Sua responsabilidade

girl-2573111_640

“Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” Provérbios 16.17

Os retos FAZEM o seu caminho se desviar do mal. Os retos GUARDAM o seu caminho e preservam sua alma. Olha só como nossa vida só depende da nossa atitude. O reto é agente da ação, ele não fica lá torcendo para não se encontrar com o mal, nem deixando a vida levar. Ele FAZ seu caminho se desviar do mal. Como ele faz isso? Sacrifica sua vontade de fazer o que não é certo (ou de não fazer o que é certo), evita coisas que sabe que prejudicam sua fé; não dá conversa para pensamentos negativos nem passa adiante o que não ajuda.

Em toda a Bíblia, uma coisa que fica bem clara é o nível de responsabilidade que temos sobre nossa fé e nosso destino. Tudo está em nossas mãos. Não adianta tentar culpar os outros, a situação, a vida, o passado, Deus, o diabo, não adianta tentar culpar ninguém. A responsabilidade é integralmente nossa.

“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.

Salmos 101:2,3

Andar com coração sincero, escolher o que coloca diante dos olhos (e olha que naquele tempo não tinha internet e redes sociais…), manter distância dos que se desviam e odiar tudo o que eles fazem e produzem é guardar seu caminho, não é? É fazer seu caminho se desviar do mal. E assumir a responsabilidade de agir de modo a fazer seu caminho se desviar do mal é se portar com inteligência no caminho reto.

Assumir a responsabilidade pela manutenção da sua fé é se portar com inteligência no caminho reto. Ficar colocando a culpa nos outros e se deixando levar pelas circunstâncias e sentimentos é burrice. Mesmo que não seja lá muito fácil se colocar de volta nos trilhos quando a gente descarrila, essa é nossa obrigação.

Não tem essa de “ah, não tenho forças” ou “ah, não consigo”. Deus já prometeu fazer forte ao cansado e que tudo seria possível ao que cresse, então, é responsabilidade nossa ir atrás disso e buscar. Ele já prometeu que vai fazer a parte dEle e, por isso, corresponde às nossas atitudes. Então, pare de ficar dando desculpa e ouvindo as acusações dos monstrinhos na sua cabeça e faça o que precisa ser feito.

A responsabilidade de fazer o que é certo é daqueles que querem fazer o certo.

.

#JejumdeDaniel #Dia2

.

* Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .

3 comentários sobre “Sua responsabilidade

  1. Kaka disse:

    Oii! Realmente, devemos conscientemente desviar-nos do mal caminho, temos que fazer a nossa parte, dia após dia sacrificando nossa carne.Obrigada por compartilhar!! Posso te fazer uma pergunta? (já fazendo rsrs).Bom, no segundo dia do jejum de Daniel o bispo falou sobre o nascer do Espírito e explicou que essa obra quem faz é Ele.Mas o que devemos fazer para provocar esse Novo Nascimento? (além de abandonar o mundo e cuidar para manter o coração limpo).Como foi o seu Encontro com Deus? Desde já te agradeço! bjoos ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *