pills-1509297

Vivemos o reinado da ansiedade. Em 2007, o consumo do ansiolítico clonazepam (Rivotril) no Brasil era de 29 mil caixas por ano. Em 2015, esse número chegou aos 23 milhões. Já vivi essa realidade e sei o quanto a ansiedade pode ser esmagadora e paralisante. Porém, encontrei uma forma de não apenas driblar ou mascarar, mas resolver definitivamente aquela sensação que não conseguia controlar.

Há, em um livro milenar, o registro de um ansiolítico de longa duração e sem efeitos colaterais. Claro, exige mais esforço do que engolir uma pílula, mas, o resultado é garantido (até porque não tem nada mais frustrante do que tomar remédio por anos e não ver grande progresso). No final do primeiro capítulo de Provérbios, a Sabedoria (sim, ela própria) diz: “Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal”. 

Em outro livro, o mesmo autor comenta: “A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor” (Eclesiastes 7.11). A sabedoria é melhor que dinheiro, porque além de servir de proteção (e, por isso, quem dá ouvidos a ela habita seguro), dá vida – coisa que o dinheiro não é capaz de fazer.

Por que a sabedoria protege? Porque, com ela, você não fica mergulhado em dúvidas e conflitos. Não tem medo do futuro. Não é guiado pela insegurança. Sabe como reagir. Sabe o que fazer. Tem direção, não vive perdido. E – principalmente – sabe o que evitar. Não cai em furadas, em ciladas, em armadilhas. E, não sei se você já percebeu, a vida é cheia de armadilhas. Um campo minado. As coisas ficam explodindo nos pés das pessoas o tempo inteiro e não é de se espantar que elas vivam ansiosas e com medo.

O livro de Provérbios é totalmente dedicado à sabedoria, então creio que é um bom ponto de partida para entendê-la. O primeiro capítulo do livro fala de sabedoria, instrução e ensinamento. Não fala de mero acúmulo de conhecimentos. O mundo entende “inteligência” e “sabedoria” como acúmulo de conhecimentos adquiridos em uma faculdade ou em livros, mas a verdadeira inteligência diz respeito a receber instrução de Deus e absorver Seus ensinamentos para adquirir sabedoria. (Não preciso dizer de novo que é instrução de Deus, e não de religião, né?)

Quando começa a conhecer a Deus, você naturalmente se interessa (ou deveria se interessar) em entender como Ele é, o que pensa, o que quer e do que Se agrada. É esse interesse que gera em você a abertura necessária para receber essa instrução e adquirir sabedoria. O conhecimento se acumula, mas a instrução transforma. A instrução entra em nossos poros, modifica nosso íntimo, nosso caráter, nosso modo de agir, reagir, pensar e até mesmo sentir.

Uma pessoa que guardava mágoa se torna perdoadora, uma pessoa que tinha ódio agora é compreensiva, alguém que enganava faz um pacto com a verdade e não engana mais. Uma pessoa ansiosa aprende a confiar e a viver tranquila. Quando a instrução encontra terreno fértil dentro de alguém, os ensinamentos se entranham de tal forma que modificam a pessoa. 

A voz da Sabedoria, no livro de provérbios, é a voz do próprio Espírito de Deus, o arquiteto de tudo o que Ele criou (Provérbios 8.30). Dar ouvidos a essa voz (estou falando de colocar em prática o que ela ensina, e não de ouvir vozes, tá?) é o primeiro e mais importante passo que você pode tomar para transformar sua vida.

Uma nova vida, sem ansiedade, com segurança, com tranquilidade e progresso. Uma vida que não apenas faz bem a si mesma, mas que também faz bem a outras vidas. Você pode deixar de ser um peso-morto ou uma criatura destrutiva para se tornar uma pessoa construtiva. Um arquiteto de relacionamentos. Você pode ter ao seu lado a mesma sabedoria que esteve com Deus no início de tudo. É exatamente essa a proposta dEle. E a proposta do livro de Provérbios. Realmente, vale qualquer sacrifício. Não é à toa, que diz:

“Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
Provérbios 4:5-8

1 Comment on O melhor remédio contra ansiedade

  1. Olá querida Vanessa 🙂

    Eu sempre estou por aqui e compartilho suas postagens pois elas são esclarecedoras demais!
    Você escreve muito bem e além disso passa uma confiança e humanidade em seus textos.
    Eles nos mostram o fato, como ocorreu com você, como superou e como podemos trabalhar pra isso.São pouquíssimas as pessoas que tem essa coragem!

    Eu quase não comento mas confesso que me arrependo por isso porque são muitas as vezes que Deus a usa para falar diretamente comigo.Eu já venho aqui sabendo disso rsrs.
    Eu O agradeço por isso e peço a Ele por você, que te dê muita força e outra vez coragem para se deixar usar.

    Dessa vez resolvi voltar pra comentar porque foi exatamente o quê Bispo pregou no domingo pela manhã.Fiquei tão feliz que resolvi voltar para ler novamente rs.

    Como você mesma disse no último post, estou voltando ao texto para lê-lo novamente.

    Grande beijo :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *