Ajustando o foco

flor1

Sei que para o primeiro dia do Jejum de Daniel talvez eu devesse escolher um tema mais motivacional, mais simpatiquinho, que mostrasse o quanto é importante ficar firme nesse desafio e que tudo vai dar certo no final. Sim, tudo vai dar certo no final, se você fizer as escolhas certas. Porém, para aprender a fazer as escolhas certas, é importante calibrar um pouco a sua visão.

Estamos vindo de uma corrida ensandecida em direção a lugar nenhum, com a cabeça cheia de inutilidades e preocupações com coisas que, inevitavelmente, vão passar. Nos desconectamos deste mundo hoje. Queremos ouvir o que Deus tem a nos dizer. Queremos que Ele esteja no controle da nossa vida, pois já percebemos que não dá para dirigir esse barco sozinhos.

“Uma voz diz: clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.” (Isaías 40.6-8)

Tudo passa. E tudo passa muito rápido. Não importa quanto tempo uma pessoa viva, os anos passam depressa demais. A sabedoria desse texto bíblico coloca as coisas em perspectiva: Toda a carne é erva. Toda a glória deste mundo, como um matinho qualquer, seca e cai. Acaba. Já viu uma plantinha? Sua flor, que lhe dá beleza e que enche nossos olhos, é frágil. Ela tem um tempo pré-determinado. Se não cede ao vento e à chuva, cede ao tempo. Perde suas cores, perde sua flexibilidade e cai. Assim é absolutamente tudo o que achamos que é “concreto” neste mundo. 

Por isso, não dá para depender de nada deste mundo. Não dá para depender de ninguém, também. A única coisa realmente concreta, que realmente merece nossa confiança e dependência é a Palavra de nosso Deus. Só Ela permanece eternamente. Só a Ela devemos dar crédito. O que Ele disser, vale mais do que aquilo que sentimos, vemos ou ouvimos de outras fontes. Vale mais do que nossas sensações ou conhecimento. Se Ele diz que você não deve ter medo, não tenha medo. Se Ele diz que você é forte, você é forte. Se Ele diz que você deve mudar de direção, mude de direção. A Palavra dEle é a única coisa que permanece. É a única coisa sólida, imutável e verdadeira.

Diante dessa realidade, você percebe quanto tempo perde com abobrinhas e bugigangas. O tempo passa depressa demais e a única coisa eterna que temos, segundo a Palavra, é o que está dentro de nós. A única maneira de alimentar o que é eterno é com aquilo que é eterno. Por isso o salmista diz que a Palavra de Deus é lâmpada para os pés e luz para os caminhos (em Salmos 119.105). São esses princípios éticos e espirituais a única forma possível de mostrar o que é certo e errado e orientar nossos passos. É a única maneira de colocar Vida eterna dentro da erva. E isso não tem NADA a ver com religião (a diferença vai ficar bem clara para quem acompanhar as postagens dos próximos 21 dias).

A sabedoria deste mundo é a glória de toda a carne, é perecível e efêmera como a flor da erva. Mas a Sabedoria que adquirimos ao meditar no que é Eterno é a única capaz de nos transformar para melhor — profunda e eternamente.

#JejumdeDaniel  #Dia1

PS: Amanhã tem novo post aqui.

PS2: Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão diários e voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia o post de ontem para entender melhor.

5 comentários sobre “Ajustando o foco

  1. Lembrei da palavra ”onde estiver o teu tesouro ali estará o teu coraçâo” Mt 6:21. Creio que uma das poucas maneiras de colocar inteira confiança na palavra de Deus, de modo a nela crer e exerce-la, é transformando-a em nosso particular tesouro.

  2. Estar desconectado de tudo que nos distrai nesse mundo para ouvir o que Deus tem a nos dizer é a nossa melhor escolha. Temos que aproveitar esses dias com todas as nossas forças. Que Deus te abençoe Vanessa, bjs.

  3. Vou acompanhar os posts diariamente. Sempre comecei o jejum de Daniel e nunca continuei, mas agora estou na fé e vou receber o Espírito Santo. Tudo passa mesmo e como disse bem rápido. Somos pó. Que passa. Sempre gostei de seus textos. E estou feliz de acompanhar.

  4. Gosto muito de seus posts, fiquei muito feliz quando acessei seu blog e vi que a senhora esta na fé do jejum de daniel. Confesso que estava quase sem esperanças de encontrar novidades. Seus posts serão uma das minhas poucas fontes de ensinamento para esse periodo e isso para mim é muito satisfatório. Muito obrigado pelas mensagens e um grande abraço .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *