Deus não tem peninha de você

feather-1540813

Você deve ter em mente alguns dos principais pontos do caráter de Deus, para conseguir entender Quem Ele realmente é. Esqueça de tudo o que já ouviu nas religiões por aí (inclusive nas igrejas evangélicas) e se atenha ao que a Bíblia diz sobre Ele.

Uma das principais características de Deus é a misericórdia. Mas a misericórdia de Deus não é a mesma dos homens. A misericórdia de Deus não é peninha, não é emoção. Ela vem de duas outras características dEle: justiça e bondade.

“Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr do sol; porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo. Em que se deitaria? Será, pois, que, quando clamar a Mim, Eu o ouvirei, porque sou misericordioso.” Êxodo 22.26,27

 Aqui o próprio Deus explica que se a pessoa for injusta com outra, não pode reclamar quando Ele ouvir o clamor do injustiçado. Sua bondade e senso de justiça fazem com que Ele seja misericordioso e ajude o aflito.

Há outra coisa interessante aqui, Ele diz: “Será, pois, que, quando clamar a Mim, Eu o ouvirei”. Quer dizer, se o injustiçado não clamar a Ele, não tem como ser ouvido. Mas Deus não é misericordioso? Sim, mas essa misericórdia é justa, e não emotiva. Deus nos deu a liberdade de escolher nossos próprios caminhos, de tomar nossas decisões. Para isso, Ele escolheu não interferir em nossa vida sem ser chamado. Deus não brinca de marionetes neste mundo. Não somos robôs. Assim, é justo que Ele só atenda aos que clamam a Ele — e exclusivamente a Ele. Quer ser atendido? Não espere que Deus fique com peninha de você porque você é a vítima incompreendida. Seja humilde e clame a Ele.

Pare de se achar a criatura mais sofredora da face da terra. Eu perdi anos preciosos da minha vida me achando a vítima. Ficava curtindo aquela dor, como se gostasse dela (não gostava, mas a alimentava com pensamentos negativos e só fazia o que eu tinha vontade. Se tinha vontade de ficar chorando ou de achar que os outros eram culpados de tudo, cedia à vontade e dava a maior corda para essas emoções sem nexo). Ouvia músicas tristes. Cantava músicas tristes. Escrevia músicas tristes e poemas ridículos.

Se alguém me dissesse, na época, que eu tinha pena de mim mesma, eu tenho certeza de que ficaria brava. E me sentiria incompreendida (o que, por si só, já é um sintoma de autocomiseração). Olha que perda de tempo! Deus queria me ajudar. Estava disposto a me ajudar. E eu ali gastando energia com bobagens que não me ajudavam em nada, pelo contrário, só me afundavam mais e certamente faziam o diabo rir da minha cara.

As coisas de Deus são simples e práticas. Você está sofrendo? Clame a Ele e Ele ouvirá. Simples, assim. É só crer nisso de verdade e as coisas ficarão bem mais claras e menos complicadas na sua cabeça. O que estiver escrito, é verdade. Se está escrito que Ele perdoa, Ele perdoa. Se está escrito que Ele atende, Ele atende. Se está escrito que Ele vai cuidar de você, Ele vai cuidar de você. Se está escrito que Ele se deixará achar por quem O buscar de todo o coração, Ele se deixará achar. Pare de complicar.

“Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e Lhe atenderes a voz, então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.”  Deuteronômio 4.30,31

Então…a pessoa está em angústia porque se afastou de Deus e tudo está dando errado na vida dela. Se dependesse da nossa natureza humana horrorosa, a tal pessoa estaria perdida. Se Deus fosse como o ser humano, provavelmente pensaria: “está se dando mal porque quis. Eu avisei e ela se afastou. Esperava o quê? Que se dane!”. Porém, graças a Ele mesmo, Deus não é humano. Ele não leva as coisas para o lado pessoal. Se a pessoa que se afastou, por pior que tenha sido, se volta para Ele, é recebida de volta de braços abertos. Ao contrário do que o diabo tenta fazê-la pensar, Ele não a desampara, não a destrói, não desiste dela. Ele a acolhe. Se ela se arrepende e decide voltar para Ele, pode contar com Sua misericórdia e auxílio.

“Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a Ele.”
2 Crônicas 30:9

Por isso, Ele deixou Sua Palavra registrada, por escrito. Porque Ele é justo. Tendo acesso a essa Palavra, sabemos o que fazer. Sua misericórdia está atrelada à nossa obediência. E, como ouvi em uma reunião do Bp. Clodomir no Templo de Salomão: “você não precisa ter grandes conhecimentos bíblicos. Basta obedecer ao pouco que conhece”. Não adianta saber toda a Bíblia, mas não obedecer. Se sacrificar a si mesmo para obedecer a Ele, sua intimidade com Deus irá aumentar e você O conhecerá cada vez mais.

.

#JejumdeDaniel #Dia6

PS: Volte aqui amanhã também, estamos postando  todos os dias durante o Jejum de Daniel. :)

4 comentários sobre “Deus não tem peninha de você

  1. Muito forte, era exatamente oque eu precisava ouvi, tudo depende de mim …
    ” O que nós devia mais fazer é parar para pensar, do que fica se lamentando ”, isso sim é ser Mulher forte… Ótima hora que conheci seu blog Dn. Vanessa, eu conhecia a senhora só de vista, e ai vi só uma vez no templo na ultima reunião do Godllywood de 2015 que a senhora sentou do meu lado. Tão pouco sabia, mas via em seu semblante o quanto era de Deus. Parabéns … Bjos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *