Ferramentas para sobrevivência espiritual, física e mental

tools-690038_1280

“E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Isaías 11.2

Todas essas características do Espírito Santo são coisas necessárias para nossa sobrevivência (e manutenção da saúde mental) neste mundo. Tendo sabedoria, conhecimento, entendimento e conselho, temos as ferramentas necessárias para tomar qualquer decisão de forma acertada. Por meio dessas ferramentas, você consegue usar a cabeça na hora de escolher alguém para se casar, por exemplo. Só vai errar se ignorá-LO e decidir seguir o seu coração.

Por meio dessas ferramentas, é possível avaliar se um negócio é bom ou não para você, é possível antecipar suas próprias reações e não colocar os pés pelas mãos na hora de fazer uma escolha importante. Você tem discernimento e condições de entender quando está saindo do caminho certo — a tempo de conseguir voltar sem grandes sequelas.

Você tem discernimento para saber quando se afastar de determinadas amizades e ambientes e recebe conselho para lidar com situações difíceis. Também consegue dar o conselho certo para o aflito, ajudar com sabedoria (sabedoria de verdade, a que vem do Espírito, não a sabedoria humana, que é uma porcariazinha) a quem precisa de socorro. Sua mente se desenvolve de verdade.

Ele também é espírito de fortaleza, para que você consiga resistir no dia mau, se mantendo firme mesmo em meio às perseguições, injustiças e tribulações que vêm para todos nós. E, por Ele ser espírito de fortaleza, esses desertos fortalecem sua fé — e não a destroem. Você sai mais forte dos desafios, mais experiente, mais dependente dEle e, consequentemente, menos dependente dos outros e de si mesmo.

Ele também é espírito de temor do Senhor, o que faz com que você se desvie do mal e preserve a sua alma. Você obedece, tem humildade para entender que deve guardar a fé e a salvação e tem cuidado dela. Você sabe que tem um Senhor que vê todas as coisas e que conhece seus pensamentos e, por isso, irá sempre fazer o que é certo, mesmo quando mais ninguém estiver por perto para observar, controlar, elogiar ou avaliar. Tudo o que você fizer, fará para Ele e, por isso, Ele irá cuidar de você.

Com esse Espírito dentro de você, dirigindo sua vida, orientando a cada passo, você começa a saber o que é vida, de verdade. Há paz em seu interior e alegria que ninguém tira; as pessoas podem estar apedrejando você, o mundo pode estar pegando fogo, o Sol pode derreter e a lua se partir em mil pedacinhos, mas por dentro você continua em paz.

Em vista disso, se você ainda não tem o Espírito Santo, deveria priorizá-LO acima de tudo. Como vai fazer alguma escolha sem o Espírito de Sabedoria? Como se manter forte sem o Espírito de Fortaleza? Como ser salvo sem o Espírito de Temor do Senhor? Só quando tiver real noção do quanto necessita dEle, vai conseguir largar absolutamente tudo e se agarrar a Ele, dizendo, como Jacó: “não saio daqui enquanto o Senhor não me abençoar!”. Sua vida depende disso.

.

3 comentários sobre “Ferramentas para sobrevivência espiritual, física e mental

  1. Tatiane disse:

    Vanessa, parabéns pelos seus posts, realmente fazem a gente pensar. Deus continue abençoando você abundantemente. bjs.

  2. Jaiani disse:

    Olá, Vanessa! Faz um bom tempo que não passo por aqui. Você tinha deixado de postar por algum tempo e então eu entrava todos os dias e nada… Mas, hoje, quando resolvi dar uma espiadinha no seu blog: bum! Um monte de post ótimos. Vou ler todos.

    Beijos e Deus te abençoe!

  3. Vanessa disse:

    Oi Vanessa!
    Gosto muito de ler seus posts, e fiquei muito feliz que você voltou a escrever. Sempre passo por aqui, mas nunca deixei um comentário. Seus posts são muito bem escritos e sempre com ótimo conteúdo. Que Deus te abençoe ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *