Pensamento de futuro catastrófico

95997525-8ac5-4f68-9352-705681fc8a6c

Da série “Identificando a voz do gremlin”— parte 5

Já falei aqui que você deve ter alergia a drama, não é? E não tem nada mais dramático do que a visão que o gremlin dá em relação ao futuro. Sim, porque grande parte dos pensamentos que ele planta em nossa mente diz respeito ao futuro (próximo ou distante) e a coisas sobre as quais não temos o menor controle. Vamos à quinta característica que vai lhe ajudar a identificar um pensamento gremliniano:

Previsão de futuro catastrófico — O gremlin é o Nostradamus da novela mexicana. Segundo ele, o mundo vai acabar todo dia. Qualquer coisinha, por menor que seja, é capaz de destruir o universo. Ele quer convencê-lo de que, se você fizer (ou não fizer) determinada coisa, sua vida acabará para SEMPRE (olha o drama e o termo definitivo aí). Ou então, porque você fez (ou não fez) outra coisa, está tudo arruinado e NUNCA MAIS vai ter outra chance para você.

Mas COMO RAIOS ele consegue prever o futuro? Não consegue! O que ele tenta fazer é convencer você de que aquele futuro sombrio é a verdade. Usa muito drama, é claro (sem drama não há catástrofe). Algumas pessoas se convencem tanto que chegam a fazer o futuro sombrio que o gremlin previu acontecer. Por exemplo: você pensa que algo não vai dar certo e se hipnotiza com essa ideia de tal forma que age de modo contrário ao que deveria agir para fazer dar certo.

Ou então, o gremlin lhe diz: “ninguém gosta de mim, todo mundo me acha esquisito” e você, por acreditar nisso e olhar as pessoas mal, achando que elas não gostam de você, age de modo esquisito com elas, pois não reage ao que realmente está acontecendo e, sim, ao que ocorre dentro da sua cabeça.

Você age de modo esquisito, mantendo distância, e elas apenas reagem aos sinais que você envia. Você, então, interpreta essas reações como confirmação de que NINGUÉM gosta de você. Olha que coisa de doido! É o que a ciência chama de “profecia autorrealizável”, a gente mesmo faz acontecer por acreditar muito nela.

Gremlins fazem festas gremlinianas para comemorar esse tipo de atitude, pois só abre mais espaço para eles, que começam apenas sugerindo pensamentos na cabeça da pessoa e daqui a pouco já estão tomando banho de piscina dentro do cérebro dela. Bora começar a acreditar em coisa que preste?

Não lhe parece muito mais útil usar esse poder que sua cabeça tem para definir as coisas que você quer? Começar a dizer e a pensar coisas boas a respeito de si mesmo, começar a esperar o melhor e a procurar confirmações de que essas coisas boas acontecerão?

Por isso — e lá vou eu bater nessa tecla — é absolutamente necessário que você alimente seus pensamentos com aquilo que é bom, puro, justo, verdadeiro e que o coloca para cima. E se mantenha longe do que lhe faz mal, ainda que seja algo de que goste muito. O sacrifício vale a pena. Afinal de contas, é do seu futuro que estamos falando.

Se o passado foi ruim e o presente não está sendo lá grandes coisas (e vice-versa), pelo menos o seu futuro você pode fazer ser diferente. Para isso, é preciso total atenção às suas atitudes e pensamentos AGORA. Desenvolvendo intolerância a esse padrão negativo agora, você evita viver por ele no futuro. E, vá por mim, seu eu de amanhã irá lhe agradecer.

Parte 1: Tudo eu

Parte 2: Pensamentos gerados por sentimentos.
Parte 3: Adjetivitis negativus aguda

Parte 4: Não generalize

Parte 5: Pensamento de futuro catastrófico

Para ver todos os posts da categoria Renovando a Mente, clique aqui

.

*Para quem está chegando agora: “gremlin” é como chamo os monstrinhos invisíveis que imagino sentados em nossos ombros sugerindo pensamentos negativos. Eu os imagino com aquela cara dos monstrinhos do filme Gremlins, principalmente para não querer um troço desses no meu ombro. 

5 comentários sobre “Pensamento de futuro catastrófico

  1. Paola Rodrigues disse:

    Olá Vanessa ! Estou sentindo falta dos seus textos, por favor volte a escrever. Ansiosa pelas suas reflexões que tanto me ajudam!

  2. Adélia disse:

    O q me chamou mta atenção, e q identifiquei em mim, é agir de modo a fazer acontecer aquilo q ando “prevendo”.Pois é, tô dando uma de vidente agora rs.Já parei. Agora vou agir o contrario.Já q o Gremlin diz q vai acontecer, ele vai ter q trabalhar sozinho pq, a partir de agora eu n ajudo mais, vou jogar é contra.

  3. Tathy disse:

    Muito bacana mesmo tenho insistido ,perseverado principalmente e falar e pensar coisas boas sobre mim .
    uma outra arma que estou usando contra o drama e assistir palestras sobre a vida financeira rsrs (meio doido) mais numa palestra financeira nao ah drama algum,so palavras de fe ,motivaçao estou usando isso no treinamento que estou(anti gremilin e desintoxicaçao) .
    Eu sou professora e ainda ontem tava observando ate mesmo sobre o que falamos ,estou comecando a acreditar que os gremilins ,começa a tentar nos hipnotizar desde criança e se torna um vicio falar que as coisas e dificil ,porque cheguei a essa conclusao .
    Quando eu passo uma atividade pra uma criança a primeira palavra que sai da boca dela e exatamente essa ” Pro e muito dificil “…Eu rebato nao existe dificil voce vai ver como e facil e voce consegue .
    Quando eu comecei a leitura nesse blog.
    teve varias fases .
    1- Que maravilha => achei alguem que fala minha lingua rsrs comecei a ler tudo e querer tudo e tava tudo mudando e etc .
    2- que aquele desanimo de ter que vim toda hora e recaptular porque esquecia como praticar e errava .
    3- que aqui estou agora que e mais facil compreender e identificar os pensamentos ja consigo identificar os meus pensamentos,os gremilins e os de Deus ( Deus so pensa coisa boa sobre nos) ainda cometo algumas falhas (rs) porem nao me descasco ,tenho tido mais paciencia comigo .Questiono tudo que chega a minha mente e principalmente vigio tudo que sai da minha boca …A progressao tem sido progressiva mais com certeza o resultado sera uma mente blindada e livre do drama e vitimismo.Bjus Grande !!!

  4. Miriã Nunes disse:

    Voce conhece o livro “cartas de um diabo ao seu aprendiz” do escritor cristao C.S . Lewis? Gosto muito dele muito tambem do que voce escreve. E pensando sobre o mundo gremliano como voce chama curiosamente sempre tive a mesma imagem q voce, isto e, das festas na terra deles quando conseguem com todas as manipulaçoes nos levar pelas maos ate o enorme pecado da desesperança. A depressao tem sido uma ferramenta poderosa nas maos deles, mas so se instala se nao temos coragem de desinstalar da cabeça o chip das crenças auto limitadoras e das generalizaçoes. Como a generalizaçao q todo cristao e ignorante e limitado. Obrigada por escrever

  5. É Muito Forte! Sempre quando a gente pede a Deus Uma direção,uma saida Para Aquele problema Ele sempre nos Responde! pode ate demorar mais Ele nunca falha. ☺
    E Agradeço a Ele por usar a cada Dia mais você pelo seus Ensinamentos. Que tem sido pra mim Uma Luz a abrir meu Entendimento…❣
    Que Deus Te Abençoe Linda flor! Obrigada,Obrigada,Obrigada!!! ☝ #NaFé! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *