checkmate-chess-1181519

Antigamente, qualquer problema ou situação difícil já era motivo para eu desabafar no blog. Hoje em dia, muita gente faz isso nas redes sociais. Em vez de lidar com a situação e resolver, fica se lamentando em público, sem se dar conta de que essa atitude só atrapalha, pois dá ainda mais atenção ao problema. Dê atenção apenas ao que você deseja que cresça na sua vida.

Minha reação hoje é bem diferente. Se estou diante de uma situação difícil, fico quieta e foco minhas energias em sair da tal situação. Recorro diretamente a Deus, para me ajudar a lidar com o problema, para resolver a situação ou pelo menos para me orientar.  Se for o caso, depois conto o que aconteceu, mas, na maior parte das vezes, não me interessa gastar tempo com o que passou.

A vida ficou mais leve, os problemas duram menos tempo, as situações complicadas nem parecem mais tão complicadas assim e eu consigo aprender com as coisas que acontecem. Sem contar que os dramas diminuem! As pessoas se metem menos na minha vida, mantenho a paz de espírito e não saio jogando meus problemas nas costas de ninguém. E a vida não parece mais uma novela.

Estou escondendo meus problemas? De jeito nenhum! Apenas não estou mais focando neles. Conscientemente desvio meu foco para aquilo que é bom, agradável, justo, legal… É o que tem ocupado meus pensamentos. É um esforço consciente e, hoje em dia, nem exige mais tanto esforço assim.

E olha que excelente efeito colateral: como recorro a Quem realmente pode resolver, geralmente as encrencas se desfazem sem grandes dificuldades. Quando há alguma dificuldade e a coisa fica emperrada, eu continuo tranquila. Do lado de fora, pode estar o caos e tudo de cabeça para baixo, mas do lado de dentro eu estou na maior paz. É mais ou menos o que Davi quis dizer quando escreveu:

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando os malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” Salmos 27.1-3

Como sempre digo, nunca se esqueça de que ele não estava falando de um modo figurado. Ele era guerreiro, então poderia literalmente estourar contra ele uma guerra ou um exército se acampar contra ele. Agora, imagina se Davi fosse do tipo que faz uma tempestade em qualquer copo d’água? E se ele ficasse olhando as situações com lente de aumento e achando que tudo é muito pior do que realmente é?

Ele fazia o contrário disso. Porque estava com Deus (um pouco depois, ele diz que Deus o esconderia em Seu pavilhão), conseguia enxergar as coisas da perspectiva de Deus. Tudo ficava pequeno.  O exército inimigo era insignificante. Quem poderia fazer mal a ele? Por que medo, desespero e dramas? Não que ele se achasse alguma coisa. Está bem claro que a razão de sua confiança era a certeza que ele tinha de que Deus o protegeria.

E não era um “eu tenho Deus comigo” descompromissado, vazio, religioso e inútil que muita gente diz hoje. (Tipo a música da Valesca Popozuda, esculhambando “as inimigas”, falando coisas horríveis para elas e depois dizendo “acredito em Deus, faço Ele de escudo”, completando com: “late mais alto que daqui eu não te escuto”… Oi? Não, né? Assim não funciona, miga.) Era uma convicção fundamentada no relacionamento que ele tinha com Deus, em se esforçar para ser justo e agradar a Ele, em conhecer mais dEle e buscá-Lo. Havia um esforço consciente de Davi por trás daquela confiança.

É isso o que sustenta em uma situação difícil. É por essa confiança que a pessoa não desaba, que aproveita a tempestade para se aproximar mais de Deus, para fortalecer mais sua fé. Assim, as dificuldades a deixam mais forte, com mais estrutura, mais resistente, cada vez mais difícil de derrubar.

Você simplesmente sabe que não importa o que aconteça, tem Alguém para defender sua causa, para guardar sua vida e fazer com que todas as coisas cooperem para o seu bem. E você simplesmente não acredita em nada que tente lhe fazer pensar o contrário. Porque Ele prometeu e você confia, tudo vai cooperar para o bem.

 

4 Comments on O que sustenta em uma situação difícil

  1. Vanessa Lampert
    Querida demais é pra mim .
    Um beijo grande …Esse texto foi uma benção pra mim….uma amiga …Deus te Abençoe !

    Na fé

  2. Bom dia Vanessa!!! Eu estou passando por um momento difícil, é como um teste de paciência, não tem como ir para lugar algum, esperando que os dias passem e o jeito é só confiar em Deus. Às vezes, parece tão difícil confiar em Deus, porque para tudo que vamos fazer temos de ter o Espírito Santo, e eu ainda não tenho. Fico com medo de desistir de Deus, porque eu não quero envergonhar Ele. Ás vezes, não entendo nada de como é o ‘crer’, como é a ‘fé’, para eu entender as coisas espirituais, eu preciso ser espiritual e como vou ser espiritual se ainda não tenho o Espírito Santo? Quase todos os obreiros da Igreja sabem da minha vida, porque tenho que pedir orientação para quase tudo e já estou com vergonha disso. Obrigada!!!

  3. Estou em um momento de transição em minha vida, de muitas decisões difíceis. Após o enem, chegou o período de escolher faculdade, curso, fazer inscrição, …, e por ai vai. Creio que a maior razão pela qual gosto tanto de seu blog é que sempre acho algo legal, para a hora certa. Obrigado por tudo Wanessa, amei o texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *