Quando vem a vontade de desistir

compassion-1379519

Em uma tradução mais precisa, na versão Corrigida Fiel:

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.” (Isaías 26.3)

A única forma de conservar sua mente em paz é mantê-la firme em Deus. Confiar é isso, manter a mente firme. A mente firme em Deus resiste aos chiliques das nossas emoções e vontades que ficam gritando que está difícil, que não vai dar certo, que não tem jeito, e todas essas coisas “lindas” que deveríamos remover do nosso vocabulário.

A paz que Ele promete aqui é a paz interior. É a paz de quem viu o cumprimento da promessa. Mas só alcança o cumprimento da promessa aquele que permanece firme. Que não desiste e não se permite desanimar.

Entenda: a vontade de desistir até pode aparecer, mas o fato de uma vontade aparecer não significa que você deva ceder a ela. Quando eu era mais nova, desistia com muita facilidade. As dificuldades apareciam, eu me sentia fraca, me sentia desanimada e começava a achar que não iria conseguir. Então, porque vivia pelo que sentia, desistia, para me livrar daquela sensação incômoda de frustração.

Mas o alívio era temporário. O remorso por ter desistido batia à minha porta quando via o tempo passando. Depois de entender esse versículo, percebi que, se eu queria um alívio real, teria de aguentar toda a sensação de desânimo e as acusações que vinham na minha cabeça tentando me fazer desistir. Comecei a não acreditar naquelas acusações e nas sensações e a me manter firme. A mente firme na Palavra de Deus ignora tudo o que o corpo sente e tudo o que o coração diz.

Eu me recuso a desistir. Pode ser difícil, pode ser torturante esperar, pode exigir um esforço descomunal, eu vou até o fim. Posso até dar um passo para trás para dar dois para frente depois. Mas não posso parar. Aplicar isso vai mudar sua vida: se recuse a desistir. Não ceda à sua vontade de desanimar. Se faça de doido e se mantenha firme naquilo que você crê.

Se está fazendo o Jejum de Daniel para receber o Espírito Santo, saiba do seguinte: vão vir todos os tipos de pensamentos negativos e de confusão na sua cabeça. Todos os tipos de acusações e de dúvidas. Mantenha seu foco e ouça apenas a voz de Deus. Não desista. Saiba que esses pensamentos são falsificados. Tudo fake. Desconsidere e mantenha firme em sua mente a promessa desse versículo.

E continua:

“Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna” (Isaías 26.4)

Não há mais nada realmente sólido neste mundo. Nada que mereça nossa confiança. Principalmente nossas emoções, sensações e sentimentos. Nosso coração é uma gelatina. Se confiarmos em nossos sentimentos, ou seja, se mantivermos nossa mente firme em nossa vontade de sair correndo (por exemplo), nunca teremos estabilidade e nunca alcançaremos nada. Mas, se mantivermos nossa mente firme na Palavra de Deus, estaremos firmes na rocha eterna. Nada nos abalará.

E entenda uma coisa a respeito das promessas de Deus: Elas não falham. Ele nunca mente. Se você colocar em prática o que aprendeu aqui, é impossível não alcançar o que tem buscado.

#JejumdeDaniel  #Dia12

 

 

 Amanhã de manhã tem novo post aqui.

** Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão diários e voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia o post do dia 19 para entender melhor.

2 comentários sobre “Quando vem a vontade de desistir

  1. Me enxerguei agora.
    As dificuldades apareciam, me sentia fraca e desistia pra não ficar sentindo a frustração. ..
    Mas a sensação de culpa, de remorso começavam a me atormentar.
    Tudo eu nesse texto..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *