Costumo ser uma criatura bem calma, mas essas últimas semanas de eleições têm enchido o saco. Seguidamente recebo hoaxes por email, em Power Point ou textos alarmistas ligando Dilma, Lula, PT e Temer às piores forças do universo, ou discorrendo sobre “escândalos” que nunca existiram, conclamando o povo a se unir para evitar a desgraça que se aproxima. Teorias conspiratórias e acusações sem provas, documentos falsificados (como a tal ficha de Dilma e a fotografia com fuzil mal inserido por photoshop).

Teve um hoax antiguinho que se tornou recorrente: eu recebi, meu marido recebeu e já li várias pessoas indignadas por aí, falando dele como se fosse verdade. Meu marido fez uma pesquisa básica e descobriu o óbvio: era mentira. Trata-se do Power Point em tom irônico, com o título “Novo milionário brasileiro”, dizendo que o filho do presidente Lula comprou uma mega fazenda. O Power Point mostra a foto da sede da fazenda, para “provar”. A foto, na verdade, é da  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em piracicaba. A fazenda realmente existe, mas não é, nem nunca foi dele.  A revista Dinheiro Rural publicou, em junho de 2008, artigo a respeito, que reproduzo aqui: clique para ler.

Não sou petista (apesar de minha mãe garantir que me filiei ao PT em 2001, durante a campanha de Lula, com a qual me envolvi principalmente porque queria me livrar de FHC & companhia limitadíssima, só me lembro de ter pedido material de campanha, não de ter me filiado. Se eu realmente me filiei, talvez já possa ser xingada de petista), e não tenho histórico de militância, sou uma cidadã comum que fez uma opção bem consciente pela Dilma, (assim como tinha feito pelo Lula) mas a falta de critério alheia me empurrou para a defesa do raciocínio e do bom senso, me engajando na campanha, por assim dizer, por absoluta falta de opção. Vou ficar quieta? Vendo uma tentativa de manipulação e golpe atrás da outra?  Desculpe, não consigo. E torço para que chegue logo o dia 03 de outubro, para minha mailbox pessoal voltar ao normal sem que eu precise criar filtros para que os hoaxes entrem direto na lata de lixo.

Quando esses hoaxes (como esse ou como aquele “Desabafo de um pai” que chama Dilma de assassina e terrorista, ou mesmo como o que diz que Temer é satanista ou que Dilma disse que nem Cristo querendo ela perderia as eleições ou a lista de leis contra igrejas) são repassados por cristãos, indignados com a “legalização da iniquidade” ou com os pecados dos pecadores, a coisa toma uma dimensão pior ainda (e aqui eu falo como cristã com 30 anos de protestantismo), pois repassar mentiras é tão pecado quanto todos os outros pecados e os mentirosos entram no rol dos que “ficarão de fora” do reino de Deus. Ou seja, igualam-se àqueles a quem querem acusar?

Uma lista de (alguns) hoaxes desmentidos, clique em cada um para ler os textos:

“Novo Milionário Brasileiro – a fazenda que Lulinha (não) comprou”

“Candidatura de Dilma em destaque no Canadá”

Essa é de eleição anterior: voto nulo anula eleição.

Dilma condenada nos Estados Unidos

“Carta ao Lula” da dra. Marise Valéria Santos (que non ecziste)

Michel Temer é Satanista?

Ficha falsa de Dilma 1

Sobre “Desabafo de um pai”: Dilma assassina e terrorista?

.

UPDATE:

Lista mais completa com os dos emails falsos já desvendados:

https://www.vanessalampert.com/?p=671

.

http://www.terra.com.br/revistadinheirorural/edicoes/44/artigo92975-1.htm

1 Comment on Ressuscitadores de hoax

  1. Ao fazer a mesma tentativa de buscar a VERDADE e não simplesmente ENVIAR sem RESPONSABILIDADE nenhuma e-mails pela web, tive a alegria de encontrar o teu texto falando a respeito do ridículo Power Point (mentiroso) com o título “Novo milionário brasileiro”, que ontem mesmo um amigo me mostrava em seu computador, convicto que era a PURA VERDADE. Na mesma hora pude ver no Google em sites confiáveis que se travata de MENTIRA, inclusive a foto da mansão da fazenda é na verdade da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) conforme pode ser visualizado no site oficial da escola (www.esalq.usp.br) . Então lendo seu texto não podia deixar de dividir a mesma indignação contigo, sobre a irresponsabilidade dessas pessoas que enviam um monte de lixo eletrônico, sem ao menos ver antes se realmente se trata de alguma coisa séria. Sem contar que alguém que não tem nada para fazer, exatamente, um vagabundo de plantão, que teve tempo de sobra para buscar uma foto de uma fazenda na internet, montar um Power Point desses para caluniar alguém, seja desse ou outro partido, isto não vem ao caso. O que me parece mesmo é que muitos da classe mais abastada de nosso país estão apavorados, pois serão governados novamente por pessoas que fizeram e deverão repetir o melhor governo de todos os tempos em nosso país, visto a aprovação de mais de 80% dos brasileiros ao Governo Lula. Mas independentemente de tudo isto, o que eu acho mais estranho de tudo e que quando você responde um e-mail mentiroso como este que abordamos, as pessoas se ofendem. Parecem que eles podem enviar o que bem entendem, mas não admitem outras opiniões ou OUVIR A VERDADE, NUA e CRUA. Abraços MAURÍCIO RONALDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *