A lógica de Veja

A revista Veja extrapolou os limites do ridículo. A matéria “O grande imitador” começa assim:

“Como se sabe, a forma mais sincera de elogio é a imitação. Uma pesquisa fotográfica mostra que, por esse prisma, Lula é um elogio itinerante ao ditador Fidel Castro, sucessor do ditador Fulgencio Batista em Cuba”

Então segue uma galeria de fotos de Lula e Fidel em poses absolutamente comuns, para dizer que um é imitação do outro. Nassif fez um post sobre o ridículo da comparação, clique aqui para ler.

Leia trechos da coisa da Veja:

“O diretor de Laura, Anatomia de um Crime e O Cardeal prezava igualmente outra maneira de classificar os atores talentosos: há os que lapidam suas qualidades inatas por meio da imitação de outros melhores do que eles e os que escorregam pela vida e pela carreira impulsionados apenas pelos dons trazidos do berço. Lula e Fidel figuram também na primeira categoria de atores da tabela Preminger.

A imitação dos mestres é um método conhecido e aprovado para abrir um atalho na caminhada evolutiva em qualquer carreira. Cícero e Quintiliano, mestres romanos da oratória clássica, discordavam sobre muitos aspectos da retórica, mas estavam de acordo no aconselhamento a seus discípulos sobre a importância de começar pela imitação, deixando para desenvolver estilo próprio mais tarde, depois de firmada sua reputação. Deveria copiar-se principalmente o actio, ou seja, a entonação, o gestual, as expressões faciais, a linguagem corporal. Eles, muito mais do que as palavras, são, na visão dos mestres, os verdadeiros elementos da persuasão.


“Estas páginas foram ilustradas com gestos de Lula claramente copiados de Fidel Castro. “

É uma matéria maldosa e grotesca, que demonstra claramente o desprezo que Veja tem pela inteligência de seus leitores.   Sugere que simplesmente por colocar lado a lado fotos em situações semelhantes, Lula é  espelho de Fidel (“Clique aqui para ver as fotos” ). Pelo visto a Veja não tem o menor amor por sua credibilidade, já que a joga no lixo por tão pouco.Espero que no Brasil não existam pessoas tão burras e tão manipuláveis capazes de não se indignar ao ter sua inteligência subestimada por esta matéria, independente de sua posição política ou de seus preconceitos.

Então, seguindo a lógica de Veja, também fiz umas montagens de fotos lado-a-lado e aí vão fotos que comprovam que:

José Serra, o grande imitador, é um elogio itinerante a:


O ditador Fidel Castro

serraditador1

serraditador2

serraditador3


serraditador4

Hugo Chávez

serrachavez1


serrachavez2


Adolf Hitler (com sono)

serranazi

Juan e Evita Perón:


Serraperon


Stalin e  Collor:

serrastalincollor



O Homem Pálido, do Labirinto do Fauno:

serrahomempalido

*UPDATE* Serra, o grande imitador, não se cansa.

Segundo a lógica de Veja, sua personalidade seria uma colagem de todas essas figuras a quem ele constantemente presta infinitas homenagens. Como declarou Veja, “há os que lapidam suas qualidades inatas por meio da imitação de outros melhores do que eles “. A lista de “melhores do que ele” não para de crescer.

Serra também é um um elogio itinerante a:


Kim Jong il (com muito sono)

kim.serra


Saddam Hussein

serrahussein


Yasser Arafat

serraarafat


Fernando Henrique Cardoso (vulgo FHC)

serrafhc


FHC e Darth Vader

darthserrafhc


Diabo e Dalai Lama (segundo a lógica de Veja, esses dois são praticamente a mesma pessoa)

serradiabolama


Mickey

serramickey


Pateta

serrapateta2


serrapateta


É realmente esse o julgamento que a Veja faz da inteligência dos seus leitores?


PS: Depois, quando falamos de imprensa manipuladora e baixa, que não se importa verdadeiramente com notícia e informação, tem gente que critica.  Não é toda a imprensa que é maldosa, ruim, tendenciosa e manipuladora, mas alguns expoentes, sendo Veja o mais execrável deles. Veja e Serra se merecem.

PS2: Além do Nassif, o Brizola Neto também escreveu a respeito. Clique aqui para ler.

PS3: Cá entre nós: já pensou se fosse a Dilma que tivesse uma foto dessas, de arma em punho?

PS4: O Capitão Óbvio (clique aqui para conhecer o blog dele) montou um vídeo com as imagens deste post. Valeu! Segue o vídeo:

PS5: Amei este post (clique para ler), de um eleitor de FHC e Serra que também se sentiu ofendido com a reportagem ridícula da Veja.

.

.

103 comentários sobre “A lógica de Veja

  1. natascha disse:

    Pois é, eu sou uma infeliz assinante desta revista, faz tempo, e meu marido me diz sempre em época de renovação, vamos cancelar e eu negando, neste ano usei o argumento, não , tem eleição e tenho que estar por dentro de política, mas foi sórdido, descarado e vil o apoio dado ao opositor, só agora enxerguei? Não, só agora me incomodei, pois antes, apesar de ter votado no Lula nas duas eleições, não lia a parte política, não me interessava esses denuncismos baratos mas este ano…
    Enfim, não renovarei, agradeço a Veja por ter me levado a me informar na Net e também agredeço a serra por ter me feito mudar para a Rede Record de televisão, que até o momento, mostrou-se imaprcial na sua abordagem política.
    Escrevi a Veja agora, como já havia escrito a duas semanas, reclamando da parcialidade sem aviso aos leitores, pois o direito de escolher candidato ela tem, mas avisar aos leitores também, para não se transvestir de guardiã da moral e dos bons costumes e só mostrar erros de um partido.
    Neste e-mail de hoje, reclamando exatamente desta matéria ridícula, enviei as suas fotos, com o devido crédito ao maravilhoso blog.
    Parabéns pela pesquisa e coerencia do texto!

    • K. Frauss disse:

      Natacha, parabens pela maneira clara de dizer o que eu queria mas me perdia com um pouco de rancor… As materias tendenciosas e o mal jornalismo da “TV” e “Revistas”, me acordaram para uma uma decisao, bem parecido com o que vc disse.
      Apoiado!

  2. Júlia disse:

    Embora eu não tenha nenhuma simpatia pelo Lula como presidente, já vem de longa data que a revista VEJA extrapola o limite do bom senso, com matérias sensacionalistas cheias de meias verdades. A revista está sem dúvida ridicularizando a si mesma quando uma reportagem como essa é aprovada pra ilustrar as suas páginas. Falta de ética e de vergonha.

  3. Jamil disse:

    “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”
    Muito bom e criativo.
    A revista Óia (Portavoz da Tucanalha) já não nos surpreende com a pauta Serrista. Há muito, deixou de ser uma grande revista para se tornar o DOT Diário Oficial Tucano.

  4. Sérgio Marcus Pinto Lopes disse:

    Vanessa: você foi soberba! Ou, como diz o povo numa linguagem meio chã, “matou a cobra e mostrou o pau”! Redistribui o seu endereço a dezenas de amigos! Parabéns!

  5. BIG_FAT_Henrique disse:

    Palhaçada, viu?! kkkkkkkk

    Pobres almas que acreditam em uma bobagem dessas.
    A imprensa acha que as pessoas[leitores] são absolutamente
    ignorantes de acreditarmos que Serra têm alguma influência
    dessas pessoas por expressões corporais, simplesmente normais
    em um palestrante ou quaisquer, assim… Ridiculo é pouco pra isso!

  6. Alex disse:

    Nestas horas eu queria que voltasse a ditadura so para dar um freio na imprensa, depois dizem que nao é manipuladora, a turma so vive falando mal da ditadura, mas naquela epoca a imprensa tinha freios, nao era uma zona como hoje

    • Nathalia disse:

      Me desculpa, mas penso que seja qual for a bobagem que esses jornalistas falem a censura jamais será a resposta. Se falta ética da imprensa atual, falta também instrução e capacidade de discernimento de seus leitores. Não podemos querer acabar com estes problemas simplesmente com ameaças de prisão e fechamentos destes meios de comunicação. A violência não pode ter mais espaço nos dias atuais e a censura é um meio de violência sim.
      Por isso nada melhor do que combater estas declarações manipuladas com inteligência como é feito neste post.
      A liberdade de expressão está ai para podermos nos colocar também e assim lutarmos pelo o que acreditamos.

    • TT disse:

      Acho que voce deveria pensar mais no que fala e jamais dizer que tem vontade da volta da ditadura.
      Apenas quem viveu de fato aqueles anos, sabem o quãoo duro foram…Do mesmo modo que existem veiculos de imprensa que pregam contra Lula e sua turma, tambem existe a imprensa a favor, que pior ainda, manipula tambem e seu bel prazer. E com dados tão ou mais incongruentes quanto. As pessoas tem que parar com essa ideia de divisao entre ricos e pobres, e pensar no bem comum de todos. Isso é um grande mal do brasileiro… E assim nunca conseguirá ser potencia, porque acaba sendo interessante se fazer de coitadinho.

    • Alex, ditadura não é solução. O “controle de imprensa” que eles faziam naquela época era na base da censura, e isso não combina com democracia. A saída, mesmo, é uma regulamentação que impeça os órgãos de imprensa de atuar como “o quarto poder”. Uma lei que impeça, por exemplo, de se anunciar uma reportagem baseada em um grampo sem apresentar o áudio do mesmo (como Veja cansou de fazer), ou que impeça a imprensa de destruir a vida de alguém com calúnias, mentindo descaradamente, distorcendo fatos, pagando testemunhas. Tudo isso acontece na mídia hoje em dia e fica impune. Quando acontece o desmentido, às vezes nem é noticiado.

      Controle de mídia é necessário e urgente, para que tenhamos uma imprensa que realmente informe, e não manipule o povo contra o próprio povo. Controle de mídia é importante e necessário, mas jamais pela via da censura e do cala-boca. A intenção é fazer com que a imprensa tenha mais responsabilidade na hora de noticiar, e não acabar com a imprensa. Quanto ao colega que disse que existe imprensa pró-Lula que manipula…me desculpe, a direita bem que gostaria, mas isso não é verdade.

  7. Dalton disse:

    Parabéns pelo post. Muito bem montado e humorado. hehe

    Mas é por isso que ainda às vezes leio Veja….
    Não comprada, mas emprestada ou catada de algum lugar…

    Porque sou contra criticar sem saber o que critica, como a grande maioria.
    Eu tinha uma coleção de recortes dessa revista, vc ia gostar. Só mostrando o lado “Darth Vader” de Veja… mas perdeu-se em um incidente… =(

    Não, não foi atentado mandado por eles… heauheehua

    Abraços!

  8. suzete disse:

    Essa matéria vem confirmar o que pensamos da veja. Uma publicação que desrespeita completamente a inteligência do eleitor.

  9. Júlia Matos disse:

    Parabéns!!!
    Matéria excelente!!Deve ter lhe dado um trabalho enorme!
    Não ao PIG! Não a Veja!

  10. Adriano disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Otimo, maravilhoso, ahasante. A comparação Serra Homem Palido é a melhor!

  11. Fabio Lopez disse:

    paradoxo VEJA: um excelente desinfetante e uma revista suja.

    belo post, parabéns! a Veja é um insulto… eu vejo na casa das pessoas e sinto vergonha alheia. penso em ajudar: já atirei no lixo escondido várias vezes – é para o seu bem, acredite. :)

  12. Eduardo B Melo disse:

    Fantástico Vanessa, realmente fantástico!! Este deve ter sido um dos melhores tópicos que li em qualquer blog em todo o período eleitoral. Esta matéria da Veja realmente me deixou enojado. E, pelo que vi no site deles hoje, eles irão continuar na mesma linha. Mas agora que o PSDB e o DEMo estão começando a mostrar o que realmente são, culminando com a pífia presença que eles terão no congresso e no senado, acho que nestes 4 anos esta será a melhor saída para eles continuarem suas armações: usar a P.I.G. a seu favor!! Novamente parabéns, e continue assim.

  13. O que aconteceu com a Veja, hein?
    Esse veículo se perdeu completamente na curva. Assinei a revista por 20 anos, parei qdo se tornou tendenciosa, capciosa e sem noção do que escreve.
    Pelo amor de DEus, aonde vamos parar.
    Boa Sorte ao nosso Pais, Boa Sorte a nossa Presidenta Dilma.

    • Dalton disse:

      Desde os anos 80 ela é extremamente tendenciosa… sou de 1977 e desde minha pré-adolescência, quando comecei a me interessar por assuntos cotidianos, eu já notava uma forte tentativa de impor a “verdade”… só ainda não tinha muita capacidade de saber se o que ela defendia era o certo ou errado, mas que impunha algo, impunha…

  14. Ana Carolina Castro disse:

    Matou a pau!! Se pra Veja isso faz sentido pra um, por que nao faria pra outro?? O autor dessa reportagem da Veja deveria redimir-se à sua ignorância e imbecilidade e fazer um favor : mudar de profissao. A Veja, com seus cerca 45% de propaganda por edicao (fiz um estudo que incluiu ela e outras revistas para o meu TCC, e ela é a que mais tem espaco para publicidade, e nas parcas páginas de conteúdo jornalístico, ainda vem com isso???) também podia fazer o favor de sumir, ou virar revista de anúncios mesmo. Daquelas tipo anúncio de supermercado. Jornalismo sério, ali? Nunca vi.

  15. Roberto Fernandes disse:

    Excelente tópico Vanessa, deve ter dado um trabalho imenso compilar as fotos do Serra e comparar com Fidel.

    Tive a mesma percepção que você ao ler a revista Veja dessa semana.

    Me sinto envergonhado e desrespeitado, pelas opiniões parciais da revista e tive uma reunião com o pessoal aqui de casa.

    Iremos cancelar a assinatura da revista, depois de 15 anos.

    Tirando os jornais locais impressos, que ainda são úteis para sabermos dos acontecimentos de nossa cidade.

    A mídia impressa no Brasil morreu, eu rezo todos os dias para que a internet cubra 100% do território nacional e o pensamento crítico do brasileiro comece aflorar.

    Sou formado em ciência da computação, tecnologia em redes de computadores e posso afirmar.

    A internet é livre e sempre será. (vide VPN, TOR, Darknet, ISPs do leste europeu, etc)

    Um forte abraço

  16. Nossa, manda a sua matéria pra Veja !!!! Huahuahuahua é capaz de acusarem de plágio!!! huahuahuahuahua
    Ai ai… calma… nunca ri tanto na minha vida… a Veja nem pra enrolar peixe dá mais…. capaz de contaminar os bichinhos!

  17. Pingback: Twitted by Lothyen
  18. Paulo disse:

    Apesar de ter votado no Serra, é realmente ridícula essa postura da Veja. Parabéns pela postagem. Sensacional!

  19. Marco Vitis disse:

    Brilhante a sua desmontagem, Vanessa.
    A Veja, Globo, Estadão e Folha são veículos de propaganda que corrompem o Estado Democrático de Direito. Isso não é imprensa.
    O Brasil precisa de uma legislação que garanta ao cidadão o Direito à Informação isenta, imparcial, livre.

  20. Fabio Souza disse:

    Não sou partidário de Dilma, mas a postura adotada por todos os partidos e essas palhaçadas que a Veja vem produzindo realmente são condenáveis, de uma baixeza e falta de senso sem limites. O pior, é que não vêem que, ao forçar a barra desta forma, estão municiando seus detratores e dando cada vez mais justificativas e elementos para a criação e implementação de orgãos controladores e supervisores da mídia, como Franklin Martins vem lutando para fazer a tempos. É uma disputa eleitoral nojenta, sórdida com candidatos que realmente deveriam ser qualquer coisa menos presidentes. Estamos bem arranjados.

  21. Jeniffer disse:

    Sensacional! A veja realmente extrapola o limite do aceitável, fazer oposição é uma coisa, apesar de que como uma revista de notícias deveria manter a imparcialidade, mas essa matéria sobre o Lula imitar Fidel castro beirou o patético. Lamentável que ainda existam pessoas que acreditam no que é publicado nessa revista.

  22. Emerson disse:

    Parabéns pela coluna.

    A Veja está a um passo de virar tablóide de terceira categoria. Já virou, na realidade. Só não se deu conta disso.

  23. Sidney disse:

    sensacional.
    parabens.
    Passei a ver (e ler) a veja de outra maneira a partir de hoje e dessas 2 materias..

  24. José A. Goes Garção disse:

    A sua matéria superou a da VEJA!
    Por isso, eu leio blogs sujos…e com orgulho!Parabéns!!!!!!!!!!!!

  25. Maria Luiza Gonçalves Longhi disse:

    Maravilhosa a crítica. O presidente Lula se portou como um republicano em todo o seu mandato, respeitando a liberdade de Imprensa. A gora isso não significa que deve-se enquadrar na forma da lei as calúnias e difamações. Processar essa porcaria. Ela(Editora Abril que gaste seu dinheiro para se defender nos tribunais. Falou, prova! Bom Dilma a todos.

  26. ataíde disse:

    parabéns pelo trabalho de procurar fotos e utilizar a tecnologia do pensamento da veja aplicado ao candidatoda oposição.

  27. PAULO CHACON disse:

    A imprensa brasileira, com as poucas exceções de sempre, é canalha , golpista, reacionária e fascista.

  28. Miguel Freitas disse:

    SENSACIONAL!

    Vanessa, encontrar imagens pra fazer uma montagem dessas seria questão de tempo, mas você foi rápida no gatilho e brilhante na escolha das imagens.

    Concordo com os outros comentários: ficou melhor que o original!

  29. brasilcidadao disse:

    faltou comparar com FHC, com a Erenice e sua familia e a var-palmares, o cacciola e o battisti, ah, o ahmadinejad também, sem esquecer do itamar e do rubens ricupero

  30. Vandenberg disse:

    Não vou fazer nenhum comentário a respeito da Veja, simplesmente por essa revista não merecer nenhum tipo de consideração, por razões óbvias, mas não concordo com a comparação do Chirico I com Fidel ou Chávez, por achar algo nessa ordem um elogio, porém, confesso que dei ótimas risadas com essa maravilhosa iniciativa da Vanessa.
    Embora vermes e café da manhã não seja uma combinação perfeita, principalmente numa linda manhã de domingo, no qual nos preparamos para dar nossa contribuição à continuação de um governo para todos, abro uma exceção para duas figuras que com certeza se alinhariam muito mais ao perfil do execrável candidato do Tea Party:
    Anastasio Somoza: http://0.tqn.com/d/latinamericanhistory/1/G/b/-/-/-/El_General_Somoza_Garcia.jpg
    Augusto Pinochet: http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01448/augusto_pinochet_1448177c.jpg
    Neste último possivelmente o Zé Pedágio tenha se espelhado em seu auto-exílio chileno.
    Bom domingo a todas(os)!

  31. Durval Valença Filho disse:

    Parabéns Vanessa. A VEJA fechou com chave de ouro esta “campanha”. Simplesmente ridículo, para não falar outras coisas. O PIG vai sair desmoralizado com a eleição de Dilma, principalmete Globo/Veja.

  32. A revista Veja além de mostrar ‘claramente o desprezo que tem pela inteligência de seus leitores’ mostra também ter memória seletiva. Afinal, gostaria de saber pela tabela Preminger como se classifica a interpretação de José Serra no bem recente caso da bolinha de papel – já que foi pura encenação, não seria difícil julgá-la e enquadrá-lo como ator. Tirou ele inspiração de Rojas, usando a imitação, ou foi mesmo involução do uso de factóide na carreira (provavelmente o fim da mesma) de um político?

    Por isso para mim o slogan dessa revista deveria ser Veja – A Revista Que Não Se Enxerga.

  33. antonio disse:

    Vanessa,
    Você é simplesmente linda!!!
    Parabéns pela perspicácia em retrucar na mesma moeda.
    Toma “Óia” ! ! ! Tá querendo mais é mangar com a gente? Pois é, dentre o povo brasileiro há pessoas como a Vanessa, de fibra e competência para mostrar como se constrói uma D E M O C R A C I A !!! E Viva à Internet!!
    Abçs., Antonio Carlos

  34. Mardil Santos disse:

    Vanessa, parabéns. Eu sou totalmente um desastre em matéria de blog. Não sei como deve fazer, mas você deveria enviar sua excelente montagem também à veja. Olha, uma outra coisa, circula aqui em Fortaleza, uma foto de um bebê chorão clamando por ‘serra não mamãe”, simplesmente genial e gostaria de divulgá-la nacionalmente. Como enviar para vc?

  35. João disse:

    Parabéns Vanessa. Vi sua mensagem no Nassif, e vim ver seu blog pela primeira vez.
    Como me orgulho de ver valentes e valorosas mulheres brasileiras como Você e Dilma;
    Abraços
    João

  36. Orlando disse:

    Parabéns Vanessa, é a primeira vez que acesso seu site, gostei muito.
    Viva os blogs “sujos”!!!!!!

  37. Vergonhosa, a materia, se tal sentimento existisse em Veja. Interessante é que mostram quantos compartilhamentos houve na matéria, mas não os comentários. Será que todos os mediados do site estão em campanha para Serra?

  38. Esses leitores de Veja são uns mentecaptos retardados sem a mínima chance de recuperação. Basta ver o resultado dessa pesquisa aqui,

    http://goo.gl/xPMq

    75% daqueles alienados viram em D. Chirico I – o combatente indômito do trololó petista, o grande vencedor. Nothing more than wishful thinking dos atoleimados .

  39. Fernando Prado disse:

    Que bom que você fez esta matéria!
    Eu quase vomitei ao lar a da Veja (desculpe o termo escatológico), mas vibrei de satisfação ao ver o Serra nestas poses.
    Realmente o leitor da Veja que paga para ter em casa um lixo destes, merece cada letra da matéria.

  40. Cassio disse:

    A suas imagens ficaram infinitamente melhor que da veja… os cevitas estão chegando a beira para não dizer que já estão há tempo no ridículo.

    Lula – o maior estadista do Brasil.
    Dilma – Verás que um filho não foge a luta

  41. Jorge disse:

    Essa revista nem para limpar puleiro de galinha ela serve, pois tenho certeza “o que sai das entranhas das galinaceas é mais limpo do que essa revista que só serve para uma pessoa muito idíota!

  42. pedro disse:

    O pior é que há muita gente sim que adora a Veja. Esta semana mesmo não consegui convencer uma pessoa, funcionária pública com curso superior, metida a intelectual, que veja é uma porcaria , que não se encontra jornalismo em suas páginas. Logo, não sejamos inocentes, a revista veja convence muita gente.

  43. Ronaldo disse:

    Acontece que para desmoralizar essa “revista” como alguns estão apregoando, é necessário primeiramente, que esse planfletin de quinta se transforme em uma revista. Pois há muito tempo a “óia” deixou de ser revista.

  44. Luiz Eduardo Brandão disse:

    Formidável, Vanessa! Vi o post no blog do Nassif, e vim correndo aqui te dar parabéns pelo trabalho. Agora vou ler seu ensaio sobre os gatos (também sou gateiro ativo e militante).

  45. Lásaro Sandro Vilella disse:

    É isso aí Vanessa contra o LIXO da Veja vamos responder na Rede e divulgar pq eles não tem limites e caso Dilma vença continuarão tentando implodir o Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *