photo5175040669893371837

Na terça-feira dia 6 de fevereiro vai mostrar o arrebatamento na novela Apocalipse, na RecordTV. Pela primeira vez na história do Brasil uma novela mostra o arrebatamento bíblico em rede nacional. Em países de cultura protestante, as pessoas sabem do que se trata, já vi menções ao “rapture” (arrebatamento) até em ficção secular norte-americana. Mas aqui no Brasil a maioria não faz a menor ideia do que seja. A ignorância é tanta que um jornalista de site de fofoca chegou a dizer que Apocalipse teria “uma onda de mortes de personagens” e que só os vilões ficariam (outra sem noção disse que os vilões sumiriam e os bonzinhos ficariam…parecia artigo encomendado pela equipe de marketing do anticristo). Houve quem especulasse que a tal “onda de mortes” seria estratégia para mudar a novela em busca de audiência.

Porém, um comentário que vi no Twitter ilustra perfeitamente a ignorância a respeito do tema. Um perfil fake criado para criticar a novela tuitou: “o primeiro a ser arrebatado será o anticristo como o dono da record”. Na tentativa de ofender o Bispo Macedo, a pessoa disse que ele seria o primeiro a ser arrebatado…só percebi que tinha tentado ofender por causa da palavra anticristo rs.

Arrebatamento não é onda de mortes nem chacina. Nenhum arrebatado morre, pelo contrário, sobe vivo para o Céu, como aconteceu com Elias e Enoque na Bíblia. Vou dar uma explicação do que é o arrebatamento e falaremos mais sobre o apocalipse nos próximos dias.

Arrebatamento será o momento em que o povo de Deus será retirado da Terra para evitar passar pelo horror que está previsto acontecer com este mundo. E quem é o povo de Deus? São os crentes? Os religiosos? Não.

Quem vai ficar e quem vai subir?

O critério para participar do arrebatamento é estar salvo. Por isso, todas as crianças desaparecerão (a Bíblia diz “ai das grávidas e das que amamentarem naquele dia”, porque não vai ser fácil). Já para os adultos, que já passaram da idade da razão e têm conhecimento do bem e do mal, é necessário que façam uma escolha. A salvação da alma não está ligada a religião, mas sim a estar dentro da lista dos que aceitaram o pagamento que foi feito por seu resgate.

Para manter a salvação até o fim é necessário andar dentro dos padrões de justiça estabelecidos por Deus. Não é preciso ser perfeito, apenas pautar sua vida nesses princípios éticos. A Bíblia os resume em: fazer pelos outros o que gostaria que fizessem por você e também amar a Deus sobre todas as coisas (o que obviamente engloba abrir mão daquilo que não agrada a Ele, como, por exemplo, o “direito” que a gente acha que tem de se magoar quando alguém nos ofende).

Vejo o arrebatamento como o grande voo para o céu. Jesus já pagou nossa passagem, mas só teremos direito a entrar no avião se deixarmos para trás nossas malas e pegarmos as passagens com Ele. Se a pessoa não quiser abrir mão da bagagem, de acordo com as orientações dEle, não vai caber no avião e não conseguirá pegar a passagem (a entrada para o lugar em que Ele nos entrega as passagens é muito estreita e ninguém passa com bagagem). Sem passagem, a pessoa vai perder o voo. Ela tinha direito à passagem, mas não quis pagar o preço de deixar a bagagem e passar pela porta estreita para pegar o ticket. É por isso que muitos vão ficar. Não basta ser bonzinho. Porque ninguém seria bonzinho o suficiente. Diante de Deus, um mentiroso, um hipócrita ou um fofoqueiro não é melhor do que um ladrão, um adúltero ou um assassino.

Na novela, o último episódio antes do arrebatamento criou um suspense que só quem entende essa questão da porta estreita e dos critérios para pegar o voo é que captou. Aqueles personagens que a gente tinha certeza de que iam subir, estavam enfrentando injustiças, traições, momentos difíceis que mexem com as emoções de qualquer um. E são nesses momentos que somos provados, porque podemos reagir da maneira errada (com mágoa, ódio etc.) ou da maneira correta (perdoar, dar a outra face, entregar a Deus para que Ele faça a justiça, não pensar mal ou falar mal da pessoa, não se vitimizar etc.). Então, o capítulo terminou com uma galera arriscada a ficar se ouvisse a voz do coração.
Algumas questões práticas:

O que acontecerá antes do arrebatamento

Algumas pessoas questionaram o modo como o capítulo de segunda terminou. Nada de trombetas, de desastres, nada — digamos assim — apocalíptico. Se o arrebatamento seria na terça, como não aconteceu nenhum horror na segunda? É simples: não vai ter aviso algum. Segundo a Bíblia, o aviso de que o arrebatamento está próximo é o conjunto de sinais dos tempos — coisas que já estão acontecendo hoje.

Acho que a ideia é fazer mais ou menos como vai ser, mesmo. Na Bíblia diz que as pessoas estarão vivendo normalmente e, de repente, algumas desaparecerão. Os desastres acontecem depois do arrebatamento.

“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.”
Mateus 24.37-44

Na verdade, o mais assustador é justamente isso, não vai ter aviso. Quando Jesus chega para lutar lá no final dos 7 anos de governo do anticristo, tem bastante barulho e horror, mas no arrebatamento as pessoas simplesmente desaparecem e alguma coisa muda no ambiente, mas ninguém sabe o que é.

O que esperar para depois do arrebatamento: a novela vai terminar?
Na verdade, agora é que a novela começa. A Bíblia fala das “taças da ira de Deus”, e para que elas sejam derramadas, é necessário que o povo dEle seja retirado (assim como no Egito o povo foi poupado das pragas, não faria sentido algum o povo que já foi comprado por Deus receber o cálice da ira…). O Espírito Santo também é retirado, e isso abre espaço para o controle total do anticristo sobre o mundo. O próprio Senhor Jesus nos orienta a vigiar para evitar estar neste mundo quando o horror acontecer:

“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.”
Lucas 21.36

Passei a noite ontem anunciando no Twitter e no Instagram: amanhã será o arrebatamento! — me referindo, obviamente, ao grande momento da novela Apocalipse. Mas depois, fiquei pensando…um dia isso será verdade. Um dia, amanhã será o arrebatamento. E as pessoas estarão assim como os personagens: desavisados, cada um cuidando de suas próprias vidas, preocupados com seus problemas, sofrendo injustiças, se deparando com escolhas e decisões que precisam tomar. Um dia, do nada, milhares de pessoas vão desaparecer, inclusive todas as crianças. Um dia, do nada, o mundo inteiro vai mudar. E se você pudesse saber antes? Se tivesse consciência de que esse dia virá?


.

P.S: Falarei em um próximo post sobre o que está previsto acontecer nos primeiros três anos e meio do governo do anticristo e também nos últimos três anos e meio. E provavelmente comentarei sobre o capítulo do arrebatamento, que marca a nova fase da novela. Começa daqui a alguns minutos…e já estou entusiasmadíssima, é meu assunto preferido.

.

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel, de 25 de janeiro a 14 de fevereiro. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.

** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: https://www.vanessalampert.com/?cat=709 .

5 Comments on Arrebatamento

  1. Oi Vanessa, gosto muitos dos seus posts. Sempre muito claros, objetivos e riquíssimos!
    Não suma não 😉

    • Obrigada, Samara! Estou me recuperando de um problema físico que faz com que eu me canse mais rápido que o normal. Esta semana não consegui terminar os posts, o máximo que consegui fazer depois do fim do expediente foi tuitar na hashtag da novela. E isso porque já é quase na hora de dormir . Mas vou ficar melhor, terminar os textos e voltar à atividade.

  2. Muito bom seu texto amiga. Em resumo é exatamente assim o arrebatamento, todos nós rumo ao check-in, porém sem direito a levar as bagagens. De certa forma, estas não nos servirão de nada.
    O arrebatamento foi uma cena ímpar e lhe confesso que deu até ansiedade para que o da vida real chegue logo.

  3. Tb tô animadíssima, Vanessa !
    E tb cheia de temor! Quero guardar meu coração, minha fé, minha salvação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *