outras, por isto eu gostaria de saber se voce poderia me passar algumas dicas pois eu consegui falar com outras pessoas e algumas delas pasarão ate escaniadas as apostilas e eoutras mandaram copias do DVS isto tem sido de grande ajuda pois tive condição de melhorar muito o meu trabalho, e se voce puder me da algumas dicas como fazer as esculturas e como montar os vestidos usando alem da massa, tecido tambem.No mais te agradeço e estou a orar por voce e pela Flavia pois voces são pessoas que tem um coração e um dom que DEUS as deu, que DEUS as abençoes, bjs

  17. denise disse:

    Adoreiii o que vc escreveu valeu muiito como incentivo p mim que quero fazer noivinhos e fico com pena de gastar meu din din com apostilas mudei totalmente de idéia e vou agora no site comparar a apostila e me esforçar p tentar nao vender os monstrinhos rsrs
    bjs bjs

  18. Manuella Dias disse:

    Oi Flávia,em primeiro lugar gostaria de te agradeçer,pois atrávez do seu trabalho só de ver eu consegui fazer um terço dele,mais devo confessar que jamais chegarei aos teus pés,vc é MARAVILHOSA,que Deus continue te iluminando cada vez mais,pôis fazer uma pessoa chorar ao ver o seu trabalho não para qualquer um é coisa de Deus,eu choro ao ver uma a uma de suas esculturas,não é mentira não vc consegue emocionar qualquer um,seja artesão ou não,meus familiares e vizinhos quando viram o seu trabalho ficaram alucinados.
    Quando descobri seu site confesso que foi o segundo dia mais feliz da minha vida,pôis o primeiro foi o nascimento da minha filha,moro na Bahia,e sonho que um dia eu irei te conhecer pessoalmente,quem sabe Deus me abençoa e esse dia irá chegar né?Você é uma alma nobre um anjo das mãos de fada que Deus enviou ao mundo para tornar nossas vidas mais felizes,parabens vc é abençoda.EU AMO O SEU TRABALHO!!!!!!!!!!!!MARAVILHOSA!!!!!!!!!!Que Deus continue te iluminando hoje e sempre e que os espiritos de luz sempre estejão ao seu lado,beijos.

  19. olá flavia,fiquei apaixonada pelo seu trabalho…faço biscuit e gostaria muito de aprender a fazer noivinhos lindos como o seu.gostaria de saber por onde começar…comprar qual apostila primeiro,estou meia que perdida …gostaria muito que vc me orientasse.
    Desde já te agradeço…bjs

  20. zoraida disse:

    hola flavia solo pase a decirte que te felicito tus trabajos estan super hermosos me encantaron todos los detallesen especial esos vestidos de novia hermosos que Dios te siga bendiciendo

  21. eliana disse:

    olha, eu gostaria muito de ter a apostila da flavia pina, mas não tenho condições de comprar, faço biscuit e trabalho fora também, mas ainda não deu pra comprar as apostilas, será que tem alguma dica pra mim. obrigada e fique com Deus

  22. Adriana disse:

    preciso saber qual é o nome do tecido fino e transparente que a Flavia utiliza nos vestidos de noiva… Você sabe me dizer qual é???
    por favor…………

  23. silvana disse:

    OI

    AMO O BISCUIT ADORARIA FAZER UM CURSO DIRETO EM SEU ATELIÊ MAS NO MOMENTO EXERÇO OUTRA FUNÇÃO MAS AIDA TEREI O BISCUIT COMO UNICA FONTE DE RENDA, TENHO MUITA PROCURA DE NOIVINHOS PARA BOLO ATÉ FAÇO MAS REALMENTE AS SUAS OBRAS SÃO MARAVILHOSAS,POR ISSO GOSTARIA DE SABER PREÇO DOS VESTIDOS QUE SÃO MARAVILHOSOS.

    AGUARDO RETORNO ANCIOSA.

    BEIJOS

    SILVANA

    • Silvana, imagino que você estivesse tentando contato com a Flávia Pina, certo? Este blog não é dela, eu fiz um curso com ela em 2009. Para adquirir a apostila de vestidos de noiva, acesse o site da Flávia. Clique aqui. Eu tenho essa apostila e vale muito a pena. Siga os passos explicados no site (leia com atenção).

      Beijos.

      Vanessa

  24. Maria Luiza disse:

    Tá bom, já que você elogia tanto assim a apostila da Flávia Pina, gostaria de ver um dos seus trabalho aprendido com ela. Pois os confeccionados por ela, Flávia, a perfeição é incontestável.Entretanto quero ver um feito por você que elogia tanto a apostila dela. Beijos. PS.: todo esse questionamento é porque realmente pretendo adquirir a apostila.

  25. rosaria disse:

    ola.quanto tempo;lembra de min fiz o curso junto com voce,hoje olhando fotolog da flavia vi seu nome,entrei e achei maravilhoso o que voce escreveu respondendo as duvida das pessoas .assino em baixo tudo que escreveu ….beijos ate breve…

  26. menina….sou admiradora de suas obras…comprei a apostila da Flavia e estou treinando … treinando …e…treinando.Arriscando tambem a entrar neste mercado que so vencem as melhores…meu sonho é poder um dia olhar para uma escultura minha e dizer que é esse o caminho. Concordo com que vc falou dos monstrinhos aqui onde moro UBERABA (MG) só vejo deles…(risos) Se Deus quizer poderei ir fazer pessoalmente um curso com voces…enquanto isso continuo aqui como uma bruxa solitaria observando e treinando cada detalhe e estudado….Obrigada pela oportunidade de me espressar…conheco voces a muito tempo mas nunca tive essa oportunidade de falar o que meu coracao diz…obrigada vanessa. Bjus Denise

  27. Tenho uma sensação de que nos estranhamos na comunidade da Flavia Pina e que isso tinha gerado uma antipatia mutua, mas sabe, vou te dizer: adoro ler seus textos e comentarios! Vc é perspicaz! Rio com as coisas que diz! No seu lugar diria as mesmas coisas que diz, tb sinto-me ousada.
    Então, quero dizer que se houve mesmo antipatia, já passou… Eu gosto do que vc fala, acho bacana a sua arte e posso estar longe de vc artisticamente falando, mas tou no mesmo barco. Concordo sobre os monstrinhos que vemos! E os comentario: nossa amiga, que lindo! isso eu não faço! Eu quero que saiba que eu revi meu conceito sobre a Flavia, sobre o que eu mesma tinha dito dela… Me arrependi! E vc me ajudou a ver de outro ponto de vista o que é real, te agradeço por isso.
    Tou com dificuldades pra investir tempo pra aprimorar tecnica, sabe, pois me tornei mãe há pouco tempo e isso tem consumido muitas horas da minha vida! Mas tudo bem, tb é uma obra de arte criar uma pessoa! E como se isso nao bastasse (o fato deu gostar do seu jeito despojado e sincero) descobri qeu compartilhamos da mesma fé. Mais bacana ainda!
    Enfim Vanessa, acho que essa minha msg aqui e um convite prum recomeço, prum novo tempo! Eu tou aberta a isso, se vc tb estiver, voilá! Se não, uma pena, mas continuarei a ler suas postagens, pois me acrescentam!
    Abraços e desejo muito sucesso!

    • Mmflorzinha,

      Se você diz que pensou no que eu escrevi e se arrependeu do que tinha dito sobre a Flávia, não vejo motivos para não aceitar seu convite para um recomeço. Eu fiquei muito indignada com a interpretação que você deu para aquela situação, e também por você ter apagado meus posts na comunidade, deixei isso bem claro. Mas não tenho nada contra você de modo pessoal, pois ainda não nos conhecemos o suficiente, não é mesmo? Então fique à vontade, e sinta-se à vontade, também, agradeço a sua mensagem e reconheço a nobreza do seu gesto. Eu falo tudo muito na lata, não escondo o que sinto, o que penso (isso dá alguns problemas de vez em quando…risos…mas a parte boa é que você nunca terá dúvidas a respeito do que penso ou sinto a seu respeito, poderá sempre confiar na minha palavra…acho que isso é uma vantagem, não é, não?…risos…) então você percebeu a minha indignação e antipatia, porque realmente era o que eu estava sentindo naquele momento. Mas não guardo nada, não, nem esquenta! Fiquei muito feliz por ter te ajudado a ver aquela situação por outro ângulo. É isso o que importa.

      Quanto ao trabalho, aproveite bastante sua pessoinha, porque eles crescem muito rápido, e logo, logo você terá condições de voltar a aprimorar sua técnica e melhorar a qualidade do seu trabalho. Mas não desista, nem esqueça, sempre que puder, sempre que tiver um tempinho disponível (quando tiver), procure buscar um aperfeiçoamento. Mas não fique ansiosa por nada, não, porque quando você puder voltar, certamente terá condições de colocar em dia todo o seu trabalho e alcançar uma qualidade muito superior, na medida em que você buscar por isso.

      Então é isso. Estou aberta, sim, porque ainda que pareça, não sou uma velhinha ranzinza (ao menos não tanto…risos…), e também não costumo levar nada para o lado pessoal. Se precisar de mim, estou sempre à disposição (ainda que geralmente eu demore para responder…risos…mas estou lutando contra essa dificuldade em administrar o tempo e pretendo ser uma criatura mais organizada).

      Beijos! E sucesso para você, também!

  28. josilda oliveira da silva disse:

    OLÁ GOSTARIA MUITO DE SABER COMO FAÇO PARA COMPRAR A APOSTILA DA FLAVIA PINA, A MULHER É UM GENIO DO BISCUIT,ESTOU IMPRECIONADA COM O TRABALHO DELA NUNCA VI NADA IGUAL.BEIJOS,ESPERO RESPOSTA.

    • Josilda, no final do post tem um link para o site da Flávia, com todas as informações a respeito da apostila, dá um pulinho lá, está tudo explicadinho. Você não vai se arrepender, pois essa apostila de vestidos de noiva está realmente ótima! Ela é realmente uma artista fenomenal!

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *