Tudo areia

803119556_9996_16453776470076483797

Estava lendo Lucas 12 (depois que terminar aqui, leia também). Jesus estava lá, falando das coisas espirituais, alertando contra a hipocrisia, dizendo aos Seus seguidores que não deviam temer os fariseus, mas sim, temer a Deus, pois Ele está no controle de tudo. Já alertando que seriam perseguidos, disse que eles não deveriam negá-LO, nem se preocupar com o que dizer quando fossem interrogados, pois o Espírito Santo lhes daria as palavras certas. Então, do nada, um cidadão sem noção INTERROMPE o discurso sobre coisas realmente importantes com consequências eternas:

“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.”

Obviamente, a criatura não estava prestando atenção em NADA do que Jesus estava falando. Enquanto Jesus falava, ele ficava pensando no problema que tinha que resolver. E lá foi Ele, direto e objetivo, como sempre:

“Mas Ele lhe disse: Homem, quem Me pôs a Mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida do homem não consiste na abundância do que possui.”

Lucas 12.13-15

Sim, porque o indivíduo estava ignorando Jesus, estava só preocupado com o que não tinha e queria ter (anota aí: não precisa necessariamente ter dinheiro para ser avarento). Enquanto Jesus estava lá, na frente dele, falando de algo que REALMENTE poderia mudar sua vida. A partir daí, Jesus conta a história de um homem que estava se achando porque tinha conseguido muitos bens para muitos anos. Mas ele morreria aquela mesma noite, então de que adiantaria? Jesus disse que esse cara era louco porque ajuntou tesouros aqui na terra, mas não era rico para com Deus. (Note que o problema não é ser rico, é ser avarento, só pensar nas coisas deste mundo e não ser rico para com Deus.)

Em seguida, diz para não ficarmos ansiosos, preocupados com o que iremos vestir ou comer e que, se buscarmos o Reino de Deus essas coisas nos serão acrescentadas (falamos sobre isso esses dias, lembra?). Depois, orienta a sacrificar o que tem para tirar o coração dessas coisas.

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.”

Lucas 12.33,34 

Ou seja, FOCO em buscar a Deus, meus amigos. FOCO no que é eterno, porque amanhã você morre (não é praga nem profecia, mas pode acontecer com qualquer um, né?) e aí? Na sequência, Ele alerta FORTE a respeito da vigilância. Para trazer de novo o foco para o espiritual, que era sobre o que Ele estava falando antes do maluco interromper. Diz que temos que estar prontos, vestidos e com a candeia acesa, para abrir a porta rapidinho assim que Ele bater. E reforça:

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.”

Então, não enrole, fique ligado porque Ele pode chegar a qualquer momento. E também não se deixe acomodar porque o tempo está passando. Não se atire na rede só porque já recebeu o Espírito Santo uma década atrás. Temos que estar hoje tão prontos quanto estávamos quando Ele nos chamou. Alertas e com a candeia acesa, buscando e desenvolvendo nossa fé como se fôssemos uma pessoa que nunca viu Jesus na vida e chegasse hoje à igreja, sedenta. Com a mesma pureza, com a mesma sinceridade, com a mesma entrega.

“Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.”

Lucas 12.37-40 

A hora em que a gente não imagina é qualquer hora. Pode ser literalmente a qualquer hora. Por isso, temos que manter esse mesmo espírito do Jejum de Daniel em nosso dia a dia. E por isso o Jejum de Daniel também é para quem já tem o Espírito Santo. Estar pronto para a volta de Jesus é estar sintonizado com Ele.

Ainda que você não esteja do jeito que ache que tem que estar (ninguém está, né?), Ele precisa te achar obedecendo, praticando, buscando, querendo agradar a Ele. E não ignorando a voz dEle e pensando na herança da bezerra! (Vamos matar um gremlin aqui: se você que leu isso estava ignorando a voz dEle e pensando na herança da bezerra até agora, não precisa ficar se torturando e achando que não tem mais jeito para você. É só parar de fazer o errado e começar a fazer o certo agora. Simples, sem drama. Você não morreu, então ainda tem jeito, sim.)

Tudo isso porque o carinha lá estava preocupado com a herança que não recebeu. Hoje é tudo areia lá em Israel. A herança é areia, o irmão é areia e o carinha também é areia. Se deu ouvidos ao puxão de orelha de Jesus (adoro o fato de Ele não ficar de nhenhenhém para falar com as pessoas. Diretão), isto é, se conseguiu tirar seu coração das porcariazinhas deste mundo, sua alma está no lugar certo. Mas se ignorou Jesus, está eternamente encrencado.

Se as pessoas soubessem quando Jesus vai voltar ou quando irão morrer, ficariam ligadas, atentas. Iriam vigiar, se preparar, priorizar o que realmente importa. Mas Ele não criou evento no Facebook para isso, ninguém será avisado. Porém, Ele prometeu que, se estivéssemos vigiando, nos assentaríamos à mesa com Ele, isto é, seríamos salvos e viveríamos com Ele por toda a eternidade.

Vigiando o quê? Vigiando Jesus? Não! Vigiando nossas atitudes, nossas reações e nossos pensamentos. Sempre ligados para ir ajustando nosso comportamento e pensamento ao que Ele orienta em Sua Palavra, como temos feito nesses últimos dias. Não desista, pois vale a pena. Mesmo que você tenha que abrir mão de coisas que parecem muito valiosas agora. É tudo areia. O que realmente vale é o que Jesus está dizendo.

 

..

#JejumdeDaniel  #Dia 15

* Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .

9 comentários sobre “Tudo areia

  1. Ola Vanessa, agradeço por te me respondido,sobre o canal já o visitei,sou até inscrita, só que havia parado de ver os videos dela pretendo retorna a velos.Bom gostaria que você vinhe-se aprofunda mais o tema sobre vigilância, peço também que você em algum momento venha fala aqui em seu blog sobre mornice espiritual,como sai se estiver morno (morno na fé,oração em fim espiritualmente), como se protege; agradeceria muito. ah! também sobre ansiedade,ansiedade de recebe o Espirito Santo e a preocupação de Jesus volta e ainda não ter sido batizada.

    Um abraço que Deus te abençoe e te dê sabedoria . 😀

  2. Tathy disse:

    Hoje acordei em meio a conflitos de pensamentos vim em seu blog a procura de uma dica …como sempre faço …e meio as lagrimas hoje supliquei ajuda ao Espirito Santo ,confessei minhas fraquezas e o que estava me angustiando ,tentei a todo custo ignorar os sentimentos que notei nao ser o drama mais sim afliçoes e ansiedades misturadas com inseguranças e medo tambem….Eu voltei aos seus posts que tanto me ajudou procurando uma receita infalivel ( rs) infelizmente nao e a primeira vez que passo por esta situaçao esse e exatamente o estagio que ou dou passo adiante pra renovar a mente ou volto ( exatamente o que nao quero ) mais as outras vezes eu voltei e como me indentifiquei com suas postagens o jeito simples exemplos de faceis entendimento …Eu fico grata se puder me falar como nao regredir ou melhor meu desejo e avançar …como enfrentar esse conflito esses milhares de gremilins na mente a todo instante e tendo como aliado o sentimento (afliçao,ansiedades e ,duvidas ) ? Eu ja sei que nao posso me martirizar ou seja de novo passando por isso ( essa liçao ja aprendir rsr) ser minha melhor amiga…um grande abraço !!! Aguardando a sua resposta !!!

  3. Caroline disse:

    Oi Vanessa!
    Como manter o equilíbrio, isto é, fazer as coisas aqui na terra que são necessárias, sem tirar o foco do que é eterno? Como dar conta da vida espiritual em primeiro lugar e cuidar das outras – trabalho, estudo, nós mesmos e a família e a obra?
    Deus te abençoe.

  4. Débora disse:

    Esses dias Deus falou comigo e eu tomei essa consciência de que nada, absolutamente nada, vale mais que a certeza de que quando Ele vier,ou eu for, irei para habitar com Ele. O Espirito Santo nos dá essa garantia, eu preciso disso!
    Faltam 12 dias para o fim do jejum, não posso terminar sem ser selada, de maneira nenhuma. Se eu pudesse conquistar uma única coisa na minha vida seria isso! Aaaarrg, tem que pisar na ansiedade e crer, neh! Só consigo imaginar a maravilha que vai ser. Já não leio nem ouço testemunhos por que me deixa ansiosa e angustiada. Será que existe um dia certo que Deus marcou? O Bp disse que se estivermos limpos o Espirito vem, nada me acusa e ainda não aconteceu. Enfim “não é por atos de justiça por nós praticados”.
    Estou na igreja desde um tempo que não tenho memoria (faz uns 18 anos). Tem que acontecer nesse jejum, e que seja pra glória de Deus. Agente que é de igreja pequena e faz parte de grupo é muito cobrado e até discriminado por nao ter o Espirito depois de tanto tempo, mas a verdade que estou num ponto em que minhas motivações não se baseiam em como os outros vão me enxergar ou tratar, o Espirito Santo jamais será mérito meu. Só sei que preciso dEle, não posso viver esse ano e nem nenhum outro sem Ele. Vejo como Jesus cuidou dos aflitos, vejo meus vizinhos e desejo alcança-los de tal forma… Quero ir aos oprimidos e ajuda-los, com o Espirito Santo eu poderia arrancar os sofridos do inferno e ajudar, fazer mais do que tenho feito.
    Com Ele poderia, adorar, louvar com eficácia e sobretudo pertencer ao Deus Soberano, Ele é incrível quero que Ele venha e more em mim, viva em mim, tome posse de tudo que sou para sua Glória, que faça o que quiser com minha e se não quiser fazer nada que não faça, mas que more em mim. Ainda que a esperança de vida eterna, ainda assim continuaria com essa resolução a fim de honrar Quem Ele é e tem sido.

  5. Mônica Costa disse:

    Todo jejum de Daniel me lanço com se fosse o primeiro, lógico! falo com Deus e Ele vai me guiando para exatamente aquilo que estou precisando ouvir e aprender. Neste jejum estava acompanhando os blogs da igreja,mas sempre tem um em especial que parece que é só pra mim,então mergulho fundo e me deleito com cada palavrinha,e aindá estava esperando aquele bum !rsrs rs parece coisa de doido,até que vi no blog da dona Cris indicações de outros blogs e quando vi o seu, fui na mesma hora em busca do que você tinha pra nos oferecer ,pois acompanho o seu trabalho, e gosto de ler o você escreve,então resumindo ,no mesmo dia li todos o que ainda não tinha lido e fico ansiosa (ansiedade do bem) esperando o próximo ,tenho aprendido muito e colocado em prática, as vezes ficava me menosprezando por ter feito algo que não deveria e parece que me trazia um peso enorme,mas agora recibi uma vacina anti-gremlin sei que vai arrebentar! Estou conectada cada dia mais com o meu Rei Jesus e não vai ser um porcaria de um gremlin que vai me derrubar,obrigada por se deixar usar para nos ajudar com mais um degrau rumo ao céu que é o foco dos sedentos de Deus. Na fé e até amanhã

    • Mônica, vai arrebentar MESMO porque você está colocando em prática o que Deus tem te ensinado. Você tem buscado, Ele responde, você obedece…não tem como dar errado! Não tem gremlin capaz de tirar de você aquilo que Deus quer te dar. Continue na fé. :)

  6. Breno disse:

    Olá, tudo bem? , Sempre acompanho o que a senhora escreve e achei que poderia me tirar uma dúvida. Bom, estou no jejum de Daniel e estava meditando na bíblia e nela esta escrito lá em gálatas 3 versículo 26 que Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, depois lá em romanos 8 versículo 9 diz: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9. Afinal de contas, somos filhos de Deus somente quando recebemos o batismo no Espirito santo ou não? .
    Obrigado por tudo.

    ps: parabéns pelo blog.

    • Breno, só é filho de Deus quem nasce de Deus. E quando nasce de Deus, recebe o Espírito Santo. Não há contradição entre o texto de Romanos 8.9 e o de Gálatas 3.26. Tem que ler o capítulo inteiro, e não só um versículo, para entender o contexto, saber do que ele está falando e para quem está falando, pois é uma carta, é uma sequência.

      No início do capítulo, ele pergunta aos gálatas, a quem a carta era endereçada: “Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” (Gálatas 3.2,3), ou seja, a carta é endereçada a crentes que já tinham recebido o Espírito Santo. Por isso ele diz que todos eles são filhos de Deus. E só diz isso para explicar que não havia diferença entre o judeu e o grego (v.28) e que todos tinham direito à promessa de Abraão pela fé em Jesus e não por cumprir os preceitos religiosos.

      Porque esse é o assunto da carta toda: os homens daquela igreja estavam sendo convencidos de que, se não se circuncidassem, não seriam salvos. E isso invalida o sacrifício de Jesus, pois somos salvos porque Ele se deu como oferta pelo pecado e não por fazermos x ou y que a religião manda. A carta inteira é para explicar isso e deve ser lida entendendo o contexto. Ela é toda um puxão de orelha porque eles já tinham recebido o Espírito Santo (o que ele chama de “batizados em Cristo”) e começaram a andar em Espírito, mas deram ouvidos aos religiosos e estavam se desviando da fé, se apegando a religião.

      Ele está basicamente dizendo: “oi, acorda, vocês receberam o Espírito de Deus e são filhos dEle, então, como filhos, são herdeiros da promessa de Abraão, sendo judeus ou não. Porque a promessa é anterior à Lei, então basta ser filho de Deus para ter direito à promessa, ninguém precisa se tornar judeu para isso”. Deixo claro que o problema não era o judaísmo, em si, mas a ideia equivocada que estava se espalhando entre eles, de que a salvação dependia de seguir rituais religiosos.

      • Breno disse:

        Obrigado!
        Agora que voce falou eu tinha mesmo a mania de tirar texto fora de contexto, mais não tenho mais duvidas

        Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *