Sobre Novo Nascimento

baby-718146_1920

O que mais tem nas igrejas é gente que não faz a menor ideia do que é nascer de Deus. Muitos acham que o fato de não fazerem o que faziam antes (não fumam mais, não bebem mais, não vão a baladas, não saem com várias pessoas, não usam drogas, etc. etc.) é indicativo de que nasceram de novo. Na verdade, mudança de hábitos qualquer um pode fazer, estando ou não em uma igreja.

Muitos acham que pelo muito fazer serão justificados. Então se preocupam com as doutrinas de sua religião e em aprender a como se parecer com alguém daquela religião (e aqui estou colocando todas as religiões no balaio, sim, mas falando mais especificamente da religião evangélica).

Ser religioso é fácil. Exige algum esforço, dependendo do quão complicadas são as doutrinas da igreja em questão. Nascer de novo é que não é fácil. Nascer de novo é se transformar em uma nova pessoa. Sua forma de pensar muda. Sua forma de entender o mundo, de enxergar as pessoas…seu caráter é corrigido, seus pensamentos são outros, suas prioridades são outras…

Para isso, você deve estar disposto a abrir mão da sua velha vida, da velha criatura, do velho modo de entender a vida e deixar Deus transformar seu interior. É quando você não suporta mais a sua vida, não suporta mais quem você é e decide morrer. Aí em vez de fazer uma coisa estúpida como se suicidar, você decide formatar sua vida. Apaga tudo e faz de novo, mas desta vez, da maneira certa.

É assim que pessoas aparentemente irrecuperáveis ganham uma nova chance e se transformam em cidadãos de bem. E pessoas que por fora pareciam pessoas de bem, mas por dentro eram terríveis, conseguem se livrar da vida de hipocrisia. Pessoas que mentem, que enganam, que qalimentam um gerador de dúvidas, que enganam a si mesmas, que querem levar vantagem, que distorcem o que ouvem e o que veem, que interpretam tudo de uma forma negativa, que falam mal dos outros, que são pessimistas, maldosas, temperamentais ou emotivas demais se tornam equilibradas, honestas, positivas, pacientes e otimistas. Não é mágica. É sacrifício.

Para se tornar uma nova criatura, a pessoa tem que pagar o preço. Caso contrário, só muda por fora. Negar a si mesmo às vezes é renunciar à sua vontade (ou mesmo ao seu direito) de avaliar uma a uma das dúvidas para ver se têm algum fundamento (enquanto você SABE que aquelas são dúvidas que vêm para minar sua fé). Negar a si mesmo também pode ser considerar a Palavra de Deus como verdade mesmo quando ela contraria os seus interesses. É fácil simplesmente mudar de hábitos. Não precisa de muito sacrifício, não. Não comparado a mudar a sua forma de pensar, de reagir, de encarar o mundo e de lidar com as outras pessoas.

É absolutamente necessário que esse novo nascimento aconteça, porque a única forma de deixar de ser apenas criatura de Deus e se tornar filho dEle é nascendo de Deus. Essa transformação interior é operada pelo próprio Espírito Santo, nos aproxima do caráter de Deus e nos garante tudo o que Ele reserva aos Seus filhos.

Eu demorei muito tempo para conseguir isso porque demorei muito tempo para querer isso e mais tempo ainda para perceber que precisava disso. É o problema de crescer como uma pessoa religiosa e achar que já está com Deus simplesmente por ir à igreja e decorar versículos. Quando eu percebi que precisava e decidi morrer para todas aquelas porcarias que tinha dentro de mim, não foi nenhum bicho de sete cabeças nascer de novo. O próprio Deus opera esse milagre.

Porque, pensa bem, se você morre dentro de você e seu corpo continua andando por aí sem você nascer de novo, temos o início do apocalipse zumbi. Um morto-vivo caminhando em busca de cérebros para comer… Então, não tem muita escolha. Se chegou o momento em que a ficha caiu, você olhou para dentro de si e abominou o que viu, resolve morrer para este mundo, entregando a sua vida para Deus, Deus faz a parte dEle. E é preciso se lembrar de que Deus existe e que Ele realmente faz o que diz que faz. Como diz a Bíblia, é necessário crer que Ele existe e que recompensa os que O buscam (Hebreus 11.6).

E a sua parte você também faz, é claro, renunciando à vontade de continuar sendo a mesma pessoa de antes, de pensar do mesmo jeito de antes, reagir do mesmo jeito de antes…se colocando à disposição de Deus para que Ele transforme você na pessoa que Ele quer que você seja. Fácil não é, mas é perfeitamente possível — e necessário.

 

#JejumdeDaniel #Dia7

.

PS. Parte deste post já tinha sido publicada muitos séculos atrás, mas achei importante atualizar e republicar.

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .

9 comentários sobre “Sobre Novo Nascimento

  1. Cida disse:

    “Eu demorei muito tempo para conseguir isso porque demorei muito tempo para querer isso e mais tempo ainda para perceber que precisava disso.” Boa noite dna Vanessa obrogada por nos ajudar, mas tenho uma duvida justamente nesse trexo.. Eu ate quero nascer de Deus, mas o problema é que faço corpo mole por ainda nao entendi o qto preciso nascer de Deus ..e como faço pra realmente enxergar que preciso e ai sim buscar a Ele com toda A força?

    • Cida, acho que a melhor forma é assistir ao Estudo do Apocalipse. Você encontra as palestras no Univer (são curtinhas), procure por “Apocalipse” e assista desde a primeira temporada. Duvido você acompanhar tudo e a ficha não cair…

  2. Kaka disse:

    Ele existe e que recompensa os que O buscam (Hebreus 11.6) fiquei o dia c esse versículo na cabeça e de repente o vi no seu blog! Já havia lido a “antiga” versão desse texto e, como sempre muito edificante! Obrigada por compartilhar :)
    Bjos

  3. Amiga... disse:

    Oi Vanessa ,descobri seu blog e entro quase sempre para ler ! Amo o seu jeito de escrever é de fácil entendimento pra mim.Estou na busca DO novo nascimento,(depois de 2 anos achando ter recebido o Espirito Santo ,mas depois descobrir q nunca havia recebido justo pelo fato de faltar o novo nascimento) nao é fácil! Mas sei que vai acontecer, vai acontecer! Me pego errando tanto ,tenho lutado contra os gremlins ,pq logo após o erro vem a sensação q nunca irei nascer porcausa desses erros e logo vem os sentimentos .O jejum tem sido mt bom tenho vigiado mais me pego sempre pensando o que esta faltando? Não vejo a hora de nascer de Deus e deixar de ser essa pessoa q sou.

  4. Priscilla disse:

    Perfeito! Muito obrigada.
    Tenho buscado fazer uma auto-análise… E é exatamente como você coloca neste texto (agradeço a Deus pela oportunidade). E vejo que tem muita gente assim na igreja: no piloto automático! Se preocupam em mudar aquilo que outros podem ver, mas deixam de se preocupar com o que ninguém está vendo(só ela e Deus sabem o que esconde dentro de si.)
    Por isso a palavra de Deus não se cumpre espiritualmente falando.
    Eu estou buscando essa mudança aí, do texto, porque atitudes que não exigem de nós são naturais e não mudam a nossa vida.

  5. Débora disse:

    Estou começando a entender. Depois disso, meu foco é o Novo Nascimento porque não poderia ser batizada com Espírito Santo com o velho homem em mim. Penso que estou entendo, também, que não uma questão de sentir arrependimento pelo que fizemos ou deixamos de fazer, é dar a meia volta e pronto! Começar a mudança. Am i rigth?

    • Sim, Débora, o arrependimento não depende de sentir isso ou aquilo, mas de mudança de atitude, quando você abandona o erro. Quanto ao Novo Nascimento, se esforce para obedecer e mudar seus hábitos e pensamentos, se livrando de mágoas e dúvidas, colocando em prática o que aprende. Essa é sua parte. Se interessar pelas coisas dEle e desenvolver sua fé. Quem faz com que a nova criatura nasça é Deus, então se preocupe só com a sua parte, que é a obediência e mudança de atitude. Mas não deixe de buscar o Espírito Santo. Não fique ansiosa pelo batismo, mas continue buscando o Espírito Santo, pois nada impede de você nascer de novo e ser batizada ao mesmo tempo, já que os dois eventos são operados por Ele.

  6. Camila disse:

    Vanessa, amo o que escreve, são textos muito edificantes. Nesse específico a Sra pode me dar uma ajuda? Não compreendi esse trecho que diz de se negar ao direito de avaliar uma a uma as dúvidas, pode me esclarecer? Um grande beijo!

    • Amiga disse:

      Eu acredito amiga que seja assim: Sempre qdo vem as duvidas, damos corda ela..em vez de logo amarrarmos, fixando pesando naquela duvida e vendo que ” faz sentido”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *