jealousy

É natural do ser humano querer ser aceito. Não queremos ser julgados. Queremos complacência, misericórdia, amor, atenção e perdão. Sabemos que temos erros (e são tantos!), conhecemos nossas falhas de caráter e, às vezes, estamos conscientes das besteiras que dizemos ou fazemos – às vezes elas nos passam despercebidas, e gostaríamos que as pessoas as desconsiderassem. Ansiamos por aceitação, por compreensão, pois sabemos que, apesar de errarmos tanto, queremos acertar, mas, às vezes, não sabemos como.

Um dos grandes fantasmas de muitos é a opinião dos outros a seu respeito. Alguns são tão frágeis que se sentiriam devastados se ouvissem alguém comentando uma falha deles ou — pior ainda — ridicularizando alguma daquelas besteiras cometidas. Não é por acaso que algo tão simples quanto “falar em público” é apontado como um dos maiores medos das pessoas. Ninguém quer ser julgado, apontado, ridicularizado.

No entanto, estranhamente, muitos dos que anseiam por compreensão e respeito não pensam duas vezes antes de prestar atenção ao comportamento dos outros. Qualquer coisinha é motivo para julgar. E o pior é que nem sempre a pessoa que julga percebe (ou admite) o julgamento.

Há uma frase que me irrita profundamente porque eu também a usava muito (antes de perceber que isso era um problema): “estou só comentando”. Isso era usado como desculpa para tudo. Para reclamar, para fofocar, para julgar, para condenar. Não, não estava reclamando, estava só comentando. Não, não estava sendo maldosa, estava só comentando. E, assim, fechava os olhos para o meu erro.

A primeira coisa que Deus me ensinou para iniciar meu processo de mudança foi justamente o sentido de dois dos (muitos) versículos que eu sabia de cor. Um belo dia, depois de uma oração sincera, li isso:

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6.22,23)

Todo meu corpo estava em trevas. Por isso estava tudo uma porcaria. Por isso era tão difícil melhorar. Minha vida estava mergulhada na escuridão porque a luz que eu tinha em mim era escuridão. Já pensou o que é isso? Levei um susto. Foi difícil de aceitar. Eu não havia me dado conta de que tinha maus olhos. Porque a gente tem a ideia estereotipada da fofoqueira que fica inventando coisas a respeito dos outros, não é?

A gente acha que fofoqueiro é aquele que inventa, que aumenta, que fica acompanhando a vida alheia sem nada para fazer. Nós pensamos que só gente maldosa tem maus olhos. Só aqueles que querem prejudicar os outros. Eu era uma boa pessoa, gostava de ajudar e pensava, com sinceridade, que “comentar” sobre o óbvio a respeito das pessoas que eu conhecia não era algo tão ruim assim (ainda que, às vezes, usasse uns adjetivozinhos desnecessários para “colorir” minha opinião, não tinha intenção de ser maligna).

Mas entenda de uma vez por todas: o problema não é o que você fala ou o que você faz, o problema é o padrão de pensamento que você utiliza no dia a dia. É o seu padrão de pensamento que vai dirigir suas palavras, ações e reações. Se ele for negativo, você está em trevas e vai tropeçar e cair. Se for um padrão bom, você vai andar na luz. É o que você se treina a pensar dia após dia, nas coisas mais insignificantes, que define quem você vai ser.

É nisso que o mal ganha terreno. Enquanto você está preocupado com as grandes atitudes, com rituais ou “pode isso” e “não pode aquilo”, coisas muito mais importantes passam despercebidas e você vai sendo treinado a fazer a vontade do inferno, sem perceber. Ainda que maus olhos também seja um troço destrutivo para todos que estão ao redor, quem mais perde é você.

Amanhã falaremos mais sobre isso. Por enquanto, esse é o desafio que eu deixo a você: Analise seu interior de forma realmente honesta. Pense um pouco em sua maneira de falar a respeito dos outros e — principalmente — de pensar a respeito das intenções das pessoas e de interpretar os fatos ao seu redor. Em que você tem se focado?

Se alguém o proibisse de falar coisas negativas a respeito de outras pessoas — sejam essas coisas verdadeiras ou não — você teria algum outro assunto com seus amigos?

#JejumdeDaniel #Dia11

.

PS: PARA QUEM VAI COMENTAR O POST: Amo receber comentários. Sou uma pequena criatura solitária que mora no alto de uma montanha em um planeta desabitado e fica bem felizinha quando recebe contatos de seres humanos vindos de terras longínquas. Carrego pedras com meus pequenos bracinhos o dia inteiro e escrevo para o blog quando estou quase desmaiando, então é sempre uma alegria saber que o esforço valeu a pena.

O que você precisa saber antes de escrever um comentário aqui: Quando você envia o comentário, ele aparentemente desaparece, mas não se desespere! Na verdade, ele vem para o meu e-mail, pois preciso aprovar todos os comentários antes de eles ficarem visíveis para a humanidade. Nem sempre consigo vê-los logo que os recebo, mas até o final do dia costumo ler e aprovar todos. Leio todos, embora nem sempre responda (desmaio depois de escrever para o blog, lembre-se).

O que não costumo aprovar: comentários ofensivos, agressivos, preconceituosos, comentários que mostrem claramente que a pessoa não leu o post antes de comentar e comentários de gente bêbada (incluindo aí crentes da seita dos adoradores de Benny Hinn e pseudo-ateístas que desligam o cérebro antes de comentar).

E se você não quiser comentar: Não tem o menor problema. Você pode perfeitamente entrar no blog, ler, vasculhar os arquivos, desenterrar posts antigos e saber toda a minha vida sem nunca ter falado comigo. Isso é bem esquisito, mas pode ter toda a certeza de que não julgarei você por esse comportamento. Na verdade, eu nem vou saber rs. E, enfim, entendo perfeitamente quem entra, lê e não comenta (quantas vezes já não fiz isso?). O importante é que os textos o ajudem de alguma maneira.

Fique à vontade! 🙂

5 Comments on Quer desamarrar sua vida? Comece eliminando esse hábito – Parte 1

  1. Aprenda a fazer isso direito e mude sua vida.
    Algumas coisas facilitam muito nossa vida. Uma delas é a decisão de renunciar à nossa vontade e/ou preguiça para fazer o que precisa ser feito. A outra coisa, que tem um pouco a ver com essa primeira, é ler rótulos e manuais de instruções. É sério. Você alcança um outro nível na vida se consegue entender o que está consumindo e como deve usar as coisas que tem.

    Quer desamarrar sua vida? Comece eliminando esse hábito – Parte 1.
    É natural do ser humano querer ser aceito. Não queremos ser julgados. Queremos complacência, misericórdia, amor, atenção e perdão. Sabemos que temos erros (e são tantos!), conhecemos nossas falhas de caráter e, às vezes, estamos conscientes das besteiras que dizemos ou fazemos – às vezes elas nos passam despercebidas, e gostaríamos que as pessoas as desconsiderassem. Ansiamos por aceitação, por compreensão, pois sabemos que, apesar de errarmos tanto, queremos acertar, mas, às vezes, não sabemos como.

    Quer desamarrar sua vida? Comece eliminando esse hábito – Parte 2.
    Por trás dos maus olhos pode se esconder uma insegurança. A pessoa vive tão na defensiva que se treina a identificar o pior (ou o que ela interpreta como pior) dos outros na esperança inconsciente (e irracional) de identificar o perigo e se proteger.

    Quer desamarrar sua vida? Comece eliminando esse hábito – Parte 3.
    Nossa sociedade é orientada para os maus olhos. É a sociedade dos últimos dias, em que o amor se esfriaria de quase todos. É isso o que vemos. E aprendemos maus olhos em casa, na escola, nas novelas, nos jornais, nas redes sociais, em todos os lugares.

    Eu: Realmente muda a vida e maneira de agir, e tenho associado este tipo de mandamento “APRENDA FAZER ISSO DIREITO… COMO FAZER O CERTO SEM GERAR RETRABALHO, ELIMINANDO HÁBITOS, COMO MUDANÇAS DE PENSAMNETO, A MANEIRA DE VER O OUTRO, COMO EU GOSTARIA QUE O OUTRO ME VISSE, POIS EU É QUE TENHO QUE FAZER O BEM , POIS SOU TREINADO PARA ISTO, TENHO CORRIGIDO ALGUMAS FALHAS DE CARATER QUE NEM SABIA QUE TINHA E COMO, POIS GANHO MAIS TEMPO PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO PROFUNDO SOBRE OS MEUS HÁBITOS TENHO ASSOCIADO ESTES ENSINAMNETOS AO INTELLIMEN CUJO O TEMA É DISCIPLINA.

    Bíblia King James Atualizada
    Ó Jerusalém, purifica teu coração da maldade para que sejas salva! Até quando acolherá planos malignos em teu íntimo?
    Bíblia King James Atualizada
    Corrige-te, ó Jerusalém! Ouve a minha advertência, para que Eu não me afaste de ti totalmente e faça de ti um amontoado de escombros, uma terra desolada e deserta!”
    Bíblia King James Atualizada
    Porquanto, se realmente corrigirdes as vossas atitudes e ações, e se, de fato, passardes a tratar uns aos outros com verdade e justiça,
    Bíblia King James Atualizada
    Assim declara Yahweh Todo-Poderoso, o Deus de Israel: Corrigi a vossa maneira de ser e proceder, e Eu vos farei habitar neste lugar.
    O seus Blog para mim tem sido de grande valor, tem me ajudado tanto na minha vida espiritual /profissional / pessoal: “VAI ARREBENTAR”.

  2. Boa tarde, dna Vanessa! Excelente mensagem. Vou vigiar mais e esquecer o tal ” só estou comentando”, que carrega em si um caminhão de maldade. Maus olhos e malícia são destrutíveis. Vou vigiar.

  3. Essa mensagem reforcou a minha leitura do dia, que foi aquela do argueiro e da trave no olho.
    Realmente preciso me vigiar quanto a isto! É tao fácil que chega a ser “natural” fazer comentários maldosos “sem querer querendo”.

  4. Ola Vanessa! Tb me chamo Vanessa mas nao Lampert kkk… a mensagem me ajudou a.analisar meus olhos pois a desculpa q.eu usava era q.estava apenas dando meu ponto de vista,pode? Nao tenho o direito de achar isso ou aquilo a respeito de ninguem pq sou tao cheia de falhas quanto meu proximo… quero ter meu interior iluminado e esse foi meu primeiro passo… um.beijo pra vc menina inteligente e querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *