water-1329553

Esses dias, vi no blog do Bispo um comentário de alguém pedindo para que ele ensinasse a ter sede. A pessoa sabia que precisava ter sede para buscar o Espírito Santo, mas não sabia como provocá-la.

Acredito que muitos confundam “sede” com “vontade”. Se você for esperar ter “vontade” de buscar o Espírito Santo, estará se baseando em emoção, e não em fé. A fé não depende do que se vê, ouve ou sente. A fé é estritamente racional. Você sabe do que precisa, então busca na intensidade de que precisa – e não de que sente.

Como ensinar alguém a ter sede? A questão a respeito da sede é que todo mundo tem, mas nem todos percebem que têm. E, quem não percebe a sede, pode ter problemas sérios por consequência da desidratação crônica. Até mesmo a morte. Eu sei o que é desidratação crônica, pois já sofri com isso por bastante tempo, justamente por não sentir sede de água. Podia passar o dia inteiro sem tomar nem um copo d’água e sequer perceber. Mas meu corpo percebia. As dores de cabeça, o cansaço, fraqueza muscular e arritmias por conta do desequilíbrio eletrolítico. A água é essencial para o organismo e sua ausência causa um monte de piripaques em todos os sistemas do nosso corpo.

Resolvi essa questão tendo água sempre por perto. Eu não posso esperar sentir sede para beber água (minha mãe já dizia isso…que quando sentimos sede, é porque nosso corpo já está sofrendo). É necessário desenvolver o hábito de pegar a água e beber. Simples, assim. Aos poucos, o corpo vai se readaptando e, aí sim, você começa a sentir sede quando não toma.

Espiritualmente, é a mesma coisa. As pessoas estão morrendo de desidratação crônica por falta do Espírito de Deus, sem saber. Elas percebem as consequências da falta da Água da Vida: relacionamentos destruídos, falta de controle emocional, depressão, ansiedade, descontrole financeiro, absolutamente todas as áreas da vida são afetadas, mas a pessoa não entende a raiz do problema. Às vezes até pensa que tem Deus, porque frequenta uma religião ou porque acha que Deus é legal, mas não percebe o quanto ainda está distante. Quem sabe até tenha um título em sua igreja, um uniforme de obreira, uma gravata de pastor. O que importa é o que tem dentro de você, e não fora.

Cedo ou tarde, a pessoa percebe que tem sede. Infelizmente, isso acontece quando alguma consequência já foi sentida e os problemas começam a se acumular. Se a criatura é daquelas que precisa esperar sentir alguma coisa para ir até Deus, talvez acabe tendo que sentir problemas para se dar conta de que precisa dEle. O ideal é buscar pela Água antes de sentir a sede, sabendo que ela já está aí, dentro de você. Porque a Água é algo de que você precisa para viver.

Sem a Água da Vida, sem o Espírito Santo, você desidrata por dentro; sua vida desidrata sem que você perceba e o resultado é a morte eterna. Saber que está caminhando para a destruição total da sua vida talvez seja razão suficiente para você ir buscar Água correndo. Mesmo que não sinta sede, saiba que a sede está dentro de você, consumindo seu corpo, sua alma e seu espírito, sem que você se dê conta. Consegue perceber a urgência? E agora? O que você vai fazer a respeito?

#JejumdeDaniel  #Dia10

 

 

 

 Amanhã de manhã tem novo post aqui.

** Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão diários e voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia o post do dia 19 para entender melhor.

8 Comments on Como faço se não tenho sede?

  1. ” Como faço se não tenho sede” ?
    Era justamente essa minha pergunta a muito tempo . As pessoas diziam : Regiane , vc tem que nascer de Deus ‘ . Intimamente respondia : Como se não tenho vontade… apenas sei que tenho que nascer
    Depois desse texto ; entendi . Assim como quando tenho sede de agua e troco por refri .. Acredito que no meu caso estou me enchendo de outra coisa …que não sei o que .

    • Faço minhas as palavras do Bp Renato, no texto “Você viu o Super-Homem de minissaia?”: “É assim que acontece com as palavras de Deus. Elas trazem poder, direção, paz, força… solução para todos os nossos anseios. Mas enquanto atentamos para qual celebridade trocou de namorado, qual foi o placar daquele jogo, ou como podemos ficar mais ricos, mais bonitos e mais jovens, não prestaremos atenção ao que Deus está nos dizendo.”

      Tudo é uma questão de seleção. Duas informações não ocupam o mesmo lugar, ao mesmo tempo, em nossa mente. Se sua cabeça está cheia das coisas deste mundo ou mesmo das preocupações sobre o dia a dia, não tem como enchê-la dos pensamentos de Deus. É uma questão de escolha. De dizer “Não” para todo o resto e optar por Deus, conscientemente.

      Beijos.

  2. Muito esclarecedor! Nessa parte entra o raciocínio, se entendo que minha vida não anda , se vejo a tristeza dentro de mim e os problemas então percebo realmente a necessidade que tenho dEle.
    Seus posts têm me ajudado muito, sempre atualizo a página para ver se o texto o dia foi postado rsrs Esperamos posts diários mesmo depois do jejum
    Se a senhora pudesse escrever seu testemunho para conhecermos melhor. Assim como em uns posts anterior a senhora respondeu-me e dissestes que ja passou o mesmo que eu tenho passado, seria muito construtivo saber mais do que Deus fez pela sua vida.

  3. Muito boa comparação entre a sede física e a espiritual. Makes so much sense! A person doesn’t even need to be spiritual to understand it. Very nice! (desculpa aí escrever em Inglês… o Português tá cada dia mais “bravo” rsrs)

  4. Olá Vanessa!

    O seu post me esclareceu muito. Eu entendia de maneira errada o que ter sede de Deus. Eu estava pensando e buscando entender esses dias o que é sede e como ter sede, como expressar a sede por Deus. Agora entendo bem. Deus te usou para me fazer entender. Obrigada!
    E que Ele continue te inspirando e usando.

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *