Ao enfrentar as dificuldades, entenda isso

moises-guilherme-winter-e-o-irmao-arao-petronio-gontijo-durante-travessia-do-povo-hebreu-para-terra-prometida-na-novela-os-dez-mandamentos-1434661222009_956x5

Estava assistindo ao capítulo de hoje da novela Os Dez Mandamentos e pensando em como deve ter sido angustiante a expectativa da libertação ser frustrada tantas vezes. Ao mesmo tempo, a resistência do Faraó, apesar de compreensível (o orgulho é cruel), é sem sentido, ao considerarmos a realidade: quem pode impedir Deus de fazer o que Ele disse que vai fazer? Não tem como!

Esse foi o assunto entre Moisés e Arão, e eu estava participando do papo enquanto eles falavam rs. A resistência pode vir com toda a força do outro lado, quer seja por meio de alguma pessoa, de uma organização, de um mal ou do inferno inteiro. Pode se levantar qualquer monstrengo fazendo careta, meu amigo, se Deus disse que vai fazer alguma coisa, absolutamente nada nesse universo ou em qualquer outro pode atrapalhar.

Não dá para acreditar nos chiliques do Faraó. Não dá para acreditar nas ameaças, nas perseguições, nos pensamentos negativos que surgem. Não dá para acreditar em nada que tente dizer que Deus não vai conseguir. Quando algo assim aparecer, a única reação possível é pensar: “como assim?”. Porque não faz sentido e, se não faz sentido, não vale gastar energia nenhuma com isso.

Deus prometeu. Ele disse que faria. Logo, como disse Arão na novela, quanto mais Faraó demorasse, pior seria para ele. É assim que eu enxergo as dificuldades que aparecem. Quanto mais elas resistirem, pior para elas. O problema não é meu, é delas. Depois da sétima praga, vem a oitava. E depois da oitava, vem a nona. E depois da nona, vem a décima. E se Faraó continuasse com frescura, viria a décima primeira, até não existir mais Egito.

Se enfrentarmos as dificuldades com essa força interior, absolutamente nada poderá nos abater. Se a dificuldade se agiganta, pior para ela. Quem vai se dar mal é ela, porque permaneceremos firmes na confiança de que venceremos. Não importa quantas expectativas, angústias e frustrações tenhamos de atropelar com nossa certeza inabalável e maluca. Temos convicção daquilo que esperamos. Essa é a fé que deixa Deus agir.

 

2 comentários sobre “Ao enfrentar as dificuldades, entenda isso

  1. Se Deus falou, tá falado!!!
    Essa certeza que nos dá forças para lutar e ir em frente.

    PS.: Cada capítulo dessa novela nos traz um aprendizado, um renovo! Muito boa!! Não perco…rs

  2. O importante é manter a fé firme. Pq se Deus disse q faria, não há nada e nem ninguém capaz de frustrar os planos do Altíssimo. Eu creio muuuito nessa palavra. E muita coisa q ainda não se cumpriu vai se cumprir. Isso me dá uma alegria, uma certeza…fiquei sorrindo. Uma certeza invadiu meu peito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *