O Autor Desconhecido não existe

zozimo1

Já são quatro anos lutando para desvendar autorias no blog Autor Desconhecido, e recentemente iniciamos a migração para o site autordesconhecido.com.br . Descobri, nesses anos de caminhada, que essa luta será eterna, pois além da luta pelos direitos autorais e pelo reconhecimento do trabalho do escritor, travamos uma luta contra a ignorância, ou melhor, contra os amantes da ignorância, que se abraçam à ignorância, agarram-se a ela com todas as suas forças, clamando pelo direito de repassar textos desprovidos de autoria (ou com autoria errada, ou mesmo textos-frankstein, distorcidos e alterados).

Não posso impedir ninguém de repassar textos de Autoria Desconhecida, ou mesmo os de autoria trocada, minha intenção nunca foi proibir esse tipo de prática, até porque seria impossível. Minha intenção é conscientizar, trazer à consciência das pessoas essas noções de ética que passam despercebidas. Todo texto tem autor. Texto é fruto do trabalho de alguém e ninguém tem o direito de apropriar-se desse trabalho, por mais bonito que ele pareça ser.

Nenhum escritor sente-se lisonjeado ao ver seu texto distorcido e circulando por aí como sendo de Jabor, Verissimo ou mesmo do famigerado Autor Desconhecido. Ainda que a mensagem pareça bonita, não repasse sem antes certificar-se de quem a escreveu, de qual fonte saiu aquela informação. Se não conseguir encontrar o autor, faça um esforço, esqueça-se do texto, não o repasse, nem publique em seu blog, em algum momento o autor será revelado, aguarde. O trabalho do Autor Desconhecido (o blog, não o fantasma) foi tema de diversas reportagens de mídia escrita e  serviu como fonte para o livro “Caiu na Rede”, da jornalista Cora Rónai. Por algum tempo não pude trabalhar desvendando autorias e o blog ficou parado, tenho centenas de textos aguardando na fila de espera, mas outras pessoas abraçaram a causa e deram continuidade ao trabalho, passando a ver os textos de autoria supostamente desconhecida com outros olhos. Recebo vários e-mails e comentários de pessoas agradecendo pelo site, elogiando a iniciativa e sentindo-se felizes ao descobrir que “Aprender” não é de Shakespeare :-) Salvamos a biografia do nosso amigo William. E isso já vale todo o esforço.

.

10 comentários sobre “O Autor Desconhecido não existe

  1. Pitt FRC disse:

    ola
    tenho um texto que encontrei e preciso muito saber o autor ,coloco aqui ,ou te mando por emial?
    aguardo contato

  2. Lissa Daher disse:

    Parabéns pelo trabalho. Graças a suas pesquisas, salvei a publicação de um poema com crédito errado. Não conseguia reconhecer a voz de Pessoa na de Duboc.Internet tem destas coisas. Pior é quando me dizem que Saramago escreveu “esses pimpolhos adoráveis”…

  3. Vania disse:

    Sempre me deparo com frases e citações boas atribuídas a autores conhecidos, mas que, pelo estilo, vejo que não é verdade. Exmplo: Já li muito texto atribuído a Clarice Lispector ou Shakespeare, mas, como já li livros deles (e de outros autores), percebo a farsa! Vejo até texto com o nome da Clarice Lispector escrito errado(LiNspector)! Affff…
    Sendo assim, para não continuar com o erro, não cito o autor e pronto. Fica melhor assim…

    • Vania, se for assim, você não tem certeza da autoria e não consegue descobrir, não divulgue o texto. É melhor do que não citar o autor. Ao não citar o autor, você contribui para que os erros se perpetuem. Melhor ignorar os textos, frases e citações.

  4. Que interessante! Não sabia da existência do site! Vou dar uma espiada. Já recebi váááários textos atribuídos a Verissimo, Jabor, Drummond e até Shakespeare!
    Vc sabe do caso do Edson Marques, né? (Que teve seu texto atribuído a Clarisse Lispector numa propaganda e entrou na justiça! – http://desafiat.blogspot.com/).

  5. Olá! Achei seu blog e achei interessantíssimo. Tb gosto de buscar a verdadeira autoria dos textos antes de posta-los no meu blog, mas nem sempre tenho tempo disponível então acabam ficando como “Autoria Desconhecida” ou com o “Atribuído à” … Se vc tiver um tempinho, dá uma passada por lá e me ajuda se souber oq pertence a quem, pode ser? E qdo eu puder ajudar, deixo aqui nos comentários, ok?!

    Bjão e parabéns pela iniciativa!

  6. Maria Ercilia disse:

    É uma pena que o Blog do Autor desconhecido esteja desativado. Você sabe de sites e/ou blogs nos quais seja possível encontrar os reais autores de alguns textos, isto é, informações sobre isso?
    Maria Ercilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *