Como progredir

803735739_64868_18361541853644507811

 Existem parasitas que dominam a mente do hospedeiro a ponto de fazê-lo arriscar a própria vida (e até morrer) pelos interesses do parasita. O parasita cresce na barriga do gafanhoto, mas só termina seu desenvolvimento na água. Então, ele faz o gafanhoto se atirar na água (e morrer!), para que ele possa sair e continuar seu ciclo.

Outro parasita invade o corpo do caranguejo e faz com que o hospedeiro viva em função dele, a ponto de o caranguejo cuidar dos ovos do parasita! O gremlin tem esse comportamento. Ele manipula sua mente para conseguir o alimento de que precisa.

Mas você tem uma vantagem sobre o gafanhoto e o caranguejo (uma, não, várias rs), você não é uma vítima zumbi indefesa. Tanto que já tem visto progressos ao aplicar o que tem aprendido aqui. Aliás, aprenda outra coisa: se você aplicou o que aprendeu e viu UM progresso que seja, mesmo que pequeno e por pouco tempo, já viu um progresso.

Não considere as vezes que não viu progresso ou mesmo o fato de ter cometido algum erro e ouvido o gremlin — que depois disse para você desistir porque, no raciocínio que ele quer que você tenha, se você errou uma vez, nunca mais vai conseguir. Isso não faz sentido algum (até porque a maioria dos que já conseguiram alguma coisa falhou muitas vezes antes de acertar), mas ele joga o pensamento e você não percebe o erro.

Não considere as vezes que não viu progresso ou mesmo o fato de ter cometido algum erro e ouvido o gremlin — que depois disse para você desistir porque, no raciocínio que ele quer que você tenha, se você errou uma vez, nunca mais vai conseguir. Isso não faz sentido algum, mas ele joga o pensamento e você não percebe o erro.

Repito: se você viu UM progresso, quer dizer que o progresso já está ali. Mesmo que tenha visto MEIO progresso. Leu e ENTENDEU o que está errado. Isso já é um progresso! Se apegue a isso e com certeza verá outros. 

Depois de três anos de violenta seca, sem nenhuma gota de chuva, o profeta Elias estava orando e esperando chuva no alto do monte Carmelo.

“E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.”
1 Reis 18.42-45

Percebeu? Não tinha vento, não tinha chuva, não tinha nada. Elias não deu a menor bola para o fato de não ver nada. Continuou insistindo, até ver. Quando finalmente o servo percebeu algum progresso, era uma nuvenzinha ridiculamente pequena. Mas era um progresso. Elias não queria saber o tamanho do progresso. O importante é que já tinha uma nuvem. Então, ele agiu como se viesse uma tempestade, a ponto de mandar avisar ao rei para voltar pra casa. Não estava enganando o rei ou mentindo, estava convicto daquilo por que viu o progresso. E, só aí, o céu escureceu, veio vento e uma super chuva. Elias precisou insistir até ver. Não com medo de não ver, mas CONVICTO de que veria. Ele sabia que, cedo ou tarde, o sinal apareceria.

É assim que funciona. Pense nos pequenos progressos como sinais de que vai alcançar o seu objetivo, independentemente do que o gremlin diga ou faça você sentir. Não espere ver para insistir, não é esse o caminho da fé consciente. Insista até ver. Ao colocar o foco no pequeno progresso como sinal de que alcançará sua meta, inevitavelmente você experimentará novos progressos (da mesma forma que ficar se focando nos fracassos traz mais fracasso, se focar no progresso traz mais progresso). Em menos tempo do que imagina, aquela nuvenzinha minúscula se transformará em uma grande tempestade.

.

*Para quem está chegando agora: “gremlin” é como chamo os monstrinhos invisíveis que imagino sentados em nossos ombros sugerindo pensamentos negativos. Eu os imagino com aquela cara dos monstrinhos do filme Gremlins, principalmente para não querer um troço desses no meu ombro. 

 Se quiser entender melhor a referência, leia esses dois posts do Jejum de Daniel:

Dando crédito à voz do gremlin

O estado de drama e as lentes verdes do gremlin

8 comentários sobre “Como progredir

  1. Essa semana eu estava pensando e falando com Deus a fim de descobrir o que tanto tem me impedido de receber o Espirito Santo, logo me lembrei daquele versículo que diz; “Alegra-te, pois no SENHOR teu Deus e ELE satisfará os desejos do teu coração.” ( Salmos 37.4), ali eu percebi que estava tão preocupada e ansiosa para receber o Espirito Santo que não estava valorizando os pequenos progressos que já fiz, progressos esses que são a prova de que Deus esta comigo e tem me ajudado!

    Não vou mentir a ansiedade vem, incomoda, alias, é um sentimento extremamente atraente já que se encaixa nos padrões do drama. Mas como eu decidi mudar, renovar a minha mente, cabe a mim resistir á tentação do drama. Tem dias que é muito mais difícil, mas tenho vigiado até para ficar atenta, saber que tipo de coisa tem apertado o botão drama.

  2. Adélia disse:

    Verdade.Quando a gente foca no progresso e valoriza ele msm que pequeno, a gente cria forças.Mas quando foca nos erros , nas quedas, a gente perde as forças desanima.

  3. Débora disse:

    Eu estava preste a dizer que não tive progresso, mas essa é uma mentira do gremlim. Tenho filtrado meus pensamentos com base em Efésios 4.8 e se não me faz bem é mentira, o mesmo estou disposta a fazer com o que eu ouço, se não dá pra me edificar ou me repreender para o bem então não importa.

    Depois da recaída que tive estou mais cuidadosa, decidi reler os posts quantas vezes for necessário, anotar e voltar aos primeiros posts e analisar onde meu sensor anti – gremlim está falhando. Estava preste a ficar chateada por estar tão lenta mas acabei de perceber que isso é coisa de gremlim, estou no caminho certo então pronto!

    Com fé em Deus eu vou vencer! Só preciso manter o alerta seeemmpre ligado.

  4. Linda Que Deus Te Abençoe Grandiosamente…⚘Estou Te Acompanhando desde Quando a Dona Cristiane Cardoso publicou em seu blog o seu nome sugerindo que acompanhássemos Você e As Demais “blogueiras Da Iurd” sobre o que fazer no jejum de Daniel e desde Lá tenho acompanhado. pois eu não a conhecia, mas quando comecei a ler o seu blog desde do início te achei uma mulher inteligentissima,simpática e Linda!
    E a parti de lá tenho aprendido muito com Você, são ensinamentos maravilhosos que até aquela pessoa que tem a maior dificuldade de entender Ela chega a entender rsrs pq é tudo bem explicadinho…
    Bom eu ainda To Na minha fé em receber o bem mais precioso, o Espírito Santo! mais tenho a certeza dentro de mim q vai acontecer não sei quando nem como pq entreguei nas mãos de Deus sem “Ansiedade”.
    Muito obrigada flor por cada direção, que o Espírito Santo te ilumine a cada Dia mais e mais… Deus Te Abençoe
    na FÉ!
    Priscila De Realengo RJ.Brasil

  5. Regiane disse:

    Eu já vi um progresso. A minha luta tem sido contra a ansiedade, era um sentimento que eu achava impossível vencer, mas agora já consigo controlar algumas vezes, embora ela ainda venha me atormentar, principalmente quando estou buscando o Espírito Santo.
    As vezes penso que o fato de ter essa luta constante contra a ansiedade é porque eu não creio e nem confio de verdade no que está escrito na palavra de Deus, porque se fé é certeza de coisas que se esperam, e se eu tenho certeza que Deus vai acrescentar na minha vida o que está faltando e suprir cada uma das minhas necessidades, não há motivos para viver ansiosa, preocupada e inquieta.
    Jesus chamou de homens de pequena fé aquelas pessoas que viviam ansiosas e preocupadas com o amanhã, logo penso que quem vive ansioso e preocupado é porque não tem fé.
    Vou ser sincera com você, até porque já falei isso pra Deus também, nas minhas lutas contra a ansiedade eu uso a palavra de Deus, falando palavras do tipo: eu creio que vai acontecer porque está escrito…. ou Jesus vai suprir cada uma das minhas necessidades porque Ele prometeu. Mas, aí eu olho para dentro de mim e não tenho essa certeza, embora com a minha boca eu confesse palavras de fé, dentro de mim eu sinto como se não cresse de verdade.
    Eu quero ter essa certeza, eu quero crer e confiar de verdade como diz as escrituras e não somente de boca.

    • Débora disse:

      Me permita essa ousadia de responder. Eu também estou buscando o Espirito Santo e quero essa certeza dentro de mim e pra isso oro pra Deus me ajudar a encarar a Palavra d’Ele como absoluta verdade. Eu ficava mal por que ainda que me forçasse a crer eu não via brotar essa certeza irrefutável dentro de mim, até que li Marcos 9. 21-24 um pai diz a Jesus que se pudesse fazer algo pelo filho dele que o ajudasse e jesus respondeu ” Se podes? Tudo é possível àquele que crer.”

      Mas o que me chamou atenção foi que a isso ele respondeu ” Creio, ajuda – me a vencer a minha incredulidade!”, o filho dele foi liberto! Isso é muito forte! Ele reconheceu que não cria e decidiu mudar, isso é sinceridade e a sinceridade te dá acesso ao trono de Deus. Amiga, percebe que você tem acesso ao trono de Deus, visto que foi sincera, e pode pedir o que quiser, isso é libertador!
      Continuo buscando a Verdade da Palavra de Deus pra plantar em mim essa certeza mas sei que posso pedir ao Espirito da Verdade pra me ajudar nisso. E isso não me inquieta mais porque sei que meu desejo sincero move a Mão de Deus!

      Descanse amiga, Deus vai te ajudar a cultivar essa certeza se você pedir, insistentemente.

      Quando estiver buscando e ver que falta essa certeza, faça como o pai do menino, e se alegre por que sua sinceridade vai te colocar diante do trono de Deus. E aí baby, só se joga.

  6. Tathy disse:

    Enquanto lia este post estava pensando nos progressos que fiz …Realmente o gremilin tenta nos mostrar que porque foi pequeno nao e um progresso ,mais não estamos falando de tamanho mais so em sair da acomodação que vivia ja e um progresso,deixar de lamentar e fazer algo pra mudar ja e um progresso eu poderia inumerar vários progressos que ja tive desde que comecei a luta pra desipnotizar a minha mente …nao vou falar das quedas porque …Eu não preciso disso (rsr) …O que me importa e o meu alvo e progredir a cada dia …Bjus !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *