O que deve sair da sua boca?

words-1181588

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”. (Efésios 4.29)

A vida inteira vi essa mensagem ser usada para dizer que não devemos falar palavrões. No entanto, meditando nessa Palavra, percebi que ela vai muito além disso.

Segundo nosso amigo dicionário, “torpe” é “ 1 Desonesto, impudico. 2 Indecoroso, infame, vergonhoso. 3 Indecente, obsceno. 4 Ignóbil, sórdido. 5 Asqueroso, nojento, repugnante. 6 Maculado, manchado, sujo”

Falar mal de alguém é uma palavra torpe. Criticar a si mesmo pode ser considerado palavra torpe, também. Mentir é palavra torpe. Comentários maldosos são palavras torpes. Maldizer alguém (ainda que a um bandido) é palavra torpe. Palavras negativas são torpes. Palavra de derrota é palavra torpe. Julgamentos sobre a vida alheia são palavras torpes. Ser mordaz é palavra torpe. Espalhar boatos é palavra torpe. E mais uma infinidade de outros exemplos…

Então, o que deve sair da nossa boca? UNICAMENTE a palavra que for boa para a edificação (ou seja, útil, construtiva, que ajude alguém), conforme a necessidade (não saia por aí falando coisas desnecessárias ou que a pessoa com quem você está falando não tenha a necessidade de ouvir). O objetivo da comunicação é “transmitir graça aos que ouvem”. Graça é benevolência, favor.

Em tempos de internet e redes sociais, as palavras não saem só de nossa boca. Na hora de fazer um comentário (ou de responder a um comentário) nas redes sociais, é bom lembrar de pensar antes de escrever, para que não saia de seus dedos nenhuma palavra torpe. Algumas coisas que passam pela nossa cabeça não merecem ser publicadas.

Todas as coisas que passam pela nossa cabeça precisam ser avaliadas para que, então, possamos decidir se merecem ser expostas ou se é melhor serem descartadas. Aprenda a jogar fora os pensamentos torpes e eles nunca se transformarão em palavras. Conforme for rejeitando esses pensamentos, eles deixarão de ser presença constante em sua mente. E ela ficará limpa.

.

Ps: Thaynara comentou que vai estender o Jejum de Daniel até receber o Espírito Santo. Amiga, você tomou a melhor decisão que poderia tomar. Vá nessa fé, pois está escrito que aquele que busca, encontra.

7 comentários sobre “O que deve sair da sua boca?

  1. Ótimo texto, assim como todos os que vc escreve, porque são palavras de vida. E Essa de hoje me mostrou uma coisa que eu preciso mudar. ..tenho essa mania de falar palavras negativas ao meu respeito e vejo que o meu pecado é tão igual aos que falam palavrões, fazem fofocas. ..Enfim são palavras torpes. Muito obrigada Vanessa por mais uma vez me ajudar. Que Deus te abençoe muito e cada dia te inspire mais, tenha certeza que as suas palavras fazem a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive na minha. É uma alegria acompanhar diariamente os seus posts. Não perco um. Na Fé! Beijos

  2. Oi Vanessa! Eu nunca tinha analisado esse versículo de forma tão profunda. Serei mais cuidadosa com minhas palavras e tbm com tudo que publicar ou comentar em redes sociais.
    Eu tbm decidi continuar o jejum de Daniel até o dia 31/10 mesmo tendo sido batizada com o Espírito Santo. Eu era completamente dependente da internet e das mtas redes sociais as quais fazia parte. Fui liberta desse vício. Mas, quero continuar nessa fé do jejum para me revestir de toda a armadura de Deus e buscar mais. Bjiimm

  3. “Vesti a carapuça” deste post sobre meu último comentário. Peço perdão se não vigiei e deixei minha mente poluída teclar palavras torpes. Prometo vigília da próxima vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *