child-945422_1920

Uma das coisas que este mundo mais perdeu com a revolução digital foi o silêncio. Não necessariamente o silêncio que podemos experimentar com os ouvidos, mas o silêncio interior. Mesmo quando a pessoa está aparentemente em silêncio olhando para o celular, na verdade, está mergulhada no barulho das vozes que falam com ela no whatsapp, no Facebook, no Instagram, ou nas músicas que está ouvindo com earphones, nos jogos e até as vozes que narram, em sua cabeça, a história que ela lê em um ebook.

O barulho pode ser audível, mas também pode ser visual. Qualquer coisa que nos distraia e nos impeça de pensar sozinhos, em silêncio, pode ser considerada barulho.

Algumas pessoas se perguntam o que vão fazer no Jejum de Daniel para preencher o tempo, como se fosse uma espécie de crime ter tempo para ficar sozinho sem fazer aparentemente nada. Estamos acostumados a esse ritmo insano que foi cuidadosamente engendrado para criar um exército de pessoas impacientes, superficiais, ansiosas e com déficit de atenção artificialmente produzido. Nesse estado, a pessoa não consegue pensar com clareza, se tornando facilmente manipulável. E é justamente desse sistema que você precisa se desligar para aproveitar bem o Jejum e buscar o Espírito Santo.

Por isso, eu posso dar uma lista de indicações de livros, filmes e programas para você ver durante o Jejum, mas é importante que não preencha todo o seu tempo com essas coisas. Tire um tempinho para ficar sozinho, só você, Deus e sua Bíblia (eu uso um caderno também, para anotar o que não quero esquecer). Aproveite o silêncio. Pense no que tem ouvido na igreja. Se costuma fazer anotações das reuniões, releia as anotações e se lembre do que ouviu.

Fale com Deus. Converse com Ele o que você conversaria com alguém que pode resolver seus problemas e mudar sua vida. Seja sincero. Não precisa falar crentês, não precisa fazer uma oração empolada, cheia de palavras esquisitas. A oração do Publicano não teve lá grandes enfeites: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”(Lucas 18.13), mas foi super eficiente, pois Jesus diz que ele desceu do Templo justificado. O que fez aquela oração ser ouvida por Deus? Duas coisas essenciais: humildade e sinceridade.

Vale a pena fazer um sacrifício para manter esse tempinho. Eu comecei a acordar uma hora antes para poder ter esses momentos de silêncio, oração e meditação na Palavra de Deus na hora em que todo mundo ainda está dormindo e sei que não serei interrompida por telefone, e-mail ou outros barulhos.

É bem provável que, conforme você desenvolva esse relacionamento diário com Deus, sua meditação na Bíblia complemente o que tem ouvido na igreja. Já aconteceu várias vezes de os temas sobre os quais eu e meu marido tínhamos meditado na Bíblia durante a semana aparecerem na reunião de domingo ou em uma campanha de fé. O Espírito Santo já preparando nosso espírito.

Também já aconteceu o contrário, é claro. Os temas das reuniões (eu anoto tudo) se tornam material para a meditação diária e Deus me faz entender mais ainda do que durante o culto. E se não entender o que estiver lendo na Bíblia, não tem problema, continue a leitura, você acabará entendendo. Pode dizer para Deus que não entendeu e pedir para Ele explicar depois (Ele existe, tá? Pode pedir essas coisas para Ele).

É essencial ir à igreja, mas seu relacionamento com Deus não pode se limitar às poucas horas que você passa na igreja durante a semana. E se você tem o hábito de ficar pensando sozinho, mas só pensa abobrinha, como eu fazia, a dica é: habitue-se a falar com Deus em vez de ficar pensando sozinho. E mantenha sua mente sintonizada na estação do Espírito, em vez de na estação da carne (falei crentês agora, eu sei).

No ônibus, a caminho do trabalho, vá orando (em seu pensamento, obviamente, não ore em voz alta na rua, please). Ore pelas pessoas na rua. No supermercado, a moça do caixa o tratou mal? Entenda uma coisa: às vezes Deus nos permite ver o pior lado de uma pessoa para nos mostrar que aquela pessoa precisa de ajuda — e não para que a critiquemos! Em vez de pensar mal dela, brigar com ela ou falar mal dela para os outros (por favor, não faça isso), sorria, trate bem e, ao sair dali, ore por ela.

Passamos por milhares de pessoas todos os dias. Interagimos com algumas, mas outras nunca mais passarão por nós. Nem sempre temos oportunidade de falar de Jesus para elas, mas alguém terá. Ore para que a pessoa esteja aberta para receber essa ajuda quando alguém puder alcançá-la.

Neste Jejum de Daniel, se você não tem o hábito de fazer essas coisas, comece a desenvolver esse hábito. Falar com Deus e pensar nos outros pelo ponto de vista dEle fará com que você feche uma porção de portas na cara do diabo. Faça isso a partir de hoje e quando você for à igreja novamente, verá a diferença.

.

#JejumdeDaniel #Dia3

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: https://www.vanessalampert.com/?cat=709 .

12 Comments on Se desligue desse sistema e mude sua vida

  1. Muito forte os textos. Estou acompanhando todos desde o início do Jejum de Daniel e tem me ajudado. Obrigada!

  2. Realmente,necessitamos de passar um tempo em silêncio organizando nossos pensamentos e alinhando-os com os de Deus.

    Vanessa, esse entre outros posts me ajudam muito,gostaria de pedir um post que falasse sobre como funciona o arrependimento.

    Desde já agradeço.

      • Queria saber como me arrepender de verdade, se arrependimento é um atitude de mudança ou eu tenho que “esperar” o Espirito Santo me dar o dom do arrependimento? gostaria de saber como realmente funciona.

        Desde já agradeço

    • Preciso dizer que seria ótimo se tivesse um post sobre arrependimento, eu também estou em confusão com isso. Sei que a conversão, a salvação, o novo nascimento, tudo começa quando alcançamos o verdadeiro arrependimento, aquele que nos faz ter vergonha de quem fomos e do que fizemos, que nos leva a ter nojo do pecado. Deus me mostrou no primeiro dia do jejum que eu nunca me arrenpendi de fato e de verdade através de um podcast da Cris onde ela fala sobre Davi. Podcast de nome ” A maior perda”.

      Isso está me perturbando porque sei que necessito me arrepender verdadeiramente “para que meus pecados sejam cancelados e venham tempos de descanso da parte do Senhor”. Tenho orado para o Espírito Santo me conscientizar do estado da minha alma e produzir em mim verdadeiro arrependimento, mas seria bom saber o que posso fazer para alcança-lo.
      Esse dias o bp Macedo escreveu no blog sobre nascer de Deus e falou que tudo começa quando vemos como somos pecadores e estamos perdidos, “Naquele momento, há muito choro. Primeiro, de tristeza pelos pecados cometidos, já que o Espírito os convence disso. E, ao sentir-se completamente perdida, a pessoa busca quem pode lhe salvar. E, outra vez o Espírito Santo aponta para o Salvador.Nesse mesmo instante, a pessoa se rende ao Senhor Jesus com todas as suas forças, de todo seu coração e entendimento. Daí, o choro de tristeza se transforma em gozo e alegria indizíveis. A partir de então, a pessoa passa a ter o caráter Divino para viver em novidade de vida.” Eu preciso do Espírito Santo, mas sem passar essa etapa sei que não vou alcança-lo. Também tenho consciencia dos meus erros (talvez só de alguns), mas não tem sido o suficiente para me arrepender.
      Espero ter sido clara.

  3. O pior barulho é o da mente.Temos que nos atentar para evitar absorver um monte de informações. Se entupir de informações descontroladamente só causam ansiedade e confusão.Obrigada por compartilhar, Vanessa.
    Bjoos

  4. No primeiro Jejum de Daniel, achei que seria muito difícil ter esses momentos de silêncio… mas assim que o Jejum deu início puder perceber quão errada estava, nesse período podemos ser quem jamais imaginaríamos, nos aproximar de Deus é maravilhoso e como você disse começamos a ver as pessoas através outra perspectiva. Quando o Jejum está para acabar dá até uma “tristeza” pois são momentos únicos que passamos com Deus vale a pena conferir!!!

  5. Verdade, no silêncio podemos conhecer o que há em nosso interior e que precisa ser mudado. No mundo atual temos de cuidar para não ficarmos viciados em tecnologias, senão chegamos a ter sintomas de abstinência no início de um jejum como esse.

  6. A diferença é incrível, Vanessa! Com essas atitudes vemos que Deus é tão simples. a consequência disso tudo será exalar o bom perfume.

  7. Falou que essas práticas vai fechar portas na cara do diabo, já gostei!

    No momento estou desempregada e não estou estudando, na maior parte do tempo eu fico sozinha em casa. Estou me preparando para um concurso mas, ainda assim na maior parte do tempo não tenho o que fazer e nesses primeiros dias de Jejum isso foi um problema para mim. Não estou lendo nenhum livro da Igreja, todos que tenho já li mas de uma vez, e também não estou vendo filmes porque para mim na maioria das vezes, mesmo que consiga tirar lições desses filmes cristãos, eles ainda são uma forma de entretenimento e distração. Por causa disso eu tenho praticamente o dia inteiro sem nada para fazer, e eu estava sentindo meu jejum vazio, afinal de contas não dá para passar a manhã e tarde inteira só lendo a bíblia ou orando. Comecei a ouvir musicas que falem exclusivamente de adoração, e elas me ajudam a refletir sobre Deus. Mas, depois dessa leitura vou aproveitar mais meus periodos de silêncio.

  8. Muito forte. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença… Logo quando me converti, me lembro de sempre andar atras das pessoas na rua, orando por elas. Lembro que eu andava bem devagar, e algumas pessoas até estranhavam hahaha mas o “barulho”, a correria, me fizeram deixar de praticar o simples, mas essenciais. Me relembrou e me alertou, ah, Deus é bom! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *