Você tem feito o necessário?

lion-1544689

A vida é cheia de desafios. Um após o outro, outro após o outro. Uma sucessão de lutas e guerras a vencer. Não é à toa o ditado “matar um leão por dia”. Você passa o dia sendo perseguido pelo leão, brigando com o leão, finalmente mata a criatura e vai dormir exausto, só para acordar no dia seguinte e perceber outro leão no seu pé.

Sem Deus ou com Deus, as lutas existem e vão existir sempre. A diferença é que, tendo uma conexão ativa com Deus, elas podem até ser mais complicadas, mas você tem a Quem recorrer nos momentos em que parece que o leão vai arrancar sua cabeça. Você também fica mais atrevido. Não tem medo do leão. Sabe que ele está ali para morrer. Dia após dia. Duro deve ser viver assim, sabendo que vai morrer todos os dias. Pobre leão.

E, se não bastassem os desafios e a correria da vida, ainda temos as responsabilidades que assumimos na igreja. Quando você vê, o leão encontra uma leoa, têm leõezinhos e, daqui a pouco, você está tendo que matar dez leões a cada dia.

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa;

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra.

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se Te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Lucas 10:38-42

O texto diz que Marta andava distraída em muitos serviços. Ela estava servindo a Jesus. Mesmo assim, a Bíblia afirma que aquilo era uma distração. Mas, como assim? A gente até entende Jesus mandando não ficar ansioso e afadigado com coisas do dia a dia, com coisas do mundo, com qualquer outra coisa…mas servir a Ele não deveria ser razão para elogios em vez de repreensão? Marta também pensava assim, tanto que esperava que Ele repreendesse Maria. Afinal de contas, ela não estava fazendo nada!

“Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária”

Qual é a única coisa necessária? A que Maria estava fazendo. Ouvir a Palavra dEle. É isso o que vai fazer diferença na sua vida. Por que Ele disse que Maria escolheu a boa parte e que essa boa parte não lhe seria tirada? Primeiro, foi um puxãozinho de orelha. “Eu não vou tirá-la daqui.” Depois, porque o que Maria estava absorvendo ali, ela jamais perderia. É eterno. Por isso é a única coisa necessária; é a única coisa que garante a salvação.

As pessoas acham que participar de vários grupos na igreja, ter várias atividades dentro da obra de Deus, é sinônimo de ser de Deus. Elas realmente acham que quanto mais fizerem, melhor. Quanto mais se esforçarem, mais aprovadas serão. Enquanto Deus está ali, esperando que elas parem e sentem no banco da igreja para ouvir e buscar.

Estão lá, correndo de um lado para outro, trabalham na reunião como obreiras, cuidam das crianças na escolinha, saem para evangelizar com o grupo, estão sempre se dispondo, sempre ajudando, gostam de ser vistas como pau-pra-toda-obra, acham que isso é lindo…mas, para quem estão fazendo? Se o Senhor dessa obra disse que a boa parte é sentar-se para ouvi-Lo, por que não obedecem?

Alguns chegam ao cúmulo de dizer que não têm tempo de buscar. Estão sempre tão atarefados, tão afadigados… mas, se você tiver que abrir mão de alguma coisa na sua vida, NUNCA abra mão do tempo que você tem para buscar a Deus. Abra mão de qualquer outra responsabilidade, mas não de se alimentar da boa parte. A boa parte não lhe será tirada, mas, se você negligenciá-la, poderá perder tudo aquilo a que tem se apegado. Porque as pessoas não caem da noite para o dia. Elas caem aos poucos. Esfriam, relaxam…sem perceber, porque andam distraídas em muitos serviços. Você acha mesmo que o mundo vai acabar se você obedecer a Deus? Acha mesmo que sabe melhor do que Ele como as coisas funcionam?

Você tem de estar focado e firme para poder servir, de verdade. Por isso, sempre aconselho: coloque toda a sua força em desenvolver estrutura espiritual e intimidade com Deus. Deixe todo o resto para depois. Grupos de evangelização, serviços na igreja…todo o resto é secundário, pois essas coisas só têm validade quando sua estrutura é sólida e você está conectado com Deus. Caso contrário, elas só servirão para dar uma sensação de dever cumprido e fazer com que você ache que está fazendo tudo certo enquanto, na verdade, está fazendo tudo errado.

Necessário é aquilo que uma pessoa inteligente faz primeiro, antes de tudo. Só depois de fazer o necessário, é que podemos fazer o opcional, o extra. Se você fizer todo o resto, mas não fizer o necessário, está sendo incompetente. A manutenção da nossa fé é indispensável. Não abro mão do meu tempo com Deus por nada, porque sei o que negligenciar isso trouxe na minha vida. E se eu não fizer a manutenção da minha fé, não consigo viver. Literalmente.

Eu leio esses versículos e fico com vontade de sacudir Marta: “Oi? Jesus está ali na sua sala, FALANDO, e você acha que tem coisa mais importante para fazer????”. Jesus não fazia questão nenhuma de nada daquilo que ela estava tentando preparar para Ele. Ele queria que ela O ouvisse. E ela, sem-noção, ainda ficou ofendida por Ele não chamar a atenção da irmã…

Talvez Deus queira usar você de outra forma. Talvez Ele queira que você faça algo que não é o que você está fazendo. Como vai saber se não estiver conectado a Ele? E, por favor, não pense que orar e jejuar, religiosamente, vai conectá-lo a Deus. O que ativa nossa conexão com Ele é nossa obediência e humildade em buscá-Lo e ouvi-Lo. É a única coisa de que precisamos. Caso contrário, nem o mísero leão diário conseguiremos matar.

.

#JejumdeDaniel #Dia17

PS: Os comentários de vocês estão me animando a continuar com as postagens diárias depois do Jejum. Gostei das sugestões de temas que vocês me deram (espontaneamente! Não disse que os leitores deste blog são os melhores do mundo?): Batismo nas águas, novo nascimento, guardar o sábado, arrebatamento…o que mais? Se alguém tiver mais alguma sugestão, fique à vontade. Vou escrever sobre todos esses assuntos (e, pode deixar, falarei sobre escrita e língua portuguesa depois do Jejum, Jaiani, além das reflexões sobre a sociedade esquisita em que vivemos). :)

Para comentar, use o formulário abaixo. Para ler a política de comentários deste blog, clique aqui

14 comentários sobre “Você tem feito o necessário?

  1. Brilhante meditação! Agora vejo o que o Senhor Jesus quis dizer. Aproveito para reforçar o que sugeriu o Senhor Antônio Cavele. Tenho dúvidas sobre a fogueira santa. Um fraterno abraço e obrigada por nos ajudar.

  2. Sugestão de tema: política x fé, e o que podemos fazer através da FÉ para que o nosso pais realmente seja uma nação Cujo o Deus de Israel seja o SENHOR.

  3. Isso é algo que devo mudar, porque no anseio de estar servindo a Deus através da obra dEle, nos enganamos ao pensar que pelo muito fazer estamos servindo a Ele. Isso me fez lembrar também da passagem onde fala que aqueles que expulsavam demônios e curava os enfermos (aqueles que faziam a obra) não entraram no Reino dos céus, porque embora essas pessoas aparentemente estavam ali para servir a Deus, Ele não as conhecia porque, com certeza, elas não tinham comunhão com Deus.

    E sobre as sugestões, gostaria que a senhora continuasse publicando textos da fé e publicasse mais contos como o texto “Cordilheira”.

  4. Esse texto é mto profundo. Me fez parar e pensar como todos os demais textos que vc escreve.

    Eu tbm peço que vc fale sobre guardar o sábado, mulheres com pensamento acelerado e ainda falam demais, sobre ler bulas, manuais e afins (coisa que gosto de fazer e tbm não sei como tem gente que toma remédio sem ler a bula).

  5. Boa tarde!Passei para dizer que esse post me ajudou estava como Marta,até pior kkkkk,fazia as coisas para Deus já pensando em outras para fazer mais,e sem tirar tempo para ouvi Lo,essa situação mudou hoje,obrigada!
    E continue escrevendo depois do jejum,essa é a primeira vez que eu comento,mas já leio o blog há algum tempo,o qual eu chamo de blog dos inteligentes,venho no blog todo dia,tipo,todo dia mesmo, é meio triste quando não tem posts :'(.Mesmo assim,entendo que tem outras ocupações,obrigada de novo!

  6. Olá Vanessa, gostaria de pedir que você falasse sobre guardar o sábado, já ouvi pessoa de outras denominações falarem absurdos a respeito, que até geram dúvidas. Por favor, esclareça-me sobre o significado de guardar o sábado. Desde já agradeço. Bjs!

  7. Oi, Vanessa.

    Sabe, as vezes também há aqueles que fazem de tudo na Igreja visando uma posição, um cargo ou alguma responsabilidade para assumir, mas que deixam de lado essa parte de ouvir e obedecer o que Deus orienta. No entanto, não é algo que não possa se reverter, desde que haja humildade envolvida e uma sincera intenção de agradar a Deus.

    (Eu ainda voto em um livro, porque sei que iria ajudar muitas pessoas, independente do assunto que abordasse.)

    Continue postando, por favor. Não deixe os leitores assíduos alone.

  8. Bom dia Vanessa!!! Tudo bem? Eu conheci seu blog, através de um post lá no blog da Cristiane Cardoso. Eu gosto muito do jeito que você escreve, do jeito que usa as palavras, é muito diferente! Também gosto muito de português; um dia li uma redação de uma menina no ano passado, que tinha ganhado um concurso, era uma redação tão simples, sem aquelas palavras difíceis, muito boa.
    Gostaria que falasse sobre a timidez. Obrigada!!!

  9. Abençoado e precioso texto. Que o coloquemos em prática hoje e sempre. Amém. Obrigada, DEUS por usá -la, obrigada mulher de DEUS por obedecê -lO. —————–‘Por favor, escreva sobre mulheres na fé, sendo a única da casa, e seu marido não, e ainda te proibi de ir na igreja. Como ser de DEUS e ser um grande testemunho da Palavra ainda que esteja numa família que só você está na igreja Universal e buscando.E como você tem que reagir e se comportar. Por favor.

  10. Prezada Lampert

    Tema muito interessante esse de hoje, melhorou bastante o entendimento desta mensagem bíblica que já havia lido várias vezes. Desta vez foi uma revelação do alcance profundo e oculto da mensagem. Aquilo que só é revelado aos humildes.
    Gostaria de sugerir que oportunamente abordasse temas sobre dizimo, ofertas e sacrifício da fogueira santa. De certeza que há muita revelação que Deus através de si queira nos elucidar.

    Muita força

  11. Bom dia!
    Eu já havia lido esses versículos na bíblia, mas hoje, eu fiquei pensando… Quando alguém vem nos visitar, o mais importante que podemos oferecer a essa visita é a nossa atenção. Não importa se o cafe está bem feito, se o lanche está gostoso ou a casa arrumada, pois pode tudo isso está perfeito, mas se não dermos atenção estaremos sendo no mínimo mal-educadas com nossa visita. Tudo o que Jesus queria era a atenção de Marta, mas ela não percebeu por estar focada nas coisas secundárias…

    Pensando em temas da fé, eu gostaria que você explicasse a diferença entre nascer de Deus e ser batizado com o Espírito Santo.

    Beijos e beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *