Você conhece Deus?

bible-1193107

As pessoas agem como se Deus fosse um ser misterioso e inatingível. Em grande parte, as religiões (todas elas) contribuíram muito para essa sensação de distanciamento.

Quando falo de religião, me refiro ao sistema de rituais e crenças mecânicas e institucionalizadas. Criados pelo homem, esses sistemas servem como mecanismos de coesão cultural e ideológica. Não têm absolutamente nada a ver com questões espirituais. A primeira coisa que você deve entender é que, para conhecer a Deus, você deve se esquecer do pseudo-Deus que as religiões lhe apresentaram.

Mas como saber quem Deus é de verdade? A maioria das pessoas que eu conheço tem o hábito (totalmente desprovido de sentido) de atribuir a Deus características que não sei de onde tiraram. Elas simplesmente criam um “Deus” (e aqui mantenho a inicial maiúscula porque elas realmente acreditam que ele é o Deus Altíssimo) de acordo com suas conveniências e começam a adorá-lo sem se darem conta de que estão adorando um ser que criaram.

A ficha de algumas um dia cai e elas chegam à incrível conclusão (santa ignorância) de que, se aquele “Deus” a quem adoravam era uma criação das suas cabeças, logo, Deus não existe (a lógica passou longe e deu tchauzinho).

Em vez de pensarem: “eu criei um “Deus” fake made in Paraguay e por isso minha vida estava uma porcaria! Puxa, como fui idiota! Vou me recolher à minha insignificância agora e tentar descobrir como Deus é de verdade, em vez de querer adivinhar como Ele é”, elas pensam: “Eu me enganei a vida inteira! Se Deus não é como eu pensava, então é melhor que Ele não exista, ou então eu terei de admitir que ainda estou errada”. Claro que esse pensamento não é consciente, mas, se a criatura fosse honesta consigo mesma, entenderia que a razão pela qual ela tem tanta resistência à ideia de Deus é não querer admitir seu erro e, com humildade, tentar descobrir como Ele realmente é.

Outras vivem tentando administrar seus problemas, achando que eles são parte de algum carma, ou cruz, ou provação, sem entender por que Deus permite as doenças, desgraças, miséria e problemas familiares sem fim. Elas acham que estão sendo testadas e chegam à conclusão de que as coisas de Deus são muito difíceis e que o jeito é depender de um sacerdote, de um padre, um pastor ou um líder religioso qualquer para tentar lidar melhor com aquelas encrencas todas. Elas realmente acham que conhecem a Deus, pois gostam da ideia de Deus, ouviram falar dEle e a vida toda, oram, são sinceras, não querem ficar sem uma religião ou sem fazer suas orações a esse Deus desconhecido e misterioso, ainda que não frequentem nenhum lugar.

E como podemos descobrir Quem Deus é? Como conhecê-Lo? É necessário ter um ponto de partida. Se estamos falando do Deus de Abraão, temos de recorrer à Bíblia. E alguém vai me dizer que aqui estou remetendo a alguma religião. Não estou. A Bíblia veio antes das religiões que a usam e ela não tem nada a ver com isso.

Ela nos esclarece os detalhes do caráter de Deus e pode ser compreendida à luz de Si mesma, sem necessidade de intermediários. O próprio Espírito que a inspirou nos ajuda a compreendê-la quando dependemos dEle para isso. E uma das principais chaves para entender o caráter de Deus é ler o que Ele diz de Si mesmo e o que aqueles que O conheceram dizem sobre Ele. Por isso gosto tanto das palavras de Davi nos Salmos. Ele O conhecia muito bem.

Mas como diagnosticar que você não conhece a Deus? Bem simples: comparando o resultado de sua vida com o que Ele diz que aconteceria com aqueles que O conhecem.

“ O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. Deuteronômio 28.7” –  Você tem sido vencido pelos problemas? Ou, conforme essa promessa, o mal que se levanta contra você acaba derrotado?

“Porque a Mim se apegou com amor, Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o Meu nome.” – Salmos 91.14   — Você tem percebido isso?

“Grande paz têm os que amam a Tua Lei; para eles não há tropeço. Salmos 119:165” — Você tem tido essa grande paz interior? Ou tem tropeçado na ansiedade?

 “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36.26″ – Você recebeu esse novo coração e esse novo espírito? Você nasceu de novo?  Ou mudou apenas seus hábitos?

“E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:27” — Você recebeu o Espírito Santo?

Etc. Etc. Etc. Existem muitas promessas na Bíblia, para que possamos avaliar nossa vida, fazendo a vistoria para saber se está tudo em ordem.

Se essas promessas não estão sendo cumpridas, há três possibilidades:

  1. Você não conhece a Deus de verdade
  2. Você não tem cumprido os pré-requisitos para o cumprimento da promessa (por exemplo, confiar em Deus, se apegar a Ele, obedecer à Palavra dEle, ser fiel a Ele)
  3. Ambas as alternativas anteriores.

A alternativa “c” é a mais comum, porque como você pode confiar, se apegar e obedecer se não sabe exatamente como Deus é e o que Ele quer? Se você conhece a Deus e está cumprindo os pré-requisitos, então pode cobrar a promessa. Se você cobra de Deus a promessa, por crer no que Ele prometeu, e nada acontece, então reavalie sua própria vida.

Se você quer conhecer a Deus, pare de complicar as coisas. As pessoas agem como se Ele fosse muito misterioso e quisesse se esconder. Não! Ele quer que você O conheça. Ele quer estar próximo. Quer um relacionamento. Mas Deus não é homem, Ele é um ser completamente diferente de tudo o que você já conheceu. A cabeça dEle funciona de uma maneira muito superior à nossa, então você precisa abrir o seu entendimento para uma nova forma de enxergar as coisas. Mas isso não é difícil, basta apenas ter humildade de admitir que não sabe coisa nenhuma e pedir a Ele que o ajude a entender.

“Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.” Salmos 14.2

 Já pensou? Deus olha para a Terra, para ver se há quem entenda e se há quem O busque. Por que Ele faria isso se não quisesse ser encontrado? Ele olhou agora e viu você, que O busca e que procura entender. Ele quer encontrar você. Que tal conversar com Ele agora sobre isso, com suas palavras e total sinceridade?

  . #JejumdeDaniel #Dia2

9 comentários sobre “Você conhece Deus?

  1. Olá Vanessa, bem, eu tenho uma dúvida, e acredito que você possa me ajudar. Esteve lendo em um livro do Bispo Macedo que fala quando mais intelectuais nos somos, mais difícil é ter uma fé sobrenatural. Vemos muitas pessoas na igreja que não têm uma formação, diplomas, etc., essas pessoas quando chegam na igreja são curadas de doenças incuráveis, por exemplo, já aquelas que têm uma formação, diplomas, doutorados, são pessoas mais difíceis de conquistar bençãos relacionadas à fé. O que você tem a dizer sobre isso? Com você foi assim? Você acha que o fato dessas pessoas “intelectuais” questionaram a bíblia é o que dificulta das bençãos chegarem? Desde já agradeço!

  2. A Sra Me ajudou a enxergar o ponto de partida que pedi a Deus e agora quero dar o segundo passo de uma longa caminhada. Muito grata, Dona Vanessa!

  3. #tamojuntoemisturado Dona Vanessa.

    Sabe que a leitura da Bíblia pra mim é sacrificante; sim é um sacrifício, porque é muito difícil pra mim de entender… Então vai se tornando cansativo, me despeso com facilidade do que estou lendo e quando eu consigo entender, quando consigo ouvir Deus falar pra mim… Ai sim, é muito bom! Mas isso acontece raríssimas vezes.

    Mas quando essas raridades acontecem eu nunca mais esqueço o que Deus falou.

    Beijos!

  4. Realmente, a religião cria um distanciamento enorme entre Deus e o ser humano. As pessoas “conhecem” um Deus que lhe são apresentadas ou simplesmente criam um Deus como você disse e de repente se deparam com a realidade de suas vidas. Muitos decidem realmente não acreditar que Deus existe. Só que qual o preço de acreditar realmente que Ele não existe? O preço é viver um vida desprovida de sentido, uma vida repleta de vazio e tristeza, pois que sentido há em viver neste mundo? que sentido há em perseguir objetivos que o sistema nos impõe? Eu entendi isso, por isso escolhi não ir por este caminho. Conheço quem seguiu e hoje não vive apenas sobrevive; conquistou tudo mas no fundo dos olhos dá pra ver um vazio expresso. Eu escolhi a outra opção, isto é, questionar, procurar, buscar esse Deus, até mesmo porque não tenho nada a perder. Eu sei que não O conheço e não tenho nada dele em mim. Sei algumas coisas sobre Ele,aprendi indo a igreja religiosamente, lendo a bíblia mecanicamente. E o maior sinal de que não O conheço é a vida ansiosa, depressiva, triste e desprovida de sentido que vivo. Mas eu O quero. Ontem , ao terminar de ler este post, falei com ele, mais com lágrimas e um grito preso na garganta do que com palavras.
    Sabe Vanessa, não quero ir a igreja por ir, ler a biblia por ler, orar por orar. Não. Quero buscar sentido nisso tudo. Não fazer por fazer. Apesar de não ser fácil deixar a religiosidade . Incrivelmente fazer estas coisas religiosamente nos dá uma sensação de bem estar, de dever cumprido, mas e depois? Você percebe que sua vida continua do mesmo jeito, aquela sensação de bem estar passa e você se depara com a vida real.
    Desculpe me prolongar demais rs Nesse espaço no blog, consigo me expressar sem medo.
    Obrigada por me fazer raciocinar sobre minha propria vida.

  5. Poxa.. estava realmente agindo desta maneira, maquinalmente, em tudo, Deus e maravilhoso mesmo, sempre dá um jeitinho de nos mostrar onde estamos errando, e quando o puxãozinho de orelha vem de forma tão simples e clara, fica mais fácil de seguir adiante sem cometer os mesmos erros… muitas vezes nem percebemos que estamos agindo desta forma, por que criamos dentro de nós uma falsa impressão de que estamos agradando a Deus..

  6. Esse Jejum de Daniel está sendo diferente pra mim…
    Tenho feito as coisas “melhor” e nesses dois dias apenas houve uma mudança dentro de mim q ainda não sei explicar(tudo bem pq eu não sei explicar nada direito mesmo). Mas Deus tem me mostrado algo q vc tem falado e tb no blog do bispo Macedo,e as mensagens todas as manhãs.. Estou começando a deixar o ranço da religião e pedindo a Deus de forma sincera..honesta..
    Talvez esteja acreditando um pouco em mim, parando de pensar q pra receber o Espírito dele preciso primeiro ser perfeita..

  7. Ola Vanessa que Deus continue te iluminando dando sabedoria e vc continue compartilhando conosco seus belos textos sempre te acompanhei no blog da D.Cris e agora estou por aqui.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *