Renovando a mente — Será que Deus é comigo?

803111686_27361_3537445501855904681

A leitora Adélia fez um comentário que ilustra a dúvida de muita gente. A quem estiver com o mesmo problema, recomendo que leia este e os textos anteriores. É bastante coisa, mas sacrifique a preguiça de ler, eles vão ajudar.  

“[…] O gremlin trabalha em cima do que eu vejo, do que acontece à minha volta. Por exemplo, passei por uma pessoa a quem estou devendo, então, eu me lembro que eu devo a ela, em seguida penso algo tipo ‘tô com problemas financeiros, a minha fé é fraca, Deus não é comigo por isso’ etc… No caso, esse pensamento não viria do nada, se eu não tivesse visto ou ouvido algo que me lembrasse a pessoa ou a dívida entende? Por isso parece que é algo normal.

Mas tudo isso é como um flash. Não dá nem tempo de parar e analisar pra refrear um deles. Geralmente quando eu paro pra analisar se o pensamento é meu, eu analiso e chego à conclusão de que, além de não ser meu, eu tbm alimentei ele. Ou seja, só percebo que deveria analisar quando passei do ponto e alimentei, não consigo analisar antes. Então, esse gremlin, psicopata, fica usando tudo que acontece à minha volta pra gerar um pensamento? Desculpe, eu ainda estou aqui, nos pensamentos. Me ajude pfvr rsrs”

Adélia, no post “A verdade sobre seus pensamentos”.

Adélia, é assim com todo mundo. Ele usa o que acontece à nossa volta para gerar um pensamento. Se viesse do nada, a gente perceberia que o pensamento vem de fora. Ele pega um gancho de algo real e gera uma conclusão falsa. Como você está viciada nesse padrão de pensamento, é natural que vá no automático no começo. Você está cheia de maus hábitos que passou anos treinando e está se livrando deles agora. Aos poucos, tem aberto seus olhos e reagido. Peça a ajuda de Deus para ajudá-la a reagir mais rápido. Pelo que eu vejo, Ele já está ajudando.

Valorize o progresso que tem feito: agora você está conseguindo identificar o pensamento errado. Não importa se ainda não consegue perceber antes. O importante é parar de dar corda para o gremlin tão logo reconheça que é ele. Você vai ver, com o passar do tempo, vai começar a perceber cada vez mais cedo e cortar a alimentação mais cedo. Assim, vai mudando seu padrão de pensamento e seus hábitos mentais.

Trate como gremlin todo pensamento que te colocar para baixo e tirar suas forças. E não perca muito tempo com ele. O ponto agora é buscar a Deus e encontrá-LO. A leitora Caroline resumiu bem: “Deus exorta, Ele fala contra o pecado, mas o diabo fala contra a gente, que a gente é que não presta. Para Deus, o que a gente fez pode não prestar, mas não diminui nosso potencial”.

Só para ilustrar melhor, vamos entender o exemplo que você deu:

” passei por uma pessoa a quem estou devendo, então, eu me lembro que eu devo a ela, em seguida penso algo tipo ‘to com problemas financeiros, a minha fé é fraca, Deus não é comigo por isso etc… ‘’”

Você passou por uma pessoa a quem está devendo: isso é um fato. O problema vem em seguida, porque as conclusões que você cita têm o claro objetivo de desanimá-la:

“tô com problemas financeiros, a minha fé é fraca, Deus não é comigo por isso etc…”

A reação saudável ao ver uma pessoa a quem você deve, seria algo como: “puxa, ali está fulano. Estou devendo a ele. Agora não tenho dinheiro para pagar, mas estou organizando minhas finanças e buscando a Deus, logo vou resolver isso. E vou me cuidar para não fazer mais dívidas”. Então, você pede a Deus para te dar uma ideia para ganhar dinheiro e coragem para colocar em prática. Assim que tiver a ideia, vai saber que recebeu a coragem, então é só praticar.

Sempre que você constata um problema, a reação deve ser encontrar uma solução. Viu um problema? Resolva. E recorra a Quem pode ajudar a resolver. Há um milhão de possibilidades à sua frente. Mas o gremlin leva ao estado de drama que afunda a pessoa e faz com que ela só enxergue impossibilidades. Mas — repito — há um milhão de possibilidades à sua frente.

A constatação de que está com problemas financeiros não é um problema, em si. O problema é quando ela vem em uma sequência emocional que a coloca em estado de drama. No exemplo dado, o fato de estar com problema financeiro significaria (seja lá por qual razão) que sua fé é fraca. Isso é falso, porque o problema financeiro pode ter inúmeras causas.

Nos primeiros anos de casamento, eu tinha problema financeiro por mau uso do cartão de crédito. A culpa não era da fé fraca, mas da minha falta de educação financeira e de noção (tipo parcelar TUDO em quantas vezes fosse possível). E no vazio que eu sentia e tentava preencher nas Lojas Americanas rs.

Mas ok, a pessoa até poderia estar com problemas financeiros por ter uma fé fraca, isto é, uma fé emotiva e cheia de dúvidas. Isso, com certeza, ajuda a perpetuar problemas em todas as áreas. Porém, essa conclusão não ajuda a pensar em uma solução. Uma conclusão lógica seria: “minha fé é fraca (constatação). Então, preciso urgentemente buscar a Deus e fortalecer essa fé! Jogar fora essas dúvidas e resolver o problema”.

Lembre-se sempre: uma mente anti-gremlin vê um problema e já pensa em RESOLVER. Não fica chafurdando no problema. Vê um problema e pensa em resolver. Essa reação pode ser treinada. Sempre que perceber um problema, pense em resolver e leve o problema até Deus. Use a situação como impulso para buscá-LO.

Aí chegamos à frase que desmascara o gremlin de vez: “Deus não é comigo por isso”. A Verdade é diferente:

“O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se O buscardes, O achareis; porém, se O deixardes, vos deixará.”

Deus deixa de ser com a pessoa quando ela deixa de buscá-LO. Pelos comentários que você tem colocado aqui durante o Jejum, fica claro que você tem buscado. A Bíblia não diz que Deus não está com a pessoa se ela tem problemas financeiros. A Bíblia diz que Deus deixa a pessoa que O deixa e que as pessoas que O buscam, O encontram.

Você está buscando. Logo, Ele está com você. Por isso o pensamento é mentiroso. Porque diz que Deus não é com você, enquanto a Bíblia diz que é. Enquanto você estiver buscando e se esforçando para obedecer e se afastar do mal, Ele estará com você.

Esses são os FATOS para análise do seu pensamento: “estou devendo. Estou com problema financeiro. Tenho buscado a Deus. Deus está comigo”. Sei que dá a maior vontade de dramatizar com sentimentos, mas a única conclusão lógica a ser tirada desses fatos é: “não estou sozinha, vou conseguir resolver esses problemas em breve!”.  

“E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e O buscaram, O acharam”. 2 Crônicas 15.2-4

Eles estavam SEM DEUS, sem pastor e sem Bíblia. Não tinham nada nem ninguém. Mas quando na sua angústia voltaram para Deus e O buscaram, O acharam. Aí Ele veio, os libertou, resolveu os problemas deles, os guiou e os transformou em uma nação forte e independente. Assim seria (e assim foi) enquanto estivessem com Ele.

Percebeu? Angustiados, voltaram, buscaram e acharam. Essa é a sequência lógica da fé. Nada de altas coisas mirabolantes. Quem volta e O busca, O acha. Está muito calor aqui em São Paulo. A umidade do ar está baixa. Chego em casa com muita sede. Busco uma garrafa de água mineral e, porque sei onde está, logo encontro. Abro, bebo e mato a minha sede. Sem complicação.

A gente não precisa marcar horário com Deus. Não precisa estar com a ficha limpa. Deus não se importa com os registros do SPC e Serasa. A gente só precisa querer morrer para o passado e para nossa própria forma de pensar e nascer de novo.

O resto é consequência.

 

.

#JejumdeDaniel  #Dia 14

* Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .

 

6 comentários sobre “Renovando a mente — Será que Deus é comigo?

  1. Gabriela Alves disse:

    Eu estou em uma situação tipo assim:havia alguns pensamentos gremlianos que viviam me atormentando a muito tempo,eu estava em uma verdadeira novela mexicana,rs através do blog e da Palavra de Deus eles foram desmascarados e derrotados,mas é incrível como um gremlin surge do nada!!rs
    A cada dia estou aprendendo a vencê-los e renovando a minha mente,alimentando o que é puro,é uma guerra,mas a cada vez que venço um pensamento negativo por definitivo me torno mas forte!:)

  2. Francianne de Fátima disse:

    Olá, Vanessa!

    Pegando o gancho sobre “buscar a Deus”, poderia nos orientar quanto à leitura diária da Bíblia? Como você costuma fazer? Como devemos proceder quanto à escolha deste ou daquele livro? Tenho certeza de que as suas orientações conduzirão melhor a nossa leitura e meditação.

    Um abraço e obrigada!

  3. Caroline disse:

    Oi Vanessa!
    Fiquei muito feliz, rindo sozinha quando vi meu comentário no meio do post. Gente, eu ajudei uma pessoa! kkkkkkk
    Eu já fui como a Adélia (dei muito trabalho). Até hoje luto contra a insegurança. É muito ruim passar por isso. Mas assim como progredi e vou vencer definitivamente, ela também vai!
    E vc tem me ajudado, como disse. As coisas que me chamaram a atenção hoje, foi quando vc disse “quando receber a ideia, vai entender que recebeu a coragem.” Quando Deus dá algo, Ele não fica dando por partes, Ele dá logo tudo que precisamos, basta crer.
    Outra coisa foi quando vc disse “use a situação como impulso para buscá-LO.” Aproveite cada oportunidade para buscar! Não só os problemas, mas todo acontecimento, bom ou ruim.
    E o final do post, arrebentou! Agora não tem vez pro gremlin, estou buscando a Deus, e Ele é comigo, mesmo enquanto ainda não tenho o Espírito Santo. Quando eu receber, Ele será em mim, alem de comigo 😀
    Deus te abençoe mais ainda.

  4. Paola Rodrigues disse:

    Bom dia !
    Para mim, este blog foi um verdadeiro achado, as coisas são tão bem explicadas e detalhadas que entram na minha mente com muito mais facilidade… Um dia desses passei por uma situação semelhante a de um post “aprendendo a dirigir” e tenho colocado tudo que li em prática ! Minha vida tem sido melhor sem gremlins, confesso, e minhas reações diante dos problemas tem sido diferentes. Bom, tudo começa na mente, se o gremlin, já não tem domínio sobre nossos pensamentos, ok legal. Mas ele não vai desistir tão fácil assim, afinal ele sabe do nosso potencial… Costumo dizer que ele acredita mais em nosso potencial que muitas vezes, nós mesmos. Enfim, é muita coisa pra falar em um comentário só.
    Ah, um dia desses Vanessa, você poderia falar profundamente sobre procrastinação e organização… Estou precisando de umas dicas KKKKK
    Obrigada !

  5. Adélia disse:

    Realmente é preciso valorizar cada progresso, pois, só o fato de já está pensando em tudo isso,analisando e estando mais atenta aos pensamentos, já é um avanço. E a partir de agora reação saudável aos problemas!Se lamentar,ficar chafurdando( vou procurar isso no dicionário rs) pelo problema não o resolve, o que resolve é fazer algo à respeito.Até pq, se lamento pagasse contas eu ia passar o dia chorando ao invés de trabalhando.Mas ia chorar na praia comendo acarajé e tomando água de coco, pq o calor aqui na Bahia tbm não ta fácil kk).
    Muito obrigadaaaa!

  6. Tathy disse:

    Muito legal !!! Eu já estou no estagio de lutar contra o drama ( rs) eu dou risada mais nao e nada engraçado .. Decidi agir certo mesmo sentindo a vontade de choramingar …Hoje logo após uma maravilhosa reunião aqui em Salvador,me veio uma situação onde normalmente eu agiria com drama eu sentir meu coração arder dentro de mim ,mais ouvir a minha mente falar comigo #nada de drama rsr …A minha reação foi a verdade é o que foi pregado o que o gremilin fala comigo e mentira o que eu sinto e mentira eu na verdade rotulei tudo que nao esta na palavra de Deus que vier a minha mente e mentira …
    Se vier Deus não e com você ou você esta so …e mentira a Bíblia nao diz isso ,a verdade que tem sido uma batalha tirar a minha mente do vicio de pensar errado mais eu super feliz cada progresso faço uma festa …ate quando eu consigo identificar um pensamento ,tudo e para mim motivos de comemoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *