A verdade sobre seus pensamentos

greenbead-pondering-1435961

Demorei alguns milênios para descobrir: não se pode confiar nem nos próprios pensamentos. É sério. Eles podem estar mentindo para você. Minha mente era uma coisinha escura e nebulosa, que olhava tudo pelo lado negativo e vivia mergulhada em dúvida e ansiedade. E isso sendo “crente” desde sempre (estar em uma igreja nunca quis dizer nada). O pior era que, quando algo contradizia meu pensamento, eu costumava dar mais crédito ao pensamento, mesmo que esse “algo” fosse o próprio Deus.

Já aconteceu com você? Ouvir um conselho ou mesmo ler algo na Bíblia que contradiz o seu pensamento? Você lê: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel” (Isaías 41.10) e acha lindo. Porém, alguns dias depois, recebe uma notícia ruim e, imediatamente, pensa: “e agora? Não tem mais jeito! Estou sozinho, não vou conseguir, não vou aguentar!”. Opa, como assim? E a Palavra que você leu?

Entenda a linha de produção do terror: um acontecimento/situação/circunstância gera um pensamento de dúvida. O pensamento de dúvida gera um sentimento. Esse sentimento normalmente confirma o pensamento de dúvida e gera medo, desespero, nervosismo, tristeza, etc. Essas emoções dirigem nossas ações e determinam nossa forma de perceber as circunstâncias ao nosso redor. E vira uma bola de neve.

Demorou muito para eu entender que nem todo pensamento que vinha à minha cabeça era, de fato, meu. Muitos pensamentos vêm de fora para dentro, mas em primeira pessoa (lembra das aulas de português? Primeira pessoa: Eu. Segunda pessoa: Tu. Terceira pessoa: Ele…).

Ou você realmente acha que o diabo vem estereotipado, com tridente e chifrinhos, dizendo: “ninguém se importa com você”? Óbvio que não. O pensamento é sutil e sorrateiro e diz, em primeira pessoa: “ninguém se importa comigo”. Você, então, acha que o pensamento é seu e o alimenta: “…ninguém, mesmo…” e aquela voz/pensamento continua em sua cabeça: “minha mãe nem ligou para mim…” ou “…nunca vou conseguir alguém que me ame…” Eu embarcava nessa conversa infernal por horas e horas e horas, geralmente de madrugada. Era insuportável, mas parecia tão real que não conseguia deixar de pensar… Até que descobri que estava sendo enganada e fiquei com muita raiva.

Corte o mal pela raiz. Como você não pode mudar a situação, o acontecimento ou a circunstância, se foque no próximo item sobre o qual você tem controle: seu pensamento. Sim, você tem controle sobre ele. Você não pode impedi-lo de surgir na sua cabeça, mas está 100% ao seu alcance definir se ele terá espaço dentro de você ou não.

Se o pensamento traz dúvida ou medo, se coloca você para baixo, ligue o alerta: ESSE PENSAMENTO ESTÁ MENTINDO PARA MIM. Assim, em maiúsculas. Coloque em negrito e pinte de vermelho, se quiser. O importante é que você reconheça o pensamento mentiroso de longe. E, não sei quanto a você, mas eu não gosto de dar conversa para mentiroso. Detesto perder tempo. Por que você ouviria um mentiroso? Por que você daria conversa para um ladrão?

Quando encontrar uma palavra que contradiga seus pensamentos ruins mais frequentes, anote. Aquela é a verdade, apegue-se a ela. Assim, quando o pensamento negativo vier, você identificará a mentira e rebaterá imediatamente com a verdade. Aos poucos, conseguirá mudar seus padrões de pensamento e ficará cada vez menos exposto a esse tipo de engano.

Porque você tem que começar a dar trabalho para o diabo, meu amigo. Ele sempre cria as mesmas situações e faz você cair nas mesmas ciladas. Ele sempre tenta nos mesmos pontos e você cai, feito um patinho, porque já se treinou a cair. Reaja! Faça diferente. Combata os pensamentos que não são seus e conserte os que são seus. Treine um novo padrão de pensamento.

A maior verdade que você precisa entender a respeito dos seus pensamentos é que eles podem estar mentindo para você. Por isso, coloque o seguinte ensinamento em prática JÁ, se quiser mudar sua vida e passar de fase:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Filipenses 4.8

Você é que escolhe o que vai ocupar o seu pensamento.

#JejumdeDaniel #Dia7

10 comentários sobre “A verdade sobre seus pensamentos

  1. Adélia disse:

    Oi, eu estou aqui começando a reler desde o primeiro post que que me interessei aqui que foi este. pq eu não consegui ainda vencer .Eu quero fzr uma pergunta, se for possível vc responder em algum post. É possível que aconteça assim: O gremlin trabalha em cima do que eu vejo, do que acontece a minha volta.EX. Passei por uma pessoa que estou devendo, então, e um me lembro que eu devo a ela, em seguida penso algo tipo to com problemas financeiro,a minha fé é fraca, Deus não é comigo por isso etc… No caso, esse pensamento não viria do nada, s eu não tivesse visto ou ouvido algo que me lembrasse a pessoa ou a divida entende? Por isso parece que é algo normal.Mas tudo isso é como um flah. Nao dá nem tempo de parar e analisar pra refrear um deles.Geralmente quando eu paro pra analisar se o pensamento é meu, eu analiso e chego a conclusão de que alem de não ser meu, eu tbm alimentei ele.Ou seja, só percebo que deveria analisar quando passei do ponto e alimentei , não consigo analisar antes. Então , esse gremlin , psicopata, fica usando tudo que acontece a minha volta, pra gerar um pensamento?Desculpe, eu ainda estou aqui,nos pensamentos.Me ajude pfvr rsrs

  2. Tathy disse:

    Uma amiga me mandou no watzap seu post devido a correria do dia trabalho eu não tive muito tempo..
    Exatamente hj com mais uma crise de maus pensamentos que me causou muita angustia resolvi ler e vi que realmente…como ela me falou valeu a pena …eu estou a procura de uma mudança!!!

  3. Aprendi logo cedo sobre as mentiras do diabo em nossa mente, vivia submetida às constantes pressões de sua voz, querendo-me fazer aceitar como verdade algo que não era meu, pois não vinha da fonte de Deus, até então ouvir uma palavra sobre essa voz mentirosa e quão danosa ela é! Pronto, foi uma revelação simples e muito profunda que mudou minha maneira de lidar com meus pensamentos, ops.. meus não, os dele! Nós que somos da fé temos o dever de manter blindada a nossa mente contra tudo que não for de natureza divina, a começar por essas voz ai! Ótimo post, Vanessa! Sigo acompanhando a série e sendo edificada! Beijos.

  4. “Porque você tem que começar a dar trabalho para o diabo, meu amigo. Ele sempre cria as mesmas situações e faz você cair nas mesmas ciladas. Ele sempre tenta nos mesmos pontos e você cai, feito um patinho, porque já se treinou a cair. Reaja! Faça diferente. Combata os pensamentos que não são seus e conserte os que são seus. Treine um novo padrão de pensamento.”
    Acabei de anotar isso!

  5. Oi Vanessa, eu tbm dava atenção aos maus pensamentos. Fiquei 2 anos perdida dentro da igreja como uma dracma perdida. Eu alimentava os pensamentos negativos. Tomava um cafezinho com o diabo, literalmente. Qdo a ficha caiu e descobri que eu podia vencer aqueles
    pensamentos dos infernos ainda levei um certo tempo para me livrar deles. Me achava incapaz de usar autoridade e vencê-los. Até que me entreguei completamente no altar de Deus e então fui aprendendo a vencer os maus pensamentos e sentimentos dia após dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *