Como realmente receber atualizações das páginas que você curte no Facebook

curtiu

Você sabia que ao clicar em “Curtir” em uma página do Face você não é avisado sempre que a página postar um conteúdo novo? Estranho, não? Se a gente clica em uma página é porque quer ver todas as atualizações em nosso Feed de notícias, como se fizesse uma inscrição. No entanto, não é isso o que o Facebook faz. Só cerca de 1% (ou menos) dos fãs tem acesso ao que a página publica. Se a página quiser que mais gente veja (dentro de sua própria lista de fãs) precisa pagar ao Facebook para “impulsionar” as postagens. E mesmo se a página fizer isso, a gente não recebe todas as postagens (a menos que a pobre página pague para divulgar todos os posts).

Uma maneira do Facebook liberar acesso de mais gente a uma postagem é ela ser muito curtida, compartilhada, clicada ou comentada. Ou seja, se você interagir com o post, estará ajudando o dono da página a tornar o conteúdo mais visível a outras pessoas. Se você gosta do conteúdo (se for uma página do bem), vale a pena clicar, curtir, comentar ou compartilhar. Está ajudando a página a divulgá-lo a mais gente. Se não gosta do conteúdo (se for uma página de haters, uma página “vamos torturar criancinhas” ou algo do tipo), melhor ignorar solenemente. Quanto mais interagir, mais divulgado ele será.

Além disso, para ter certeza de que receberá as atualizações da página (que você curtiu justamente com a intenção receber atualizações), clique em “obter notificações” e “adicionar às listas de interesse”, logo abaixo do botão em que você clicou para curtir a página (a aba abre quando você clica em “curtiu”), como na imagem abaixo:

curtir

Assim, teoricamente, você receberá as atualizações das páginas em que se inscreveu, o que, na minha opinião, faz todo o sentido do mundo. Depois de deixar bem claro ao Facebook que “oi, eu quero receber atualizações das Fan Pages que eu acompanho”, crie o hábito de dar uma olhadinha nelas pessoalmente de vez em quando – só para garantir, né?

 

 

 

PS: Meus leitores são fofos, estão acima da média da população em termos de comportamento na internet. Clicam nos links que eu coloco na página com bastante frequência (eu sou muito fã dos meus leitores, porque são pessoas que me procuram em busca do conteúdo. Eles realmente leem o que eu escrevo, querem um maior desenvolvimento pessoal, se esforçam e interagem. Eu valorizo muito esse tipo de interesse), como resultado, os posts da minha Fan Page têm um alcance muito maior do que costuma ser normal das páginas, mas, mesmo assim, beeem menor do que o número de pessoas inscritas. Meus posts que alcançam menos chegam a uns 10% do meu número de fãs (é sério, leitores, vocês são especiais) porque o comportamento deles (clicar em coisas) faz com que o Facebook entenda que tem que mostrar os posts a mais inscritos. Mas, ainda assim, se você está inscrito na minha página talvez não esteja recebendo as atualizações. E ainda que receba da minha, talvez não receba de outras que gostaria de ver. Acho que vale a informação.

PS2: Há um artigo dramático e meio alarmista do Clube do Hardware sobre isso. Clique aqui para ler. Como eu disse, acho as opiniões do autor dramáticas e alarmistas, mas vale a leitura para entender melhor os dados objetivos de como a coisa funciona, colocando de lado as opiniões dele, para planejar um pouco nosso comportamento como usuários nas páginas que gostamos.

3 comentários sobre “Como realmente receber atualizações das páginas que você curte no Facebook

  1. catharina castro disse:

    Sim, percebo que muitas páginas que eu curto, não aparecem para mim. Como li essa sua postagem é sinal de que a sua é frequente para mim. :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *